//

Pela primeira vez, a maior impressora 3D da Europa criou uma casa inteira de dois andares

1

A maior impressora 3D da Europa criou uma casa de dois andares inteira, um esforço da empresa de construção sustentável belga Kamp C.

Em apenas alguns anos, a tecnologia de arquitetura impressa em 3D amadureceu, desde a produção de casas básicas, como cabanas, até à criação de uma comunidade de casas de baixo custo no México.

Agora, a empresa de construção sustentável Kamp C, de Antuérpia, na Bélgica, construiu um protótipo de uma casa de dois andares impressa em 3D, usando a maior impressora 3D da Europa.

O projeto mede aproximadamente 90 metros quadrados, é a primera casa de dois andares impressa em 3D e foi construída usando uma impressora COBOD BOD2 que mede 10 por 10 metros.

Como noutros projetos, o processo de construção envolveu a extrusão de uma mistura especial de cimento de um bico e a construção da estrutura básica em camadas até estar completa. Os retoques finais, como o telhado e as janelas, foram dados por trabalhadores humanos.

Este processo é significativamente mais rápido, muito mais sensato com o uso de material e pode até reduzir os custos de construção.

“A resistência à compressão do material é três vezes maior do que a do tijolo convencional de construção rápida”, explicou Marijke Aerts, gerente de projeto, de acordo com o NewAtlas. “Além das fibras do betão, a quantidade de reforço de tela de arame usada é extremamente limitada. Como resultado da tecnologia de impressão usada, as formas eram redundantes, economizando cerca de 60% em material, tempo e orçamento”.

O interior da casa tem dimensões semelhantes às de uma casa típica belga, embora não vá ter habitantes, uma vez que foi criado para fins de investigação financiados pelo Governo e para destacar as possibilidades da arquitetura impressa em 3D. A casa inclui um hall de entrada, duas salas de conferências e uma área de cozinha.

A Kamp C também adicionou alguns extras sustentáveis e de economia de energia, como pavimento aquecido, painéis solares e uma bomba térmica. Um telhado verde está a ser planeado para o futuro.

O projeto foi concluído em três semanas, mas a Kamp C calcula que esse tempo poderá ser reduzido para menos de dois dias no futuro.

ZAP //

1 Comment

  1. Levam mais tempo a transportar e montar a impressora do que ter a casa construída.
    Os custos de construção descem mais seguramente a mão de obra qualificada para transportar e montar a impressora vai custar muito mais do que uma mansão

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.