Mãe de Angélico Vieira condenada a pagar 2 milhões de euros

O Tribunal de Aveiro condenou Filomena Angélico, mãe do cantor Angélico Vieira, a pagar uma indemnização de 2 milhões de euros a Armanda Leite, a ex-modelo que seguia no BMW conduzido por Angélico quando este se despistou, em 2011.

A justiça comprovou a culpa do cantor e condutor, que seguia a 200 Km/h quando o pneu do veículo rebentou e o carro acabou por derrapar durante 300 metros.

Nesta indemnização, 1,5 milhões correspondem aos danos físicos sofridos por Armanda e 500 mil ao investimento que os pais da mesma terão de fazer para a adaptar a casa. No entanto, a indemnização poderá subir até aos 5 milhões de euros já que a mãe será também condenada ao pagamento de um valor mensal.

Foi há mais de 5 anos, em 2011, que o BMW se despistou na A1, em Estarreja, com consequências irreparáveis à saúde de Armanda, que depois de sofrer de um traumatismo cranioencefálico grave, tem problemas ao nível da fala, continua de cadeira de rodas e apresenta um grau de incapacidade superior a 98%.

Apesar da relação próxima entre a requerente e a arguida, Armanda pediu uma indemnização de 5,7 milhões de euros aos pais do cantor, ao Fundo de Garantia Automóvel e ao stand AugusCar, onde foi comprado o BMW.

O advogado do stand automóvel, João Magalhães, disse ao JN que a firma foi absolvida.

Em 2015, os pais de Angélico Vieira já tinham sido condenados a pagar uma compensação de 117 mil euros aos pais da outra vítima mortal, Hélio Filipe, decisão que foi revogada pelo Tribunal da Relação do Porto.

Avatar ZAP // Move

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Mais uma sentença de juízes desprovidos de bom senso. Uma morte vale em geral 25.000€ alguém que até seria noutro cenário considerada cumplice, tem direito a uma indemnização de 5 milhões. Enfim…

    • Dá um valor muito pequeno à sua vida! €25.000,00; só!!! Aposentada sou eu e dou muito mais valor à minha vida!

      Sem contar que da avaliação de uma vida contam vários factores, ou seja a vida de cada pessoa não é igual em todos os indivíduos.

      Neste caso concreto, só admiro a mãe ser responsabilizada pela desgraça do filho, sendo este maior! Leis, são leis…

  2. Isto em Portugal um gajo só lida é com merda. Além do valor ser um absurdo (alguém vai construir umas boas casas à conta), o que é que a Mãe tem de ser culpada? O Filho não era maior de idade??? Eu emigrava era para a conchinchina sem deixar rasto e que fossem lá cobrar se quisessem. Xulices…

  3. Partem todos do pressuposto que a referida mãe tem dinheiro para pagar a indemnização. Eu penso que será mais uma daquelas condenações que nunca será efetivada na prática, pelo menos pela totalidade.
    E há muitas condenações que nunca são efetivamente cumpridas porque não há quem as faça cumprir.

  4. Expliquem antes de mais do porquê de ser a mãe a indemnizar a família do falecido e da sobrevivente. Talvez porque é a herdeira dos bens do filho? Não sei

  5. Porquê a mãe pagar indemnização dum filho maior e vacinado. A namorada também gostava de loucuras e inovações, portanto quando entrou naquele carro sabia quem estava a conduzir. Lá diz o ditado ” quem anda à chuva molhasse “

RESPONDER

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Leão domável e jackpot para o dragão

A primeira derrota do campeão Sporting. Dragão enche o cofre. As frases e números da semana. Visto da Linha de Fundo. Salvar a honra SL Benfica (Seferovic 12' e 49' g.p., Pizzi 29', Lucas Veríssimo 37') …

Leão está mais otimista (e acredita que PIB vai crescer acima da meta)

O ministro das Finanças, João Leão, está mais confiante numa subida do PIB acima da de 4%, prevista no Programa de Estabilidade para este ano. João Leão acredita que o Produto Interno Bruto (PIB) vai …

Reino Unido inicia nova etapa de desconfinamento com viagens para Portugal

O Reino Unido inicia hoje uma nova etapa do plano de desconfinamento, incluindo autorização para viajar de férias para o estrangeiro, mas apenas alguns países, entre os quais Portugal, permitem a entrada a britânicos. Dos 12 …

Sporting campeão da Europa de hóquei em patins pela terceira vez

O Sporting conquistou, este domingo, a Liga Europeia de hóquei em patins pela terceira vez, a segunda consecutiva, ao vencer o FC Porto, por 4-3, após prolongamento, na final disputada no Luso. Os leões revalidaram o …

Romanos tinham um sistema para manter o seu maior aqueduto limpo

Cientistas conseguiram perceber qual foi o sistema usado pelos Romanos no Aqueduto de Valente, situado na atual Turquia, para manter esta poderosa infraestrutura tão limpa. O Aqueduto de Valente, em Istambul, na Turquia, já foi uma …

PS reforça liderança. PSD abaixo do resultado das legislativas de 2019

A mais recente sondagem da Intercampus para o CM/CMTV e Jornal de Negócios mostra que o PS continua a subir nas intenções de voto (e o PSD a descer). Segundo o Correio da Manhã, o fosso …

Costa deve remodelar o Governo em outubro (e "Eduardo Cabrita vai sair nessa ocasião")

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes antecipou que António Costa se prepara para fazer uma remodelação do Governo após as eleições autárquicas. O conselheiro de Estado disse também que o …

Ataque mais mortífero. Aviões israelitas lançam novos ataques em Gaza

Este domingo foi o dia mais mortal do conflito. O exército israelita voltou a fazer dezenas de ataques na Faixa de Gaza, enquanto grupos armados disparavam foguetes contra Israel. Este domingo, ataques aéreos israelitas à cidade …

Dos ecossistemas à economia. Vespas são mais importantes do que se pensa

As vespas trazem grandes benefícios para os ecossistemas, a nossa saúde e até a economia mundial, mostra um novo estudo feito por investigadores britânicos. Ao ver uma vespa, o instinto da grande maioria das pessoas é …

Portugal com um recorde de 200 mil vacinados este fim-de-semana

A task force que coordena o programa de vacinação contra a covid-19 em Portugal previu que este fim-de-semana tenham sido vacinadas 200 mil pessoas. "De acordo com dados provisórios, neste fim-de-semana foram, até às 18h00, …