Dois anos depois da descoberta da “partícula de Deus”, o CERN está de volta

Animatron-io / Deviant Art

Conceito artístico representativo dos fenómenos que ocorrem no interior do LHC, Large Hadron Collider, acelerador de partículas do CERN, ao estilo Da Vinci

O maior acelerador de partículas do mundo deverá retomar a colisão de protões no fim de maio ou em junho, após uma paragem técnica superior a dois anos, anunciou o CERN, Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear.

Os testes de reativação do LHC,o Grande Colisionador de Hadrões, já começaram, avançou o CERN, do qual Portugal é um dos países-membros.

“Estamos verdadeiramente entusiasmados, porque entrámos numa nova fase”, declarou o diretor-geral do CERN, Rolf Heuer, em conferência de imprensa.

O LHC parou em fevereiro de 2013 para revisão, depois de ter confirmado a existência do Bosão de Higgs, também conhecido como “partícula de Deus“, que, para os físicos, é considerada a chave-mestra da estrutura fundamental da matéria.

O Bosão de Higgs valeu, nesse ano, o Prémio Nobel da Física ao belga François Englert e ao britânico Peter Higgs.

O acelerador de partículas, quando voltar a estar totalmente operacional, vai funcionar com o dobro da energia e com feixes mais intensos.

Os cientistas do CERN esperam descobrir novas partículas, que poderão alterar a compreensão do Universo, e vão sondar a supersimetria, um conceito teórico batizado como “Suzy” que procura explicar a matéria escura, matéria invisível que compõe cerca de um quarto de toda a matéria e energia do Universo e que manifesta a sua presença através dos efeitos gravitacionais que exerce sobre a matéria visível, como as galáxias e as estrelas.

Para Rolf Heuer, o LHC “está em tempo de encontrar uma falha no Modelo Padrão, que descreve as partículas fundamentais que formam toda a matéria”, uma vez que, lembrou, 95 por cento do Universo continua por desvendar.

Dois anos depois, feixes contendo mil milhões de protões, lançados a uma velocidade muito próxima da luz, vão voltar circular no interior do LHC, um túnel no subsolo com 27 quilómetros de comprimento, localizado na fronteira franco-suíça.

Maximilien Brice / CERN

O CERN e o acelerador LHC

O CERN e o acelerador LHC

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Billie Eilish foi a grande vencedora dos Grammy em noite de homenagem a Kobe

A cantora norte-americana venceu as quatro categorias principais dos Prémios Grammy: Álbum do Ano, Gravação do Ano, Canção do Ano e Artista Revelação. Aquela que deveria ser uma noite de festa, no Staples Center, em Los Angeles, …

Kobe Bryant. Revelado o áudio entre o helicóptero e a torre de controlo

Ainda antes da queda do helicóptero em que viajava Kobe Bryant, ouve-se o controlador aéreo avisar que a aeronave viajava a uma altitude abaixo do recomendado para aquela zona. Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de …

Arménio Carlos: Governo frustrou trabalhadores e foi penalizado

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, acusou o Governo socialista de ter frustrado as expectativas dos trabalhadores, não resolvendo os seus principais problemas, e, em resposta, foi penalizado nas últimas eleições legislativas, não alcançando a …

Coronavírus: Centro europeu apela a "medidas rigorosas" na UE após casos detetados em França

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças pediu hoje aos Estados-membros da União Europeia (UE) que adotem "medidas rigorosas e oportunas" para controlo do novo coronavírus chinês na região, após a confirmação de …

Auschwitz: É preciso "recordar este período negro da História da Humanidade e assegurar que não se repete"

O Governo português recorda esta segunda-feira em comunicado as vítimas do Holocausto no dia que se assinala a libertação pelas tropas aliadas do campo de concentração nazi de Auschwitz-Birkenau, localizado na Polónia, durante a II …

"É completamente possível" Bulgária aderir ao euro em 2023

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), a búlgara Kristalina Georgieva, afirmou que é "completamente possível" o seu país aderir à zona euro em 2023, depois de conversas com o Banco Central Europeu (BCE). O objetivo …

Ana Gomes critica "dois pesos e duas medidas" da justiça em relação a Rui Pinto

A ex-eurodeputada Ana Gomes criticou esta segunda-feira os "dois pesos e duas medidas" da justiça portuguesa em relação a Rui Pinto, a fonte dos documentos que levaram à investigação 'Luanda Leaks', exigindo que o 'hacker' …

Função Pública ganha 46% acima da média

Em abril de 2019, o ganho mensal médio dos trabalhadores da Função Pública era de 1.730,80, valor 45,68% acima da média da totalidade dos portugueses, cujo rendimento estava fixado nos 1.188,10 euros no mesmo mês.  Os número …

Primeiro-ministro esloveno demite-se e pede eleições antecipadas

O primeiro-ministro da Eslovénia anunciou de surpresa, esta segunda-feira, a sua demissão, acabando com um Governo minoritário, com cinco partidos, que geria o país desde 2018. "Com os atuais membros do Parlamento e esta coligação não …

Abstenção no OE2020. Deputados do PSD/Madeira alvo de processo disciplinar

Os três deputados do PSD/Madeira que se abstiveram na votação do Orçamento do Estado para 2020 na generalidade vão ser alvo de um processo disciplinar, avança o jornal Público esta segunda-feira. Sara Madruga da Costa, …