“Os Maias” vão deixar de ser de leitura obrigatória no Secundário

Já a partir de setembro, os “Maias” e “A Ilustre Casa de Ramires”, obras de Eça de Queirós, deixam de ser leituras obrigatórias no Ensino Secundário. Agora, cabe aos alunos em conjunto com os seus professores, escolher uma obra do autor clássico que mais lhes interessa ler.  

Segundo o Público, que avança com a notícia nesta quarta-feira, esta é uma das propostas das chamadas aprendizagens essenciais para a disciplina de Português no 10.º e 11.º ano.

A proposta, que está disponível para consulta publica até ao dia 27 de junho na página da Direção-Geral de Educação, explica que já no próximo ano letivo a escolha vai passar pelos próprios alunos e os seus respetivos professores. Assim, os alunos vão escolher o romance que mais lhes interessar ler, não havendo a obrigatoriedade de uma das duas obras que estavam até agora previstas no programa do Secundário.



“Há uma diminuição das obras propostas para leitura, que coexiste com o alargamento das opções que podem ser tomadas pelos professores”, confirmou a presidente da Associação de Professores de Português, Filomena Viegas, em declarações ao diário.

O mesmo se vai aplicar a outras obras, como Almeida Garrett, Alexandre Herculano ou Camilo Castelo Branco. E na poesia com Antero de Quental ou Cesário Verde. Em todos os casos deixam de ser mencionadas obras específicas para se ficar apenas com a referência “escolher um romance” ou “escolher três poemas”, explicou.

“O que interessa é conhecer a obra do autor, pois qualquer leitura feita deve permitir fazer outras”, justificou a presidente a APP.

Também o ministério sustenta que “a avaliação da educação literária terá em conta o conhecimento da cultura literária e o conhecimento dos autores e movimentos literários, o que pode ser aferido com base em leituras diferenciadas”.

Dos géneros literários abordados no Secundário desaparecem ainda os contos.

ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

    • Se tivesses completado o ensino básico, talvez tivesses conseguido ler tudo e compreender que nenhuma obra vai ser obrigatória!…

        • Continuas a “meter as patas”!…
          Se tivesses completado pelo menos os primeiros 4 anos do ensino básico, saberias que não é “gostava”; é “gostaria” (o modo verbal correcto é o condicional)!
          *O MODO CONDICIONAL é usado para traduzir a possibilidade de realização de uma ação sob condição, concretizada ou não. (Reconhece-lo facilmente pela terminação em – ria)
          Ex. faria; poria; diria;
          .
          Agora vai estudar, para evitares escrever mais disparates!…

  1. Concordo com o Ministério. Até porque o incesto dos “Maias” é um assunto que toda a sociedade condena. Já o aborto (clandestino) bem como o casamento dos clérigos (“Crime do P. Amaro”) são temas bem mais atuais e até fraturantes.

  2. oh Eu! Concordo inteiramente. Nada devia ser obrigatório! Ler?!?! Que coisa chata (já há quem faça Lics sem ler um livro que seja); Pagar impostos!?!?! Homessa, facultativo, claro! E assim por diante! Direitos, obrigatórios, deveres, nem por isso! É por essas e por outras que o ensino é, cada vez mais, um embuste! Já o dizia o saudoso Medina Carreira!

    • Concorda com quem?!
      Comigo?!
      Mas eu nem sequer dei a minha opinião!!!
      Limitei-me a transcrever a noticia!…
      Se o ensino é um embuste, o que dizer do Medina Carreira?!

  3. Eu até ia mais longe!
    Devia deixar de ser obrigatório, ler de todo. Nada de ler, escrever, contar, somar ou subtrair. Afinal, quanto mais imbecis, melhor!

  4. Nojento e hipocrita . Para que serve o Eça? Numa terra que não se ensina.Ensino é bom para os professores e pessoal efectivo e para os sindicatos e menisterio da tutela .Ensinar para quê e para quem?

RESPONDER

Bilardo foi "distraído" para não saber da morte de Maradona

Carlos Bilardo continua sem saber que Diego Maradona morreu. Família tenta proteger saúde do antigo selecionador argentino. Diego Armando Maradona morreu em novembro e Carlos Bilardo continua sem saber desse falecimento. A família tenta proteger a …

Processo de envelhecimento é imparável, revela estudo

Um novo estudo, que envolveu cientistas de 14 países, confirmou que provavelmente não podemos diminuir a velocidade com que envelhecemos, devido a restrições biológicas. A pesquisa, publicada na quarta-feira na Nature Comunications, inclui especialistas da Universidade …

Inglaterra 0-0 Escócia | Nulo total no dérbi britânico

A Inglaterra empatou hoje 0-0 com a Escócia, em jogo da segunda jornada do Grupo D do Euro 2020 de futebol, e desperdiçou a oportunidade de garantir já um lugar nos oitavos de final do …

Infeção pelo coronavírus pode não garantir proteção prolongada, revela estudo

Um novo estudo britânico sugere que uma infeção pelo SARS-CoV-2 não garante que o hospedeiro desenvolva uma resposta imunitária prolongada contra o vírus, sendo a imunidade "altamente variável de pessoa para pessoa". Segundo a pesquisa do …

Ex-ministro da Bolívia planeou um segundo golpe usando mercenários dos EUA

O vazamento de gravações telefónicas e e-mails revelam que um ex-ministro da Defesa boliviano estava a preparar-se para usar tropas estrangeiras para impedir que o partido de esquerda MAS regressasse ao poder. Os documentos e registos …

Espécie rara de orquídea encontrada em telhado de banco de investimentos em Londres

Uma espécie rara de orquídea, que se acredita estar extinta no Reino Unido, foi descoberta no jardim do telhado de um banco de investimentos em Londres. Segundo o The Guardian, a Serapias parviflora, uma espécie rara …

Pintura de David Bowie comprada por três euros vai agora ser leiloada por milhares

A pintura do ícone do rock, David Bowie, deverá ser vendida por milhares de dólares num leilão de arte online. O retrato, intitulado "DHead XLVI", faz parte de um conjunto de aproximadamente 47 obras que David …

Vila Nova de Milfontes vai ter praia para cães

A praia pet friendly, que fica próxima de Furnas-Rio, vai funcionar já esta época balnear de forma experimental. Uma praia concessionada que também admite cães vai funcionar, nesta época balnear, de forma experimental, em Vila Nova …

Podia ser um quadro de Dalí, mas é só o degelo glacial na Islândia

Na Islândia, o degelo glacial criou uma paisagem deslumbrante que o fotógrafo espanhol Manuel Ismael Gómez de Almería não deixou passar em branco. Faz lembrar a arte surrealista de Salvador Dalí, mas é uma versão ampliada …

Digby, o cão dos bombeiros, ajudou a salvar uma mulher do suicídio

O cão Digby desempenhou um importante papel ao salvar uma mulher que estava a ponderar pôr fim à sua própria vida no Reino Unido. Digby é um cão terapeuta que ajuda as pessoas a lidar com …