A maior experiência de fusão nuclear do mundo poderá produzir energia limpa e barata

ITER

Reator Internacional Termonuclear Experimental (ITER)

Trinta e cinco países estão a trabalhar em conjunto para construir o Reator Internacional Termonuclear Experimental (ITER), em França, que poderá produzir energia abundante, constante e razoavelmente limpa.

O ITER é um reator de fusão nuclear que vai tentar recriar para fins industriais todos os processos físicos que ocorrem no interior do Sol e libertam uma enorme quantidade de energia.

Para a fusão acontecer no reator, os cientistas terão de produzir um plasma – um dos estados físicos da matéria, semelhante ao gás – que tem de ser aquecido a temperaturas muito elevadas, na ordem dos 150 milhões de graus Celsius, como acontece no interior do Sol.

O ITER vai fundir dois isótopos de hidrogénio e o trítio, o que irá criar um núcleo de hélio, um neutrão e uma enorme quantidade de energia.

Ao contrário das atuais centrais nucleares, este reator termonuclear não vai produzir quaisquer resíduos radioativos nocivos, libertando apenas hélio, um gás inofensivo.

Os sete principais parceiros do projeto – Europa, Estados Unidos, China, Índia, Japão, Rússia e Coreia do Sul – lançaram o ITER há 10 anos com planos para aquecer o primeiro plasma até 2020 e atingir a fusão completa em 2023.

No entanto, segundo Bernard Bigot, o novo diretor executivo do ITER, os prazos foram alterados e aquecimento do plasma vai acontecer até 2025, com a potência máxima a ocorrer até 2035.

“Manter em funcionamento este projeto custa cerca de 1 milhão de euros todos os dias”, destacou.

O reator, com um custo anual estimado de 20 mil milhões de dólares, está a ser construído em Marselha, no sul de França.

Este tipo de fusão nuclear nunca foi realizado a uma escala tão grande e o orçamento deste projeto já quadruplicou na última década.

Os engenheiros envolvidos no projeto esperam que o reator esteja completamente operacional em 20 anos e possa produzir energia renovável, limpa e barata para a humanidade.

BZR, ZAP / Hypescience

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

PS segue PSD e propõe voto antecipado para eleitores em confinamento

O Partido Socialista (PS) decidiu juntar-se ao Partido Social Democrata (PSD) na ideia de alargar o direito de voto antecipado aos eleitores que estejam em confinamento à data das próximas eleições presidenciais. De acordo com o …

Santos Silva assume "contactos" para reforço dos EUA da base das Lajes (e desdramatiza eventual crise política)

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, disse, em entrevista ao Público e à Renascença, que há "contactos" com os Estados Unidos para reforço norte-americano da base das Lajes e desdramatizou a aprovação do Orçamento …

3.800 euros por mês. Genebra aprova o primeiro salário mínimo (e é o mais alto do mundo)

Os habitantes de Genebra, na Suíça, aprovaram, este domingo, a proposta de um salário mínimo de 23 francos suíços por hora (equivalente a cerca de 21,30 euros) para todos os que trabalham na cidade. De acordo …

No day after do debate caótico, Biden pede regras rígidas e Trump queixa-se do moderador

O debate caótico entre Donald Trump e Joe Biden motivou críticas generalizadas que suscitam dúvidas sobre se será de manter os outros dois debates ou se, mantendo-os, será necessário alterar as regras. Um dia após a …

OE2021. Pontas soltas, alguns avanços e uma certeza: se houver entendimento, há acordo por escrito

Se houver entendimento em algumas matérias com o Bloco de Esquerda e o PCP, haverá um "compromisso escrito", adiantou Duarte Cordeiro, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares. Em entrevista ao podcast Política com Palavra, do PS, …

Covid-19. Hospitais da região de Lisboa pedem camas uns aos outros

Os hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo continuam a bater à porta uns dos outros a pedir camas para internar doentes com covid-19. Segundo a edição desta quinta-feira do jornal Público, os …

Vinícius perto do Tottenham de Mourinho

O avançado brasileiro deverá ser confirmado como reforço do Tottenham ainda esta quinta-feira, saindo do Benfica por empréstimo e com opção de compra que ronda os 40 milhões de euros. De acordo com o jornal Record, …

Navalny acusa Putin de estar por trás do seu envenenamento

O líder da oposição russa, que já deixou o hospital alemão onde estava a ser tratado, acusou o Presidente do país de ser a pessoa responsável pelo seu envenenamento. "Afirmo que Vladimir Putin está por trás …

Vírus está fora de controlo no Reino Unido, admitem peritos britânicos

Os especialistas britânicos de saúde pública admitem que o país está a ir na direção errada, à medida que o número de internamentos escala. Esta quarta-feira, os especialistas de saúde pública do Reino Unido admitiram que …

Soares reforça equipa que não venceu qualquer jogo na liga

Avançado brasileiro deixa o campeão português para representar uma equipa que ficou no último lugar do campeonato chinês deste ano. A mudança já era esperada e agora foi confirmada: Soares já não faz parte do plantel …