Mãe de aluno que morreu por agressões na praxe julgada por difamação

Bobo Boom / Flickr

-

Mãe de estudante que morreu, em 2oo1, depois de uma praxe vai agora ser julgada por quatro crimes de difamação, depois de ter chamado “assassino” a um dos arguidos no caso.

15 anos depois de ver o filho morrer na sequência de agressões durante uma praxe, Maria de Fátima Macedo vai começar a ser julgada, no Tribunal da Maia, por quatro crimes de difamação, escreve o jornal Público.

A mulher, de 65 anos, foi acusada de difamar um dos jovens que foram arguidos na investigação do homicídio do seu filho por lhe ter chamado “assassino” durante uma entrevista a um programa de televisão em 2014.

A queixa partiu do próprio estudante da Tuna Académica da Universidade Lusíada de Famalicão, Olavo Almeida, agora com 39 anos de idade, que está a ser acompanhado por uma procuradora do Ministério Público.

Segundo o diário, Maria de Fátima Macedo arrisca uma pena de até dois anos de prisão ou o pagamento de uma indemnização de 120 mil euros ao queixoso.

De acordo com a sua defesa, a mãe de Diogo nomeou os suspeitos da morte do seu filho “imbuída da sua revolta mais que justificada” e realça que a lei “não pune o uso de expressões difamatórias quando estas são proferidas prosseguindo interesses legítimos” e quando quem as profere “prove a verdade das mesmas ou creia de boa-fé na sua veracidade”.

Além disso, as suas advogadas defendem ainda que essas declarações foram proferidas no âmbito do direito à liberdade de expressão, uma vez que “a arguida não pode estar obrigada a não responder à comunicação social”.

Diogo, que na altura frequentava o quarto ano de arquitetura, morreu aos 22 anos depois de ter dito que ia “resolver a sua vida na tuna”, conta o Público.

Agressões durante a praxe provocaram a sua morte, conclusão que, em 2013, foi confirmada pelo Supremo Tribunal de Justiça. Apesar disso, os culpados deste crime nunca foram julgados e, por falta de provas, o processo acabou por ser arquivado.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Se averiguassem bem estes crimes, porque doutra coisa não se trata, a pobre mãe não estaria com tantos processos de difamação. Enfim, é a (in)justiça que temos!

    • Olha “ELE”, não sei se estás a ser irónico ou meio aparvalhado! Achas bem?!?!?!? Havia de ser um filho teu ou uma filha tua! Não tens vergonha?!?!?!?! Como acima diz a Julieta e a Ana Gonçalves, tratam-se de máfias, de crimes! Como é possível terem ficado impunes??? Não há provas??? E agora, a mãe pode dizer que estava possuída ao tere dito o que disse, ou algo do género e voltamos aos “autos de fé” dos tempos medievais! Ou então que alegue insanidade, pois uma pessoa que SABE quem lhe MATOU o filho e vê-os safarem-se?????? Só pode mesmo ficar insana… eu ficava! Pelo amor de Deus!!!!!!

  2. Olha Ele :
    és humano ou bicho
    Mãe perde o filho
    e cai boca dos tribunais

    Estamos em portugal
    Uns fazem asneiras Chama-se doutores eng, Pol, etc .
    Os sofredores fica nas portas dos tribunais. É que temos

RESPONDER

"Tofu nunca causou uma pandemia", publica PETA em outdoors

A organização de direitos dos animais PETA está a incentivar os norte-americanos a experimentar tofu, através de anúncios em 'outdoors' nos Estados Unidos (EUA) onde defendem que o produto de soja "nunca causou uma pandemia". A …

Portugueses estão menos preocupados com a pandemia, mas apreensivos com a economia

O grau de preocupação com a pandemia diminuiu de 80,9% durante o estado de emergência para 76,2% no estado de calamidade, mas os portugueses estão mais alerta quanto ao impacto na economia, conclui um inquérito …

Nova morte, saqueamentos e protestos. Minneapolis vive caos após homicídio de George Floyd

Um homem foi encontrado morto a tiro, na madrugada de hoje, suspeito de ter sido vítima dos protestos, em Minneapolis, contra a morte de um homem negro sob custódia policial. Durante a noite de quarta-feira, milhares …

Filho de Deeney tem problemas respiratórios. Jogador foi alvo de abusos por recusar treinar

O futebolista Troy Deeney, capitão do Watford, revelou que tem sido alvo de abusos e comentários depreciativos, por ter recusado voltar aos treinos, face aos problemas respiratórios do seu filho. “Vi comentários em relação ao meu …

Parlamento aprova alargamento de apoios a todos os sócios-gerentes afetados pela pandemia

O parlamento aprovou hoje, em votação final global, um texto final que alarga os apoios no âmbito do `layoff´ aos sócios-gerentes das micro e pequenas empresas afetadas pela pandemia covid-19, independentemente do volume de faturação. Com …

Pandemia de covid-19 alimenta corrupção na América Latina

A propagação da Covid-19 na América Latina está a alimentar a corrupção nos vários países que a integram, que vai desde a inflação dos preços a situações de aproveitamento económico e de ligações entre políticos …

Mais de 500 católicos portugueses contra proibição de comunhão na boca

Mais de 500 católicos portugueses, entre leigos e sacerdotes, apelaram à Conferência Episcopal Portuguesa para revogar a proibição de os fiéis receberem a comunhão na boca, por causa da pandemia de covid-19, informou na quarta-feira …

Adeptos recusam devolução dos bilhetes. Bayern distribui dinheiro por clubes amadores

Os adeptos do Bayern renunciaram ao direito de serem reembolsados pelos bilhetes comprados para os jogos até ao final da temporada. O clube decidiu distribuir o dinheiro pelos emblemas amadores da região da Baviera. Tal como …

Trabalhadores acusam TAP de pagar abaixo do salário mínimo a tripulantes em lay-off

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) acusou hoje a TAP de não estar a pagar o previsto na lei do ‘lay-off’, indicando vários casos em que a remuneração é inferior …

Tesla baixa preço de quase todos os modelos nos Estados Unidos

A empresa de carros elétricos Tesla baixou o preço dos Modelos 3, S e X no mercado norte-americano, visando estimular as vendas que estão em declínio durante a pandemia, avança a agência Reuters. O semanário …