/

A maior experiência de fusão nuclear do mundo poderá produzir energia limpa e barata

2

ITER

Reator Internacional Termonuclear Experimental (ITER)

Trinta e cinco países estão a trabalhar em conjunto para construir o Reator Internacional Termonuclear Experimental (ITER), em França, que poderá produzir energia abundante, constante e razoavelmente limpa.

O ITER é um reator de fusão nuclear que vai tentar recriar para fins industriais todos os processos físicos que ocorrem no interior do Sol e libertam uma enorme quantidade de energia.

Para a fusão acontecer no reator, os cientistas terão de produzir um plasma – um dos estados físicos da matéria, semelhante ao gás – que tem de ser aquecido a temperaturas muito elevadas, na ordem dos 150 milhões de graus Celsius, como acontece no interior do Sol.

O ITER vai fundir dois isótopos de hidrogénio e o trítio, o que irá criar um núcleo de hélio, um neutrão e uma enorme quantidade de energia.

Ao contrário das atuais centrais nucleares, este reator termonuclear não vai produzir quaisquer resíduos radioativos nocivos, libertando apenas hélio, um gás inofensivo.

Os sete principais parceiros do projeto – Europa, Estados Unidos, China, Índia, Japão, Rússia e Coreia do Sul – lançaram o ITER há 10 anos com planos para aquecer o primeiro plasma até 2020 e atingir a fusão completa em 2023.

No entanto, segundo Bernard Bigot, o novo diretor executivo do ITER, os prazos foram alterados e aquecimento do plasma vai acontecer até 2025, com a potência máxima a ocorrer até 2035.

“Manter em funcionamento este projeto custa cerca de 1 milhão de euros todos os dias”, destacou.

O reator, com um custo anual estimado de 20 mil milhões de dólares, está a ser construído em Marselha, no sul de França.

Este tipo de fusão nuclear nunca foi realizado a uma escala tão grande e o orçamento deste projeto já quadruplicou na última década.

Os engenheiros envolvidos no projeto esperam que o reator esteja completamente operacional em 20 anos e possa produzir energia renovável, limpa e barata para a humanidade.

BZR, ZAP / Hypescience

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.