Maior partido de oposição da África do Sul elege líder branco

GovernmentZA / Flickr

O novo líder do partido sul-africano Aliança Democrática, John Steenhuisen, com a esposa

O maior partido de oposição da África do Sul, a Aliança Democrática, elegeu um líder branco. Essa ação, alertaram alguns analistas, pode custar o apoio dos eleitores negros.

O partido, que atraiu pouco mais de 20% dos votos e conquistou 89 assentos parlamentares na votação nacional do ano passado, elegeu no domingo John Steenhuisen para liderar o partido, avançou a agência Associated Press.

O primeiro líder negro do partido, Mmusi Maimane, renunciou em 2019, alegando que foi prejudicado por aqueles que queriam marginalizar os líderes negros e preservar o partido para a minoria branca da África do Sul.

As relações raciais continuam a assombrar a Aliança Democrática, fundada em 1994 por partidos políticos liberais predominantemente brancos após a queda do ‘apartheid’.

Embora tenha atraído eleitores negros nos últimos anos, o Aliança Democrática tem lutado para se livrar da imagem de partido liderado por brancos e mais interessado em questões que afetam essa minoria, que representa 10% dos 60 milhões de habitantes do país.

Nas eleições de 2019, o partido perdeu alguns dos seus eleitores brancos para o partido de direita Freedom Front Plus. Desde então, tem evitado posições fortes em questões como redistribuição de terras e compensação económica para a maioria negra.

A eleição de Steenhuizen como líder da Aliança Democrática foi uma reafirmação de que o partido seguirá a política das minorias, ao invés de desafiar o Congresso Nacional Africano – partido atualmente no Governo – a nível nacional, disse o analista Ralph Mathekga, da Universidade de Western Cape.

“Ao invés de fazer campanha contra o crime e assassinato num âmbito nacional, farão campanha contra as matanças em fazendas, que consideram importantes porque afetam os fazendeiros brancos”, referiu.

Mathekga acredita que o Aliança Democrática perderá muitos eleitores negros, pois parece estar mais interessado em manter o seu tradicional apoio branco em vez de atrair novos eleitores negros. “Essa certamente não é uma estratégia de crescimento, mas uma consolidação da sua posição como partido da minoria branca”, concluiu.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Africa nao tem futuro…. aquele povo nao quer mudar… muito dinheiro, muitos recursos perdidos, muita pobresa…pouca cabeca….sao poucos os que se aproveitam…

RESPONDER

Estabelecimentos de Santos vão encerrar mais cedo. Psicólogos alertam que fim de restrições pode levar a excessos

Redução do horário é a solução encontrada pelos empresários para dar resposta à recente onda de criminalidade que se tem registado na zona de Santos. Especialistas em psicologia apontam o levantar das medidas de restrição, …

885 novos casos e cinco mortes. Internamentos continuam em queda

Portugal registou 885 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …

Número de professores de informática é insuficiente para responder à procura

Aquela que poderia ser uma notícia positiva tem, na realidade, um contexto negativo, já que evidencia uma falha estrutural do sistema de ensino português. De acordo com as informações veiculadas pela Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), …

De olhos postos em Almada e com a aposta em Joana Mortágua, o Bloco volta a prometer passes a 20 euros

Em campanha em Almada com Joana Mortágua, a habitação e os passes sociais foram os temas em cima da mesa do Bloco de Esquerda. Depois de andar em campanha no Norte, o Bloco de Esquerda foi …

Brasil, EUA e Canadá. TAP prevê aumento de voos entre outubro e março

A TAP já está de olhos postos em novos voos para recuperar a sua operação no segundo semestre do ano e no inverno IATA – entre outubro e março. A empresa “espera progressos em termos de …

Vulcão, La Palma

Uma tragédia anunciada em Janeiro. Cinzas do vulcão de La Palma a caminho de Portugal

A lava do vulcão Cumbre Vieja continua a cobrir La Palma, nas Canárias, e já destruiu mais de 300 casas. Enquanto as cinzas vulcânicas se estão a deslocar para a Península Ibérica, surge a notícia …

Líder parlamentar do BE diz que Costa "transformou eleições numa caricatura"

O líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, afirmou na quarta-feira que António Costa transformou as eleições autárquicas de 26 de setembro numa “caricatura”, considerando que o primeiro-ministro “vai a todo o lado prometer tudo”. O …

Estalou o verniz entre a UEFA e a FIFA. Órgão Europeu critica Mundial a cada dois anos e admite boicote

A UEFA aponta vários riscos associados ao aumento da frequência do Mundial, como a perda de importância dos torneios femininos e juvenis, o impacto no calendário das outras competições e os efeitos na saúde dos …

Centro de Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud

Novo Centro de Cancro do Pâncreas em Lisboa é único no mundo (e tem a bênção dos Reis de Espanha)

Inaugura, na próxima segunda-feira, o novo Centro de Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud que resulta de uma parceria entre a Fundação Champalimaud e o casal espanhol Maurizio e Charlotte Botton. Os Reis de Espanha vão marcar …

Fiat, Jeep e Alfa Romeu julgadas em Lisboa por suspeita de falsearem emissões

Três fabricantes de carros são acusadas de instalar mecanismo que esconde a emissão de gases acima do limite legal. O Tribunal Central Cível de Lisboa aceitou julgar uma ação popular intentada por uma associação europeia de …