//

Maior icebergue do mundo soltou-se de plataforma de gelo na Antártida

(cv) Ciencia Plus

Maior icebergue do mundo soltou-se da plataforma de gelo da Antártida

O maior icebergue do mundo desprendeu-se da plataforma de gelo Roone, no noroeste da Antártida, noticia a agência Efe esta terça-feira.

Trata-se de uma massa de gelo de 4.320 quilómetros quadrados, maior do que a superfície da ilha de Maiorca, segundo as imagens de satélite capturadas pela Missão Copérnico.

O icebergue, denominado A-76, tem um comprimento de 170 quilómetros e uma largura de 25, com uma superfície total de 4.320 quilómetros, face aos 3.640 da ilha de Maiorca, segundo a Agência Espacial Europeia (ESA).

É o maior icebergue do mundo, um posto até agora detido pelo A-23A, com cerca de 3.880 quilómetros quadrados.

A grande massa flutuante no mar de Weddell foi detetada pela Missão Copérnico Sentinel-1, formada por dois satélites de órbita polar, que observam a Antártida, incluindo as regiões mais remotas, durante todo o ano.

A denominação dos icebergues faz-se a partir do quadrante antártico em que são vistos originalmente, seguindo-se uma letra sequencial.

Se posteriormente a massa de gelo se partir, como por vezes acontece, cada pedaço acrescenta ao nome uma letra sequencial.

Em março, um icebergue gigante tinha-se partido na plataforma de gelo de Brunt, também na Antártida, perto de um posto de investigação do British Antartic Survey.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.