Descoberto o novo maior número primo (e tem 22 milhões de dígitos)

Chamado M74207281, o novo maior número primo conhecido foi anunciado esta semana pelo investigador Curtis Cooper, voluntário de um grupo de estudos de números primos chamado GIMPS – Great Internet Mersenne Prime Search.

Os números primos são números naturais que só podem ser divididos de forma exacta (com resto zero) por 1 e por si próprios.

Os número primos mais pequenos são o 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19, 23 … mas quanto maior o número, mais difícil se torna encontrar o primo seguinte.

Segundo um anúncio publicado no site do GIMPS, o maior número conhecido desta família passou agora a ser o 274,207,281-1, que tem mais de 22.338.618 dígitos – mais cinco milhões de dígitos do que o anterior número primo mais longo.

Se alguém quisesse recitar este número à velocidade de 5 dígitos por segundo, e conseguisse estar 24h por dia sem dormir, demoraria mais de 8 meses a acabar a récita.

Os números primos são essenciais na área da criptografia, mas a dimensão da nova descoberta torna o seu uso inviável neste aspecto.

O autor da descoberta, Curtis Cooper, utilizou um dos computadores da University of Central Missouri para chegar a este resultado gigantesco.

Curiosamente, a descoberta esteve quase a passar despercebida. Devido a um problema num servidor, o alerta enviado pelo computador que descobriu o número não chegou a Cooper.

Só várias semanas mais tarde é que o administrador de sistemas do servidor descobriu os emails “pendurados” e os enviou ao investigador.

“Os números primos têm diversos usos práticos”, explica o comunicado do GIMPS.

Além do campo da criptografia, “historicamente, investigações sobre números primos foram utilizadas como testes para hardware de computadores”.

O M74207281 merece atenção especial também por ser um Primo de Mersenne, ou seja, um primo que pode ser representado pela fórmula 2n-1.

Esta é uma ocorrência rara, na qual apenas 48 números se encaixavam até agora – a nova descoberta é o 49º Primo de Mersenne.

Tais conjuntos de algarismos recebem este nome em homenagem a Marin Mersenne (1588-1648), matemático francês e estudioso dos números.

ZAP / Canal Tech

PARTILHAR

RESPONDER

Descobertos "quasares frios" que podem reescrever como as galáxias morrem

Durante a 234.ª reunião da Sociedade Astronómica Americana em St. Louis, Allison Kirkpatrick, professora assistente de física e astronomia da Universidade do Kansas, anunciou a sua descoberta de "quasares frios" - galáxias com abundância de …

Mulher forçada a dar à luz bebé sem crânio devido às leis antiaborto americanas

Devido à estrita legislação antiaborto americana, uma mulher foi obrigada a dar à luz o seu filho que tinha anencefalia, uma malformação que consiste na ausência de cérebro. O caso está a trazer ao de cima …

O vulcão de gelo do planeta Ceres formou-se a partir de uma bolha de lama salgada

Quando a sonda Dawn da NASA chegou a Ceres, avistou várias características marcantes, incluindo Ahuna Mons, a maior montanha do planeta anão. Tem uma altura máxima de cerca de 5 quilómetros. Dado que Ceres é inferior …

“A reforma da floresta está para o Governo como o Alqueva esteve para Guterres”

O ministro da Agricultura compara as dificuldades de implementação da reforma da floresta às enfrentadas há 20 anos pelo projeto do Alqueva e apela à continuidade destas políticas com reflexos nas próximas décadas. “A reforma da …

Quase 4.000 idosos agredidos em três meses

Entre janeiro e março deste ano, a PSP identificou 3778 vítimas de agressão em 3684 casos de violência contra idosos, escreve o Jornal de Notícias. De acordo com o diário, que avançou com os números …

Benfica vence Sporting na negra e sagra-se campeão de futsal

O Benfica sagrou-se campeão nacional de futsal, ao bater em casa o Sporting, por 4-3, no quinto e último jogo da final, disputado no Pavilhão da Luz, em Lisboa. Raul Campos, que marcou por duas vezes …

Quimioterapia por spray é a nova esperança no tratamento de cancro

Hospitais franceses estão a testar um novo tratamento para cancro do estômago. A técnica desenvolvida em 2013 está agora a ser testada, mas os resultados são promissores. "A quimioterapia clássica era horrível… mas com este tratamento, …

As brilhantes "lágrimas azuis" dos mares chineses são tóxicas (e estão a crescer)

As luzes azuis que pintam os mares chineses, muitas vezes chamadas de "lágrimas azuis", podem ser vistas depois de escurecer em muitas praias da China e tornaram-se, recentemente, numa grande atração turística. Nas noites de verão, …

PCP teme maioria absoluta de Costa. Se o PS tiver "mãos livres", há risco de retrocesso

O secretário-geral do PCP afirmou este sábado que se o PS tiver “as mãos completamente livres”, o país corre o risco de retroceder nas conquistas dos direitos alcançados e as imposições de Bruxelas serão sempre …

No Japão, pilotar drones enquanto bêbado dá prisão

Os drones revolucionaram a fotografia, ajudaram na conservação, transportaram órgãos para transplantes e até já ajudaram em missões de busca e salvamento. Mas as máquinas voadoras controladas remotamente nem sempre são usadas para o bem. Também …