O maior número primo até à data foi descoberto (e é demasiado grande para o conseguir ler)

23,249,425 são os dígitos que compõem o recentemente descoberto número primo. Chama-se M77232917 e é o 50.º número primo deste tipo a ser descoberto.

Chama-se primo Mersenne (como o padre matemático francês Marin Mersenne) e é o resultado da multiplicação de dois juntos muitas vezes e subtraindo um ao número final. O M77232917 foi descoberto ao calcular dois elevado a 77,232,917, subtraindo um.

Este é quase um milhão de dígitos maior do que o anterior número primo, também um primo Mersenne. E torna-o demasiado longo para que possamos escrevê-lo aqui para si.

Conforme os números vão ficando maiores, os números primos – um número divisível por 1 e pelo próprio – tornam-se cada vez mais difíceis de encontrar. Tornam-se cada vez mais distantes e não há qualquer padrão da sua distribuição, por isso não é possível usar um algoritmo que os descubra.

Até a formula para encontrar números primos Mersenne não é um método infalível, é apenas a redução aos números mais prováveis.

Por isso, depois de usar uma fórmula para criar o número, o cientista tem depois que passar pelo difícil processo de o testar, dividindo por todos os números que possam ser um fator de divisão. Quanto maior o número, mais tempo é necessário.

Alguns softwares podem ser usados para procurar primos Mersenne e testá-lo, o que aconteceu com o M77232917.

Como parte do Great Internet Mersenne Prime Search (GIMPS), o voluntário Jonathan Pace, um engenheiro elétrico com 51 anos do Tennessee, nos EUA, fez a descoberta com software especializado no seu PC. Desde os 14 que o engenheiro tenta descobrir um número primo e esta é a primeira vez que consegue.

O número já foi descoberto a 26 de dezembro de 2017, mas provar que era primo demorou seis dias de computação sem parar. Depois disso, quatro diferentes programas de software a operar em quatro configurações diferentes de hardware para verificar a descoberta.

O anterior recorde de um número primo Mersenne foi descoberto em janeiro de 2016, com menos 910,807 dígitos do que o recente M77232917.

O novo recorde é tão grande que teriam que ser impressas nove mil páginas ou 118 quilómetros – um pouco mais do que a distância entre Lisboa e Santarém (104 quilómetros) – com dois dígitos por cada centímetro.

Porquê procurar por números primos? O M77232917 é demasiado grande para servir o seu propósito, mas a criptografia usa grandes números primos apenas porque são difíceis de descobrir. Combine dois números primos como chave de criptografia e terá algo muito mais difícil de quebrar – e, conforme os computadores vão ficando mais poderosos, os números primos têm de ser maiores para acompanhar o ritmo.

Este números podem também ajudar-nos a compreender os números em si. Se descobrirmos primos suficientes, talvez um dia seja possível fazer a descoberta de um padrão.

Mas para os matemáticos, tanto amadores como profissionais, os números primos grandes tornaram-se algo como uma caça ao tesouro – quase literalmente agora que o GIMPS oferece prémios monetários para novos recordes.

Pace vai receber três mil dólares (3,370 euros) pela sua descoberta.

Se, como o Pace, também quiser descobrir um número primo, mesmo que isso leve o resto da sua vida a fazer, pode fazer o download do software aqui e ler as instruções aqui.

PARTILHAR

RESPONDER

EUA apresentam plano de paz para o Médio Oriente já condenado pela Palestina

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, apresenta esta terça-feira o seu plano de paz para o Médio Oriente, após reuniões com líderes israelitas, que poderá estar condenado ao fracasso, perante a rejeição dos …

Vacina chinesa para o coronavírus pode começar a ser testada em menos de 40 dias

A equipa chinesa que trabalha no desenvolvimento de uma vacina para combater o coronavírus de Wuhan disse que espera poder começar os testes em menos de 40 dias, informou a agência estatal Xinhua. Pelo menos 106 …

Netanyahu anuncia retirada da sua imunidade parlamentar

Benjamin Netanyahu retirou o pedido de imunidade ao Parlamento israelita contras as três acusações de que foi alvo em novembro, que envolvem casos de corrupção, fraude e abuso de confiança. O primeiro-ministro de Israel disse, em …

Vitória já tem proposta por Tapsoba (e pode fazer encaixe histórico)

O Vitória de Guimarães recebeu uma proposta por Edmond Tapsoba que pode levar os vimaranenses a abrir mão do jogador. Sabe-se que a proposta recebida ronda os 20 milhões de euros. A notícia avançada esta terça-feira …

Livre exige que património das ex-colónias em museus portugueses seja devolvido

O Livre quer que todo o património das ex-colónias, presente em território português, possa ser restituído pelos países de origem de forma a “descolonizar” museus e monumentos estatais. O partido da papoila quer que o património …

Pedro Sánchez usou helicóptero que procurava homem desaparecido

O primeiro-ministro espanhol requisitou, na passada quinta-feira, um helicóptero que estava a ser utilizado nas operações de busca de um homem de 34 anos que estava desaparecido em Maiorca. De acordo com o jornal espanhol ABC, tratava-se …

Isabel dos Santos contrata advogados de Ronaldo, Meghan e J. K. Rowling

Isabel dos Santos decidiu esta segunda-feira processar o consórcio de jornalistas. Para tal, contratou a mesma firma de advogados que conta com clientes como Cristiano Ronaldo, Harry e Meghan Markle e J. K. Rowling. Depois de …

ERC dá parecer favorável à nova direção de informação da RTP

A Entidade Reguladora para a Comunicação (ERC) deu, esta segunda-feira, "parecer favorável à nova direção de informação da RTP", 20 dias depois de a equipa liderada por António José Teixeira ter sido indigitada. O Conselho Regulador …

OE2020. BE quer fim do regime "aberrante" dos vistos gold

O BE destacou, entre as cerca de 200 propostas de alteração que apresentou ao Orçamento do Estado, o fim do regime dos ‘vistos gold’ e a obrigação de qualquer injeção de capital no Novo Banco …

Após 20 anos de silêncio, sinos e carrilhões de Mafra voltam a tocar

Os sinos e os carrilhões do Palácio de Mafra vão tocar a partir de 1 de fevereiro, após obras de restauro, depois de os primeiros sinais de deterioração surgirem a 11 de setembro de 2001, …