Mãe que colocou bebé no lixo acusada de tentativa de homicídio

INEM / Instagram

“Bem-vindo puto!” INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) divulga foto do bebé encontrado no lixo.

O Ministério Público acusou de tentativa de homicídio qualificado a mãe que colocou o filho recém-nascido no interior de um ecoponto junto à estação ferroviária de Santa Apolónia, em Lisboa.

A 4 de novembro, após o nascimento do bebé, a progenitora colocou o recém-nascido dentro de um saco plástico, “juntamente com os demais tecidos expelidos no momento do parto e colocou-o no interior de um ecoponto amarelo, abandonando, de seguida, o local”.

“A arguida ocultou sempre a sua gravidez, e decidiu ter o seu filho sem qualquer assistência hospitalar e sem dar conhecimento a ninguém, sempre com o intuito de lhe tirar a vida imediatamente após o seu nascimento, escondendo de todos o que tinha feito”, descreve uma nota da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa, citada pelo Público.

O bebé correu o risco de não sobreviver à hipotermia e, depois de ter sido assistido no hospital, foi entregue a uma família de acolhimento.

Em novembro, o embaixador de Cabo Verde em Portugal revelou que a mãe e os irmãos da arguida estavam a tentar obter a guarda da criança. A progenitora, de nacionalidade cabo-verdiana, ficou em prisão preventiva, e assim se mantém.

O diário adianta que, quando foi ouvida por uma juíza de instrução criminal, a jovem contou que sabia estar grávida desde, pelo menos, o sétimo mês de gestação, por ter feito “um teste num centro de apoio a sem-abrigo, na Mouraria”.

Nessa altura, ter-lhe-ão perguntado se queria abortar, tendo respondido que não. No entanto, não é claro se sabia na altura que estava grávida de sete meses.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.