O Airlander 10, a maior aeronave do mundo, conseguiu completar o seu terceiro voo bem sucedido. Apelidado de “rabo voador”, o híbrido de avião e dirigível ficou no ar durante cerca de 180 minutos nesta sexta-feira (26).
De acordo com informações divulgadas pela imprensa internacional, a Hybrid Air Vehicles, responsável pelo Airlander 10, comemorou o teste, que tinha como objetivo verificar o desempenho da aeronave com o seu novo sistema de aterragem.
Para quem não sabe, a nave híbrida possui capacidade de voar durante semanas e de descolar a partir de qualquer superfície, seja água, gelo ou pântanos. Além disso, o Airlander 10 necessita de um terço do combustível dos aviões e é capaz de voar a 140 quilómetros por hora: características que pode fazer com que a aeronave passe a integrar o sistema de transportes de carga.
“Haverá passageiros na experiência de voo final e, eventualmente, os veículos híbridos irão cumprir um papel crucial no transporte de carga para áreas remotas”, explicou a Hybrid Air Vehicles em comunicado.
// Canaltech