Mãe de jornalista desaparecido na Síria pede ajuda à Casa Branca para que o filho seja libertado

(dr) The Family of Austin Tice

Austin Tice, o fotojornalista norte-americano desaparecido na Síria em 2012

A mãe de um jornalista norte-americano que desapareceu na Síria, em 2012, pediu ajuda à Casa Branca, esta segunda-feira, para conseguir a sua libertação, alegando que um ou mais altos funcionários bloquearam conversas com o Governo de Damasco.

Numa conferência de imprensa para falar sobre a situação do seu filho, Debra Tice disse que acredita que o Governo sírio estaria disposto a conversar com Washington desde 2014, mas que o Governo norte-americano não conduziu essas negociações.

Há um alto funcionário do Governo dos EUA que duvida ou estagna”, disse a progenitora, citada pela Swissinfo, recusando-se a dar mais detalhes sobre se é a mesma pessoa que negociava na administração do ex-Presidente Barack Obama.

Em reação a estas declarações, o Departamento de Estado norte-americano disse apenas que continua a trabalhar na libertação de Austin Tice, fotojornalista que desapareceu na Síria em 2012.

De acordo com o mesmo portal suíço, Debra Tice afirmou que, durante uma das suas visitas à Síria, em 2014, recebeu uma mensagem do Governo de Damasco a informar que apenas consideraria negociar com “um funcionário com o cargo apropriado” e que desde então pressiona Washington para aceitar a oferta.

A mãe deste fotojornalista, que trabalhou como freelancer para órgãos de comunicação como o jornal Washington Post e agência AFP, disse ainda acreditar que Donald Trump quer ajudar na libertação do seu filho e espera, por isso, que este discuta o seu caso no discurso do Estado da União, que vai acontecer na próxima semana.

De acordo com o Washington Examiner, Tice, de 38 anos, entrou ilegalmente na Síria para documentar a guerra civil no país. O norte-americano pretendia sair em agosto de 2012, mas foi detido num posto de controlo.

Cinco semanas depois, um vídeo intitulado “Austin Tice ainda está vivo” foi publicado num site pró-Governo da Síria. O vídeo mostrava o fotojornalista de olhos vendados e a ser forçado a recitar uma oração dita pelos muçulmanos antes de morrer.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal com 425 novas infeções e 4 óbitos. Há mais 24 pessoas internadas

Portugal contabiliza esta segunda-feira mais quatro mortos relacionados com a covid-19 e 425 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da pandemia, Portugal …

Biden critica escolha de Amy Coney Barrett para o Supremo (e acusa Trump de querer eliminar Obamacare)

O candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, acusou hoje o Presidente Donald Trump de querer colocar no Supremo Tribunal dos Estados Unidos uma juíza conservadora para poder eliminar o seguro de saúde Obamacare em …

Ventura ataca Costa: é um "tipo desagradável" com "ar de pai Natal indiano"

Este sábado, em Coimbra, num comício como candidato presidencial, o líder do Chega dedicou várias críticas ao primeiro-ministro, António Costa. André Ventura chegou a Coimbra, pisou o púlpito e, munido de um microfone, criticou duramente o …

Se OE não for aprovado à esquerda, será a "certidão de óbito" do Governo (e o país "vai bater palmas" a Rio)

No seu habitual espaço de comentário na SIC este domingo, Luís Marques Mendes disse acreditar que o Orçamento de Estado para 2021 será aprovado mas, se não for aprovado à esquerda, será a "certidão de …

"Não estamos a salvar o Governo, mas o país". Ana Catarina Mendes pressiona esquerda para aprovar OE2021

A líder parlamentar do Partido Socialista (PS), Ana Catarina Mendes, disse, em entrevista à TSF, que o Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) traduz uma "agenda progressista e de esquerda" e que não há razões para …

Merkel visitou Navalny no hospital em Berlim. Opositor russo está "inesperadamente melhor"

A chanceler alemã, Angela Merkel, visitou Alexei Navalny no hospital de Charité, em Berlim, onde o opositor russo recebeu tratamento após ser envenenado com um agente nervoso do grupo Novichok, segundo o semanário alemão Der …

Nota artística. Derby de valsa bem ensaiada contra rumba dos inadaptados

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/boavista-0-5-porto-o-musical Deixa cá preparar o musical da segunda jornada... Hoje vou ao Boavista-Porto. Cinco golos para os forasteiros, não foi? Não. Isso foi na semana passada, o Famalicão-Benfica. Começo cedo a misturar tudo. Deixa cá ver, …

Drones comprados pela Força Aérea para vigiar incêndios não funcionam (e tiveram de ser devolvidos)

Dos 12 drones que a Força Aérea comprou para ajudar na vigilância na época de incêndios, apenas três funcionam. Os outros chegaram com falhas técnicas e operacionais. De acordo com o jornal i, os 12 drones …

Reino Unido pode ter "confinamento social total" (e pondera fechar durante duas semanas)

Perante uma eminente segunda vaga de casos, o Reino Unido está a ponderar aplicar restrições mais duras com o intuito de travar de forma mais eficaz a propagação da covid-19. A hipótese de confinamento social …

Justiça impede Donald Trump de proibir TikTok. Casa Branca vai recorrer

A Casa Branca disse que vai respeitar a ordem judicial que impede a proibição da aplicação TikTok nas plataformas de descarregamento de aplicações móveis nos Estados Unidos, mas anunciou que vai recorrer da decisão. Este domingo, …