//

Icebergue maior que Nova Iorque parte-se perto de estação de investigação na Antártida

Um icebergue gigante partiu-se esta sexta-feira na plataforma de gelo de Brunt, na Antártida, perto de um posto de investigação do British Antartic Survey (BAS).

O bloco de gelo, com 1.270 quilómetros quadrados, será ainda maior que a cidade norte-americana de Nova Iorque, revelou o British Antartic Survey (BAS), em comunicado.

Os cientistas detetaram, há já quase uma década, o aumento do número de fissuras no gelo, com 150 metros de espessura.

No entanto, uma fenda conhecida como North Rift começou a expandir-se de encontro a outra, em novembro, crescendo certa de um quilómetro por dia em janeiro.

“As nossas equipas no BAS preparam-se para a quebra de um icebergue da plataforma de gelo de Brunt há vários anos”, disse a diretora do BAS, Jane Francis, explicando que os cientistas recebem atualizações diárias sobre a plataforma de gelo, através de uma rede automatizada de instrumentos GPS de alta precisão e de imagens de satélite.

De acordo com a CNN, a estação de pesquisa Halley, localizada na plataforma de gelo de Brunt, encontra-se encerrada para o inverno antártico e a equipa de 12 cientistas já tinha abandonado o local no início de fevereiro.

“Todos os dados são enviados para Cambridge para análise, então sabemos o que está a acontecer mesmo durante o inverno da Antártida, quando não há funcionários na estação, está escuro como o breu e a temperatura cai abaixo de -50ºC“, disse Francis.

O BAS transferiu a Estação de Pesquisa Halley mais para o interior, em 2016, por precaução e a equipa só trabalha a partir daquele local durante o verão Antártico, porque as evacuações seriam difíceis de efetuar durante o inverno.

“O nosso trabalho agora é ficar de olho na situação e avaliar qualquer potencial impacto da quebra na plataforma de gelo restante”, disse o Diretor de Operações do BAS, Simon Garrod.

“Nas próximas semanas ou meses, o icebergue pode afastar-se, encalhar ou permanecer perto da plataforma de gelo de Brunt. A Estação Halley está localizada no interior de todos os abismos ativos, na parte da plataforma de gelo que permanece ligada ao continente. A nossa rede de instrumentos GPS vai avisar-nos com antecedência se a quebra do icebergue causar mudanças no gelo ao redor da estação“, concluiu Francis.

Sofia Teixeira Santos, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.