Oito décadas depois, o maior mausoléu circular da Antiguidade vai abrir ao público

TIMnewsroom / Wikimedia

Mausoléu de Augusto, o maior mausoléu circular do mundo

O Mausoléu de Augusto permaneceu abandonado durante séculos. Em março, vai reabrir ao público, após a conclusão das obras de restauro que demoraram um total de 13 anos.

Foram finalmente concluídas as obras de restauro do Mausoléu do imperador Augusto (27 a.C.-14 d.C.), em Roma, Itália. As portas do monumento vão abrir ao público a partir do dia 1 de março e, até 21 de abril, a entrada será gratuita. Até dia 1 de janeiro de 2022, os residentes da capital italiana não pagam o ingresso.

Aquele que foi, em tempos, o maior mausoléu circular do mundo está fechado ao público há cerca de oito décadas e permaneceu abandonado durante séculos. O monumento chegou a abrir esporadicamente em 2000, no ano de Jubileu, e em 2007, antes de voltar a fechar para trabalhos arqueológicos e de restauro.

Segundo a CNN, que traça a história deste espaço com história, o teto cedeu e a vegetação tomou conta da estrutura. Os especialistas estimam que só um terço do espaço sobreviveu, mas as ruínas preparam-se agora para um novo capítulo.

O Mausoléu, que teria um total de 90 metros de diâmetro e cerca de 45 metros de altura, era o maior mausoléu circular de Roma Antiga quando o imperador Augusto foi ali enterrado.

Foi, pelo menos até 217 d.C., um mausoléu da família de Augusto e, depois disso, teve vários papéis. No século XII, foi uma fortaleza que acabou destruída e no século XVI, uma família de nobres dona de um palácio adjacente fez do mausoléu um jardim.

De acordo com a cadeia televisiva, em meados do século XVIII, Benedetto Correa de Sylva, aristocrata de origem portuguesa, tomou contou do espaço, que seria usado a partir de 1780 como anfiteatro. Em 1936, o regime fascista de Mussolini procurou renovar o espaço, mas os planos pouco duraram.

A II Guerra Mundial trouxe ainda mais desgaste ao edifício e só na década de 1950 o espaço voltou a ser alvo de restauro. Nestes últimos 13 anos, foi feito um investimento milionário para restaurar de novo este pedaço de história, que permitiu renovar por inteiro todo o monumento.

“O Mausoléu de Augusto, monumento-chave na passagem da Roma republicana para a imperial, é talvez o exemplo mais eloquente da reutilização, reinterpretação e redescoberta de vestígios antigos da história da cidade“, disse a responsável pela repartição de bens culturais de Roma, Maria Vittoria Marini Ciarelli, em comunicado.

“A restauração atual, com os estudos que a acompanharam, trouxe novos e importantes conhecimentos”, acrescentou.

A partir de dia 1 de março de 2021 o Mausoléu de Augusto vai poder ser visitado e já é possível fazer reservas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Câmaras de videovigilância nas ruas portuguesas disparam em oito anos

Desde que foram autorizadas pela primeira vez em território nacional, os sistemas de videovigilância com recurso a câmaras nos espaços públicos tem sido cada vez mais requisitado pelas forças de segurança. Em 2009 foi autorizada pelo …

João Félix: o "louco" e o "calvário"

Avançado do Atlético de Madrid só esteve em campo durante 18 minutos, contra o Atlético Bilbau. Simeone defendeu o português. João Félix foi o nome mais comentado após o empate entre Atlético de Madrid e Atlético …

PCP quer limite de quatro dias por semana em teletrabalho

O projeto do PCP propõe limitar o teletrabalho a quatro dias por semana e que as empresas paguem o acréscimo das contas da luz, água, internet e telefone. O PCP quer limitar o regime de teletrabalho …

"The Crown" domina Emmys e "The Handmaid's Tale" é a derrotada da noite

A série da Netflix “The Crown” foi a grande vencedora da 73.ª edição dos Prémios Emmy, levando pela primeira vez a estatueta de Melhor Série Dramática e dominando por completo a categoria na maior noite …

Vacina contra a covid-19 em spray nasal tem vários benefícios - e pode estar para breve

Atualmente, receber uma vacina contra a contra a covid-19 é sinónimo de levar uma injeção no braço. Contudo, esta realidade pode mudar, já que um novo estudo garante a eficácia de vacinas administradas de forma …

Messi substituído e surpreendido

Jogo contra o Lyon não estava a correr bem para o PSG e o treinador Mauricio Pochettino decidiu colocar Lionel Messi no banco de suplentes. O Paris Saint-Germain "sobreviveu" neste domingo - mas já sem Lionel …

“Este senhor é primeiro-ministro? Não, mas vai ser“. Em tempo de autárquicas, Pedro Nuno faz campanha dupla

Pedro Nuno Santos tem aproveitado a campanha autárquica para prosseguir a sua campanha interna. Um dia será sucessor de António Costa e a ocasião é perfeita para ganhar simpatizantes dentro do próprio partido. Entre sexta e …

Pelo menos oito mortos e seis feridos num tiroteio em universidade na Rússia

Pelo menos oito pessoas morreram e seis outras ficaram feridas após um atirador abrir fogo hoje numa universidade na cidade russa de Perm, segundo o Comité de Investigação da Rússia citado pela agência de notícias …

Vulcão nas Canárias em erupção e destrói casas. Cinzas podem chegar à Madeira

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou este domingo em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. A …

Cientistas queriam estudar a propagação das borboletas, mas criaram uma matriosca de parasitas

Objetivo dos cientistas era perceber, através da introdução da espécie de borboletas Glanville fritillary qual o seu poder de dispersão numa ilha finlandesa. No entanto, acabaram com um retrato alarmante para todos os investigadores que …