A maior experiência de fusão nuclear do mundo poderá produzir energia limpa e barata

ITER

Reator Internacional Termonuclear Experimental (ITER)

Trinta e cinco países estão a trabalhar em conjunto para construir o Reator Internacional Termonuclear Experimental (ITER), em França, que poderá produzir energia abundante, constante e razoavelmente limpa.

O ITER é um reator de fusão nuclear que vai tentar recriar para fins industriais todos os processos físicos que ocorrem no interior do Sol e libertam uma enorme quantidade de energia.

Para a fusão acontecer no reator, os cientistas terão de produzir um plasma – um dos estados físicos da matéria, semelhante ao gás – que tem de ser aquecido a temperaturas muito elevadas, na ordem dos 150 milhões de graus Celsius, como acontece no interior do Sol.

O ITER vai fundir dois isótopos de hidrogénio e o trítio, o que irá criar um núcleo de hélio, um neutrão e uma enorme quantidade de energia.

Ao contrário das atuais centrais nucleares, este reator termonuclear não vai produzir quaisquer resíduos radioativos nocivos, libertando apenas hélio, um gás inofensivo.

Os sete principais parceiros do projeto – Europa, Estados Unidos, China, Índia, Japão, Rússia e Coreia do Sul – lançaram o ITER há 10 anos com planos para aquecer o primeiro plasma até 2020 e atingir a fusão completa em 2023.

No entanto, segundo Bernard Bigot, o novo diretor executivo do ITER, os prazos foram alterados e aquecimento do plasma vai acontecer até 2025, com a potência máxima a ocorrer até 2035.

“Manter em funcionamento este projeto custa cerca de 1 milhão de euros todos os dias”, destacou.

O reator, com um custo anual estimado de 20 mil milhões de dólares, está a ser construído em Marselha, no sul de França.

Este tipo de fusão nuclear nunca foi realizado a uma escala tão grande e o orçamento deste projeto já quadruplicou na última década.

Os engenheiros envolvidos no projeto esperam que o reator esteja completamente operacional em 20 anos e possa produzir energia renovável, limpa e barata para a humanidade.

BZR, ZAP / Hypescience

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

China inaugurou o comboio mais rápido do mundo

O comboio-bala maglev, que pode atingir uma velocidade de 600 quilómetros por hora, fez a sua estreia em Qingdao, na China, esta semana. Tal como conta a cadeia televisiva CNN, este comboio-bala maglev foi desenvolvido pela …

Quatro portugueses detidos em Espanha por alegada violação de duas mulheres

A polícia espanhola anunciou, este sábado, ter detido quatro cidadãos portugueses por suposta violação múltipla e abusos sexuais a duas mulheres de 22 e 23 anos, numa pensão em Gijón, no norte do país. Segundo a …

Stonehenge pode perder estatuto de património mundial da UNESCO

Depois de Liverpool, também Stonehenge pode perder o estatuto de património mundial da UNESCO. O aviso surge após o secretário dos transportes, Grant Shapps, ter dado luz verde aos planos de construção de um túnel …

Mais 20 mortes e 3396 casos de covid-19. Não havia tantos óbitos desde março

Portugal registou, este sábado, mais 20 mortes e 3396 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3396 novos …

"Integral confiança". Chega segura militantes acusados de agredir homossexual

O Chega anunciou, esta sexta-feira, que mantém "integral confiança" nos candidatos e estruturas local e distrital de Viseu, referindo que só se pronunciará sobre alegadas agressões de motivação homofóbica naquela cidade depois de apurados os …

Há dezenas de autarcas envolvidos em processos sem fim à vista

Dezenas de autarcas foram neste mandato acusados por corrupção, negócios imobiliários duvidosos e abuso de poder, entre outros, em processos judiciais que se arrastam, na maioria, sem desfecho à vista a dois meses de novas …

Milhares de pessoas manifestam-se na Austrália contra o confinamento

Milhares de australianos manifestaram-se, este sábado, em várias cidades do país contra as restrições impostas pelo Governo para controlar o aumento de casos de covid-19. Em Sidney, cerca de mil manifestantes protestaram contra o confinamento decretado …

Há 406 farmácias com testes comparticipados pelo Estado

Há 406 farmácias de 104 laboratórios em Portugal continental com testes comparticipados pelo Estado. Saiba quais. O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) atualizou recentemente a lista das farmácias e laboratórios que disponibilizam testes …

Há 33 cursos com emprego garantido. Abandono no Ensino Superior aumentou

Este ano, há 30 licenciaturas e três mestrados integrados sem recém-diplomados inscritos no Instituto de Emprego e Formação Profissional. Segundo o Observador, o número total (33) é inferior ao de 2020 e de 2019, quando foram …

Chegada de emigrantes obriga autarcas do Interior a apertar as regras

Os autarcas do Interior do país, sobretudo de regiões onde a variante Delta ainda não se impôs e o número de novos casos de covid-19 não limita o quotidiano das populações, estão preocupados com o …