/

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior. Medirá quase 100 metros

Hybrid Air Vehicles

Airlander 10, o “Rabo Voador”

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior: o dirigível híbrido Airlander 10, que media 92 metros de comprimento, vai bater o seu próprio recorde.

De acordo com a emissora britânica BBC, a aeronave passará a medir 98 metros.

“O design [do Airlander 10] traz-nos uma aeronave adequada para ser utilizada por uma variedade de clientes, mas também oferece uma eficiência de combustível melhorada, uma maior capacidade de manutenção e um design pronto para aceitar a tecnologia necessária para obter um voo livre de carbono”, disse Tom Grundy, diretor executivo da empresa britânica Hybrid Air Vehicles (HAV), criador do Airlander 10.

Segundo Grundy, o novo Airlander 10 será também mais ecológico, produzindo “75% menos emissõoes do que um outro avião comparável” a este modelo.

A BBC observa que a empresa pretende tornar a aeronave completamente elétrica, estando agora a trabalhar com uma empresa norte-americana – a Collins Aerospace – e com a Universidade de Nottingham, no Reino Unido, neste sentido.

Para já, o novo Airlander 10 é apenas um projeto: a empresa está ainda a procurar uma local para produzir a nova aeronave. O primeiro exemplar deste dirigível, que custou 32 milhões de libras, fez seis voos de teste, mas em novembro de 2017 caiu num campo, destruindo a sua sua cabine.

A empresa garante que a produção do novo modelo “começará em breve”, acreditando a equipa que os primeiros voos poderão ser realizados em meados de 2024.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.