Mãe de jornalista desaparecido na Síria pede ajuda à Casa Branca para que o filho seja libertado

(dr) The Family of Austin Tice

Austin Tice, o fotojornalista norte-americano desaparecido na Síria em 2012

A mãe de um jornalista norte-americano que desapareceu na Síria, em 2012, pediu ajuda à Casa Branca, esta segunda-feira, para conseguir a sua libertação, alegando que um ou mais altos funcionários bloquearam conversas com o Governo de Damasco.

Numa conferência de imprensa para falar sobre a situação do seu filho, Debra Tice disse que acredita que o Governo sírio estaria disposto a conversar com Washington desde 2014, mas que o Governo norte-americano não conduziu essas negociações.

Há um alto funcionário do Governo dos EUA que duvida ou estagna”, disse a progenitora, citada pela Swissinfo, recusando-se a dar mais detalhes sobre se é a mesma pessoa que negociava na administração do ex-Presidente Barack Obama.

Em reação a estas declarações, o Departamento de Estado norte-americano disse apenas que continua a trabalhar na libertação de Austin Tice, fotojornalista que desapareceu na Síria em 2012.

De acordo com o mesmo portal suíço, Debra Tice afirmou que, durante uma das suas visitas à Síria, em 2014, recebeu uma mensagem do Governo de Damasco a informar que apenas consideraria negociar com “um funcionário com o cargo apropriado” e que desde então pressiona Washington para aceitar a oferta.

A mãe deste fotojornalista, que trabalhou como freelancer para órgãos de comunicação como o jornal Washington Post e agência AFP, disse ainda acreditar que Donald Trump quer ajudar na libertação do seu filho e espera, por isso, que este discuta o seu caso no discurso do Estado da União, que vai acontecer na próxima semana.

De acordo com o Washington Examiner, Tice, de 38 anos, entrou ilegalmente na Síria para documentar a guerra civil no país. O norte-americano pretendia sair em agosto de 2012, mas foi detido num posto de controlo.

Cinco semanas depois, um vídeo intitulado “Austin Tice ainda está vivo” foi publicado num site pró-Governo da Síria. O vídeo mostrava o fotojornalista de olhos vendados e a ser forçado a recitar uma oração dita pelos muçulmanos antes de morrer.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Tofu nunca causou uma pandemia", publica PETA em outdoors

A organização de direitos dos animais PETA está a incentivar os norte-americanos a experimentar tofu, através de anúncios em 'outdoors' nos Estados Unidos (EUA) onde defendem que o produto de soja "nunca causou uma pandemia". A …

Portugueses estão menos preocupados com a pandemia, mas apreensivos com a economia

O grau de preocupação com a pandemia diminuiu de 80,9% durante o estado de emergência para 76,2% no estado de calamidade, mas os portugueses estão mais alerta quanto ao impacto na economia, conclui um inquérito …

Nova morte, saqueamentos e protestos. Minneapolis vive caos após homicídio de George Floyd

Um homem foi encontrado morto a tiro, na madrugada de hoje, suspeito de ter sido vítima dos protestos, em Minneapolis, contra a morte de um homem negro sob custódia policial. Durante a noite de quarta-feira, milhares …

Filho de Deeney tem problemas respiratórios. Jogador foi alvo de abusos por recusar treinar

O futebolista Troy Deeney, capitão do Watford, revelou que tem sido alvo de abusos e comentários depreciativos, por ter recusado voltar aos treinos, face aos problemas respiratórios do seu filho. “Vi comentários em relação ao meu …

Parlamento aprova alargamento de apoios a todos os sócios-gerentes afetados pela pandemia

O parlamento aprovou hoje, em votação final global, um texto final que alarga os apoios no âmbito do `layoff´ aos sócios-gerentes das micro e pequenas empresas afetadas pela pandemia covid-19, independentemente do volume de faturação. Com …

Pandemia de covid-19 alimenta corrupção na América Latina

A propagação da Covid-19 na América Latina está a alimentar a corrupção nos vários países que a integram, que vai desde a inflação dos preços a situações de aproveitamento económico e de ligações entre políticos …

Mais de 500 católicos portugueses contra proibição de comunhão na boca

Mais de 500 católicos portugueses, entre leigos e sacerdotes, apelaram à Conferência Episcopal Portuguesa para revogar a proibição de os fiéis receberem a comunhão na boca, por causa da pandemia de covid-19, informou na quarta-feira …

Adeptos recusam devolução dos bilhetes. Bayern distribui dinheiro por clubes amadores

Os adeptos do Bayern renunciaram ao direito de serem reembolsados pelos bilhetes comprados para os jogos até ao final da temporada. O clube decidiu distribuir o dinheiro pelos emblemas amadores da região da Baviera. Tal como …

Trabalhadores acusam TAP de pagar abaixo do salário mínimo a tripulantes em lay-off

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) acusou hoje a TAP de não estar a pagar o previsto na lei do ‘lay-off’, indicando vários casos em que a remuneração é inferior …

Tesla baixa preço de quase todos os modelos nos Estados Unidos

A empresa de carros elétricos Tesla baixou o preço dos Modelos 3, S e X no mercado norte-americano, visando estimular as vendas que estão em declínio durante a pandemia, avança a agência Reuters. O semanário …