Maior radiotelescópio do mundo está pronto para procurar vida extraterrestre

(dr) China Xinhua News

O Radiotelescópio FAST (Five Hundred Metre Aperture Spherical Telescope) é o maior do mundo com 500 metros de diâmetro.

A China completou a construção do maior radiotelescópio do mundo, numa zona rural da província de Guizhou, com a colocação do último de 4.450 painéis que compõem o instrumento que vai procurar vida extraterrestre.

O radiotelescópio, que permite observar as ondas de rádio espaciais, só vai ficar operacional em Setembro, mas já está a fazer história como o maior do mundo.

Baptizado como FAST (Five hundred meter Aperture Spherical Telescope), o equipamento tem 500 metros de diâmetro, ultrapassando assim, o tamanho do Observatório Arecibo, em Porto Rico, que tem cerca de 300 metros de diâmetro.

O reflector do telescópio tem 4.450 painéis e abrange a área de cerca de 30 campos de futebol num projecto megalómano que custou cerca de 165 milhões de euros e que demorou cinco anos a completar-se.

O FAST vai permitir detectar ondas gravitacionais, mas também possibilitar o levantamento de hidrogénio neutro em galáxias distantes, detectar pulsares fracos e até a presença de aminoácidos noutros planetas, o que seria um indicador de vida extraterrestre.

“O potencial do FAST para descobrir uma civilização extraterrestre será de cinco a 10 vezes mais do que o equipamento actual, já que pode ver planetas mais distantes e mais escuros”, salienta o director do Laboratório de Tecnologia de Astronomia Rádio do Observatório Nacional de Astronomia da China, Peng Bo, em declarações divulgadas pela agência de notícias chinesa Xinhua.

O radiotelescópio vai ainda ser alvo de ajustamentos nos próximos dois a três anos, usado apenas por cientistas chineses, essencialmente para afinar a tecnologia.

Só depois disso ficará disponível para investigadores de todo o mundo.

Em termos humanitários, contudo, o projecto de grande relevância científica está envolto em polémica, já que levou à deslocalização de mais de nove mil pessoas que viviam na área onde está situado o radiotelescópio.

Para assegurar a sua plena eficácia, é preciso garantir total silêncio nas ondas de rádio num raio de cinco quilómetros.

“Como o maior telescópio de abertura única do mundo, localizado num local extremamente silencioso [em frequências de rádio], o seu impacto científico na astronomia será extraordinário e vai certamente, revolucionar outras áreas das ciências naturais”, sublinha o cientista que liderou o projecto, Nan Rendong, citado pela Xinhua.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Turista danifica escultura do século XIX enquanto posa para fotografia (e é apanhado pelas câmaras de vigilância)

A polícia italiana identificou um austríaco de 50 anos que danificou uma estátua do século XIX num museu em Itália, enquanto posava para uma fotografia. O incidente ocorreu no passado dia 31 de junho, segundo …

Covid-19: Brasil supera as 100.000 mortes

O Brasil ultrapassou hoje a barreira das 100.000 mortes associadas à covid-19, quase cinco meses depois da confirmação do primeiro óbito no país, indicam dados oficiais divulgados pelas secretarias regionais de Saúde. Segundo os mais recentes …

As vacas leiteiras têm relações complexas (que se alteram quando mudam de grupo)

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Chile e dos Estados Unidos concluiu que as vacas leiteiras vivem em redes sociais complexas que se alteram quando estes animais são movidos para outros grupos.  Para …

Virgin Galactic quer desenvolver avião comercial supersónico (que promete superar a velocidade do som)

A Virgin Galactic vai aliar-se à Rolls-Royce para criar um avião comercial supersónico, ainda mais rápido do que o mítico Concorde. A empresa de turismo espacial Virgin Galactic anunciou uma parceria com a Rolls-Royce para desenvolver …

PayPal resiste à pandemia. Volume de pagamentos cresce 30% no segundo trimestre

O volume de pagamentos através do PayPal cresceu 30% no segundo trimestre. A empresa parece resistir à pandemia de covid-19, que abalou o setor das viagens, cujos pagamentos estão muitas vezes associados a meios eletrónicos. …

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de beberem desinfetante para as mãos

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de ingerirem desinfetante para as mãos à base de álcool, revelou um relatório do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do país esta quarta-feira publicado. De …

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …