Mensagem de correio electrónico avisa que falta pagar e que a assinatura será cancelada devido a “excesso de tentativas de pagamento”.
Nos dias que correm, por causa das novidades relacionadas com o fim da partilha de contas, qualquer e-mail da Netflix deverá captar logo a atenção dos seus subscritores.
No entanto, já começaram a circular mensagens de correio electrónico – até para pessoas que não são clientes – que são falsas.
O e-mail chama a atenção porque o alegado remetente é a NETFLIX (sim, em maiúsculas).
O assunto de mensagem avisa que a assinatura será desactivada – não por causa da partilha de contas, porque houve um “pagamento NÃO efectuado”.
No texto do e-mail, pede-se ao suposto cliente para evitar o suposto bloqueio da conta.
“Conta em atraso por mais de 5 dias úteis! Quite suas pendências imediatamente! Devido o excesso de tentativas de pagamento, sua assinatura será cancelada. Tentaremos realizar a cobrança novamente, mas recomendamos que você atualize seus dados de pagamento”, lê-se.
Depois deste parágrafo, surgem dois links – que devem ser ignorados. São uma tentativa de phishing, de retirar informações confidenciais dos utilizadores.
No fim, surge a assinatura: Netflix Entretenimento Brasil, Ltda.
Os piratas que enviam estas mensagens deverão estar a aproveitar o frenesim criado nas últimas semanas, por causa das novas regras da plataforma.
Mas não é a primeira vez que chegam a Portugal mensagens falsas à volta da Netflix.
Há um ano, foi noticiado o facto de muitos clientes da Netflix (e não só) em Portugal estarem a receber mensagens no telemóvel, em inglês, a avisar que não tinham pagado a subscrição. Essas mensagens tinham igualmente links e um prazo de pagamento.
A Netflix nunca pede aos seus clientes que introduzam dados pessoais através de uma SMS ou de um e-mail.