A maior experiência de fusão nuclear do mundo poderá produzir energia limpa e barata

ITER

Reator Internacional Termonuclear Experimental (ITER)

Trinta e cinco países estão a trabalhar em conjunto para construir o Reator Internacional Termonuclear Experimental (ITER), em França, que poderá produzir energia abundante, constante e razoavelmente limpa.

O ITER é um reator de fusão nuclear que vai tentar recriar para fins industriais todos os processos físicos que ocorrem no interior do Sol e libertam uma enorme quantidade de energia.

Para a fusão acontecer no reator, os cientistas terão de produzir um plasma – um dos estados físicos da matéria, semelhante ao gás – que tem de ser aquecido a temperaturas muito elevadas, na ordem dos 150 milhões de graus Celsius, como acontece no interior do Sol.

O ITER vai fundir dois isótopos de hidrogénio e o trítio, o que irá criar um núcleo de hélio, um neutrão e uma enorme quantidade de energia.

Ao contrário das atuais centrais nucleares, este reator termonuclear não vai produzir quaisquer resíduos radioativos nocivos, libertando apenas hélio, um gás inofensivo.

Os sete principais parceiros do projeto – Europa, Estados Unidos, China, Índia, Japão, Rússia e Coreia do Sul – lançaram o ITER há 10 anos com planos para aquecer o primeiro plasma até 2020 e atingir a fusão completa em 2023.

No entanto, segundo Bernard Bigot, o novo diretor executivo do ITER, os prazos foram alterados e aquecimento do plasma vai acontecer até 2025, com a potência máxima a ocorrer até 2035.

“Manter em funcionamento este projeto custa cerca de 1 milhão de euros todos os dias”, destacou.

O reator, com um custo anual estimado de 20 mil milhões de dólares, está a ser construído em Marselha, no sul de França.

Este tipo de fusão nuclear nunca foi realizado a uma escala tão grande e o orçamento deste projeto já quadruplicou na última década.

Os engenheiros envolvidos no projeto esperam que o reator esteja completamente operacional em 20 anos e possa produzir energia renovável, limpa e barata para a humanidade.

BZR, ZAP / Hypescience

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Diplomata suspeito de tentar matar com ácido sulfúrico detido

A PSP conseguiu deter, esta quarta-feira, o diplomata guineense suspeito de ter atacado o companheiro da ex-namorada com ácido sulfúrico. Depois do incidente, em Sintra, as autoridades não tinham conseguido prender por causa do seu …

TAP baptiza avião em homenagem a Raul Solnado

Raul Solnado, um dos maiores nomes do humor português, vai dar nome, a partir desta quinta-feira, a um avião da TAP. A homenagem acontece no Dia Mundial da Televisão. O batismo do "Avião Raul Solnado" acontecerá …

Fisco quer devolução de 3,5 milhões de euros por erro em declarações de IRS de 2015

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou um erro na liquidação de declarações de IRS relativas a 2015, que implicou um novo apuramento do imposto em cerca de dez mil declarações no valor de 3,5 …

Afeganistão declara derrota do Daesh no principal bastião no país

O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, anunciou esta terça-feira a derrota do grupo extremista Daesh na província de Nangarhar, no leste, considerado um dos principais bastiões do grupo 'jihadista' no país. "Quem poderia imaginar há um …

Parlamento vota Orçamento do Estado a 10 de janeiro

O Orçamento do Estado para 2020 será discutido na generalidade em 9 e 10 de janeiro, na Assembleia da República, com votação final global marcada para 7 de fevereiro. Segundo o jornal Público, as duas primeiras …

Legionella. Fase de instrução do surto de Vila Franca de Xira começa hoje

O início desta fase facultativa, em que o Tribunal de Instrução Criminal de Loures vai decidir se o processo segue e em que termos para julgamento, está agendado para as 09h30 e decorrerá à porta …

Um dos mais influentes empresários de Malta foi detido no caso da morte de jornalista

Foi detido no seu iate o magnata Yorgen Fenech, um relevante empresário de Malta, no âmbito das investigações à morte da jornalista Daphne Caruana Galizia que estava a investigar pessoas influentes do país pelo alegado …

Presidente argentino diz que vai pagar dívida ao FMI, mas recusa mais ajustes fiscais

O Presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, assegurou na terça-feira ao Fundo Monetário Internacional (FMI) que o país vai cumprir com os compromissos em matéria de dívida, mas rejeitou aplicar mais ajustes fiscais. "Desenvolvemos um plano …

Vieira garante "reforma" de 3,8 milhões de euros com OPA do Benfica à SAD

A OPA parcial lançada pelo Benfica à sua própria SAD desportiva vai beneficiar os accionistas com um encaixe potencial de mais de 24 milhões de euros. Luís Filipe Vieira está entre esses beneficiados, podendo encaixar …

Pingo Doce

Trabalhadora do Pingo Doce terá sido impedida de ir à casa de banho (acabou por urinar na caixa)

Uma funcionária de um hipermercado Pingo Doce terá solicitado, por várias vezes, para ir à casa de banho, sem ter sido autorizada para isso, o que a levou a urinar-se no posto de trabalho. Uma …