A maior experiência de fusão nuclear do mundo poderá produzir energia limpa e barata

ITER

Reator Internacional Termonuclear Experimental (ITER)

Trinta e cinco países estão a trabalhar em conjunto para construir o Reator Internacional Termonuclear Experimental (ITER), em França, que poderá produzir energia abundante, constante e razoavelmente limpa.

O ITER é um reator de fusão nuclear que vai tentar recriar para fins industriais todos os processos físicos que ocorrem no interior do Sol e libertam uma enorme quantidade de energia.

Para a fusão acontecer no reator, os cientistas terão de produzir um plasma – um dos estados físicos da matéria, semelhante ao gás – que tem de ser aquecido a temperaturas muito elevadas, na ordem dos 150 milhões de graus Celsius, como acontece no interior do Sol.

O ITER vai fundir dois isótopos de hidrogénio e o trítio, o que irá criar um núcleo de hélio, um neutrão e uma enorme quantidade de energia.

Ao contrário das atuais centrais nucleares, este reator termonuclear não vai produzir quaisquer resíduos radioativos nocivos, libertando apenas hélio, um gás inofensivo.

Os sete principais parceiros do projeto – Europa, Estados Unidos, China, Índia, Japão, Rússia e Coreia do Sul – lançaram o ITER há 10 anos com planos para aquecer o primeiro plasma até 2020 e atingir a fusão completa em 2023.

No entanto, segundo Bernard Bigot, o novo diretor executivo do ITER, os prazos foram alterados e aquecimento do plasma vai acontecer até 2025, com a potência máxima a ocorrer até 2035.

“Manter em funcionamento este projeto custa cerca de 1 milhão de euros todos os dias”, destacou.

O reator, com um custo anual estimado de 20 mil milhões de dólares, está a ser construído em Marselha, no sul de França.

Este tipo de fusão nuclear nunca foi realizado a uma escala tão grande e o orçamento deste projeto já quadruplicou na última década.

Os engenheiros envolvidos no projeto esperam que o reator esteja completamente operacional em 20 anos e possa produzir energia renovável, limpa e barata para a humanidade.

BZR, ZAP / Hypescience

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …

Tal como os cães, lobos bebés também brincam ao "busca" (e surpreendem os cientistas)

Brincar ao "busca" com o seu cão não é tão fácil como parece. É uma habilidade tão avançada que muitos cientistas acreditam que só terá aparecido após milhares de anos de domesticação. No entanto, isto pode …

Corpo de Paulo Gonçalves chega a Portugal na quinta-feira

O corpo do piloto português chega a Portugal, esta quinta-feira, ao final da manhã, disse à agência Lusa fonte da Secretaria de Estado das Comunidades. O corpo de Paulo Gonçalves, que morreu na sequência de queda na sétima …