Oito décadas depois, o maior mausoléu circular da Antiguidade vai abrir ao público

TIMnewsroom / Wikimedia

Mausoléu de Augusto, o maior mausoléu circular do mundo

O Mausoléu de Augusto permaneceu abandonado durante séculos. Em março, vai reabrir ao público, após a conclusão das obras de restauro que demoraram um total de 13 anos.

Foram finalmente concluídas as obras de restauro do Mausoléu do imperador Augusto (27 a.C.-14 d.C.), em Roma, Itália. As portas do monumento vão abrir ao público a partir do dia 1 de março e, até 21 de abril, a entrada será gratuita. Até dia 1 de janeiro de 2022, os residentes da capital italiana não pagam o ingresso.

Aquele que foi, em tempos, o maior mausoléu circular do mundo está fechado ao público há cerca de oito décadas e permaneceu abandonado durante séculos. O monumento chegou a abrir esporadicamente em 2000, no ano de Jubileu, e em 2007, antes de voltar a fechar para trabalhos arqueológicos e de restauro.

Segundo a CNN, que traça a história deste espaço com história, o teto cedeu e a vegetação tomou conta da estrutura. Os especialistas estimam que só um terço do espaço sobreviveu, mas as ruínas preparam-se agora para um novo capítulo.

O Mausoléu, que teria um total de 90 metros de diâmetro e cerca de 45 metros de altura, era o maior mausoléu circular de Roma Antiga quando o imperador Augusto foi ali enterrado.

Foi, pelo menos até 217 d.C., um mausoléu da família de Augusto e, depois disso, teve vários papéis. No século XII, foi uma fortaleza que acabou destruída e no século XVI, uma família de nobres dona de um palácio adjacente fez do mausoléu um jardim.

De acordo com a cadeia televisiva, em meados do século XVIII, Benedetto Correa de Sylva, aristocrata de origem portuguesa, tomou contou do espaço, que seria usado a partir de 1780 como anfiteatro. Em 1936, o regime fascista de Mussolini procurou renovar o espaço, mas os planos pouco duraram.

A II Guerra Mundial trouxe ainda mais desgaste ao edifício e só na década de 1950 o espaço voltou a ser alvo de restauro. Nestes últimos 13 anos, foi feito um investimento milionário para restaurar de novo este pedaço de história, que permitiu renovar por inteiro todo o monumento.

“O Mausoléu de Augusto, monumento-chave na passagem da Roma republicana para a imperial, é talvez o exemplo mais eloquente da reutilização, reinterpretação e redescoberta de vestígios antigos da história da cidade“, disse a responsável pela repartição de bens culturais de Roma, Maria Vittoria Marini Ciarelli, em comunicado.

“A restauração atual, com os estudos que a acompanharam, trouxe novos e importantes conhecimentos”, acrescentou.

A partir de dia 1 de março de 2021 o Mausoléu de Augusto vai poder ser visitado e já é possível fazer reservas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Casimiro quer 30 milhões pela Groundforce. 10 milhões são para a banca

Alfredo Casimiro está a tentar vender a sua parte na Groundforce por 25 a 30 milhões de euros. Contudo, o acionista não deverá ficar com o montante pago já que tem pagamentos em atraso a …

Meio milhão de mortes depois, Brasil pede (em força) demissão de Bolsonaro

No sábado, o número de óbitos por covid-19 ultrapassou o meio milhão no Brasil. Centenas de milhares de manifestantes encheram as ruas de mais de 400 cidades brasileiras e do mundo, acusando o Presidente Jair …

23 juízes nomeados "em velocidade de cruzeiro" nos Governos de Costa. "Porta giratória coloca em risco a democracia"

Durante os dois Governos de António Costa foram nomeados 23 magistrados para cargos políticos. Nomeações "em velocidade de cruzeiro", segundo a Associação Transparência e Integridade que fala de uma "porta giratória" que "coloca em risco …

Covid-19. Vacinação só de adultos pode tornar os jovens "reservatórios" da variante Delta

A vacinação da população adulta pode levar os mais jovens a tornarem-se um "reservatório" da variante Delta, mais contagiosa, e criar um ambiente propício ao surgimento de novas variantes. De acordo com Julian Tang, virologista na …

Mais de metade das Câmaras viola a Lei da Proteção de Dados

Mais de metade das Câmaras Municipais viola a Lei da Proteção de Dados. O levantamento conclui que, das 308 câmaras do país, 177 não cumpriram a lei. O Regulamento Geral de Proteção de Dados dita que …

Após o Brexit, a União Europeia prepara-se para restringir conteúdos britânicos na TV e no streaming

Política, economia e agora cultura. Depois do Reino Unido ter saído da União Europeia, a organização prepara-se para diminuir a quantidade de filmes e séries britânicas disponíveis nas estações de televisão e nos serviços de …

Trincão pode rumar ao Wolverhampton

O jovem internacional português poderá ser o próximo futebolista luso a integrar o projeto do Wolverhampton, servindo como "moeda de troca" por Adama Traoré. De acordo com o diário catalão Sport, Francisco Trincão poderá servir como …

"Da Rússia com amor". Operação de espionagem russa em Itália permitiu recolher dados essenciais à Sputnik V

Em março de 2020, o cenário era negro em Itália, e uma equipa humanitária russa foi enviada para apoiar o país nos piores dias da primeira vaga de covid-19. Contudo, a operação escondeu uma missão …

Gil Dias e Rúben Vinagre estão na rota do Benfica

Gil Dias e Rúben Vinagre podem ser reforços do SL Benfica para a próxima temporada. Os dois jogadores estiveram cedidos ao Famalicão esta época. O interesse do SL Benfica em Rúben Vinagre não é recente. O …

Tribunal declara inútil ação do Chega porque proibição à circulação na AML terminou

O Supremo Tribunal Administrativo (STA) considerou inútil, esta segunda-feira,  apreciar a intimação do Chega contra a proibição de entradas e saídas na Área Metropolitana de Lisboa (AML) no fim-de-semana, uma vez que esta medida temporária …