Maior partido de oposição da África do Sul elege líder branco

4

GovernmentZA / Flickr

O novo líder do partido sul-africano Aliança Democrática, John Steenhuisen, com a esposa

O maior partido de oposição da África do Sul, a Aliança Democrática, elegeu um líder branco. Essa ação, alertaram alguns analistas, pode custar o apoio dos eleitores negros.

O partido, que atraiu pouco mais de 20% dos votos e conquistou 89 assentos parlamentares na votação nacional do ano passado, elegeu no domingo John Steenhuisen para liderar o partido, avançou a agência Associated Press.

O primeiro líder negro do partido, Mmusi Maimane, renunciou em 2019, alegando que foi prejudicado por aqueles que queriam marginalizar os líderes negros e preservar o partido para a minoria branca da África do Sul.

As relações raciais continuam a assombrar a Aliança Democrática, fundada em 1994 por partidos políticos liberais predominantemente brancos após a queda do ‘apartheid’.

Embora tenha atraído eleitores negros nos últimos anos, o Aliança Democrática tem lutado para se livrar da imagem de partido liderado por brancos e mais interessado em questões que afetam essa minoria, que representa 10% dos 60 milhões de habitantes do país.

Nas eleições de 2019, o partido perdeu alguns dos seus eleitores brancos para o partido de direita Freedom Front Plus. Desde então, tem evitado posições fortes em questões como redistribuição de terras e compensação económica para a maioria negra.

A eleição de Steenhuizen como líder da Aliança Democrática foi uma reafirmação de que o partido seguirá a política das minorias, ao invés de desafiar o Congresso Nacional Africano – partido atualmente no Governo – a nível nacional, disse o analista Ralph Mathekga, da Universidade de Western Cape.

“Ao invés de fazer campanha contra o crime e assassinato num âmbito nacional, farão campanha contra as matanças em fazendas, que consideram importantes porque afetam os fazendeiros brancos”, referiu.

Mathekga acredita que o Aliança Democrática perderá muitos eleitores negros, pois parece estar mais interessado em manter o seu tradicional apoio branco em vez de atrair novos eleitores negros. “Essa certamente não é uma estratégia de crescimento, mas uma consolidação da sua posição como partido da minoria branca”, concluiu.

ZAP //

4 Comments

  1. Africa nao tem futuro…. aquele povo nao quer mudar… muito dinheiro, muitos recursos perdidos, muita pobresa…pouca cabeca….sao poucos os que se aproveitam…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.