Mãe de aluno que morreu por agressões na praxe julgada por difamação

Bobo Boom / Flickr

-

Mãe de estudante que morreu, em 2oo1, depois de uma praxe vai agora ser julgada por quatro crimes de difamação, depois de ter chamado “assassino” a um dos arguidos no caso.

15 anos depois de ver o filho morrer na sequência de agressões durante uma praxe, Maria de Fátima Macedo vai começar a ser julgada, no Tribunal da Maia, por quatro crimes de difamação, escreve o jornal Público.

A mulher, de 65 anos, foi acusada de difamar um dos jovens que foram arguidos na investigação do homicídio do seu filho por lhe ter chamado “assassino” durante uma entrevista a um programa de televisão em 2014.

A queixa partiu do próprio estudante da Tuna Académica da Universidade Lusíada de Famalicão, Olavo Almeida, agora com 39 anos de idade, que está a ser acompanhado por uma procuradora do Ministério Público.

Segundo o diário, Maria de Fátima Macedo arrisca uma pena de até dois anos de prisão ou o pagamento de uma indemnização de 120 mil euros ao queixoso.

De acordo com a sua defesa, a mãe de Diogo nomeou os suspeitos da morte do seu filho “imbuída da sua revolta mais que justificada” e realça que a lei “não pune o uso de expressões difamatórias quando estas são proferidas prosseguindo interesses legítimos” e quando quem as profere “prove a verdade das mesmas ou creia de boa-fé na sua veracidade”.

Além disso, as suas advogadas defendem ainda que essas declarações foram proferidas no âmbito do direito à liberdade de expressão, uma vez que “a arguida não pode estar obrigada a não responder à comunicação social”.

Diogo, que na altura frequentava o quarto ano de arquitetura, morreu aos 22 anos depois de ter dito que ia “resolver a sua vida na tuna”, conta o Público.

Agressões durante a praxe provocaram a sua morte, conclusão que, em 2013, foi confirmada pelo Supremo Tribunal de Justiça. Apesar disso, os culpados deste crime nunca foram julgados e, por falta de provas, o processo acabou por ser arquivado.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Se averiguassem bem estes crimes, porque doutra coisa não se trata, a pobre mãe não estaria com tantos processos de difamação. Enfim, é a (in)justiça que temos!

    • Olha “ELE”, não sei se estás a ser irónico ou meio aparvalhado! Achas bem?!?!?!? Havia de ser um filho teu ou uma filha tua! Não tens vergonha?!?!?!?! Como acima diz a Julieta e a Ana Gonçalves, tratam-se de máfias, de crimes! Como é possível terem ficado impunes??? Não há provas??? E agora, a mãe pode dizer que estava possuída ao tere dito o que disse, ou algo do género e voltamos aos “autos de fé” dos tempos medievais! Ou então que alegue insanidade, pois uma pessoa que SABE quem lhe MATOU o filho e vê-os safarem-se?????? Só pode mesmo ficar insana… eu ficava! Pelo amor de Deus!!!!!!

  2. Olha Ele :
    és humano ou bicho
    Mãe perde o filho
    e cai boca dos tribunais

    Estamos em portugal
    Uns fazem asneiras Chama-se doutores eng, Pol, etc .
    Os sofredores fica nas portas dos tribunais. É que temos

RESPONDER

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …

Marcelo promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o …

Cruzeiros vazios no meio do oceano tornam-se destinos turísticos

Embarcados num pequeno ferry, turistas dirigem-se até aos locais onde grandes navios cruzeiros estão parados e desertos. Esta foi uma solução encontrada para reavivar o setor. A pandemia de covid-19 está a fazer com que, genericamente, …

Todas as pensões mais baixas vão ter aumento extra de dez euros

As pensões mais baixas, até aos 658 euros, vão ter um aumento extraordinário de dez euros no próximo ano. O Governo confirmou a informação avançada pelo PCP. A ministra do Trabalho e Segurança Social, Ana Mendes …

Na fase inicial da pandemia, o setor privado "não quis e não entrou no combate à pandemia"

A antiga ministra da Saúde Ana Jorge considera que os privados podem ser envolvidos na luta contra a pandemia, recebendo doentes não covid-19, mas avisa que é preciso um “equilibro” nessa ação, depois de estes …

Uso de máscara pode salvar 130 mil vidas nos EUA até final de fevereiro, revela estudo

As medidas de distanciamento social, principalmente o uso de máscaras em público, podem salvar até 130 mil vidas nos Estados Unidos (EUA), revelou um novo estudo divulgado na sexta-feira. Em abril, o Presidente dos Estados Unidos …