Mãe de Angélico Vieira condenada a pagar 2 milhões de euros

O Tribunal de Aveiro condenou Filomena Angélico, mãe do cantor Angélico Vieira, a pagar uma indemnização de 2 milhões de euros a Armanda Leite, a ex-modelo que seguia no BMW conduzido por Angélico quando este se despistou, em 2011.

A justiça comprovou a culpa do cantor e condutor, que seguia a 200 Km/h quando o pneu do veículo rebentou e o carro acabou por derrapar durante 300 metros.

Nesta indemnização, 1,5 milhões correspondem aos danos físicos sofridos por Armanda e 500 mil ao investimento que os pais da mesma terão de fazer para a adaptar a casa. No entanto, a indemnização poderá subir até aos 5 milhões de euros já que a mãe será também condenada ao pagamento de um valor mensal.

Foi há mais de 5 anos, em 2011, que o BMW se despistou na A1, em Estarreja, com consequências irreparáveis à saúde de Armanda, que depois de sofrer de um traumatismo cranioencefálico grave, tem problemas ao nível da fala, continua de cadeira de rodas e apresenta um grau de incapacidade superior a 98%.

Apesar da relação próxima entre a requerente e a arguida, Armanda pediu uma indemnização de 5,7 milhões de euros aos pais do cantor, ao Fundo de Garantia Automóvel e ao stand AugusCar, onde foi comprado o BMW.

O advogado do stand automóvel, João Magalhães, disse ao JN que a firma foi absolvida.

Em 2015, os pais de Angélico Vieira já tinham sido condenados a pagar uma compensação de 117 mil euros aos pais da outra vítima mortal, Hélio Filipe, decisão que foi revogada pelo Tribunal da Relação do Porto.

ZAP // Move

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Mais uma sentença de juízes desprovidos de bom senso. Uma morte vale em geral 25.000€ alguém que até seria noutro cenário considerada cumplice, tem direito a uma indemnização de 5 milhões. Enfim…

    • Dá um valor muito pequeno à sua vida! €25.000,00; só!!! Aposentada sou eu e dou muito mais valor à minha vida!

      Sem contar que da avaliação de uma vida contam vários factores, ou seja a vida de cada pessoa não é igual em todos os indivíduos.

      Neste caso concreto, só admiro a mãe ser responsabilizada pela desgraça do filho, sendo este maior! Leis, são leis…

  2. Isto em Portugal um gajo só lida é com merda. Além do valor ser um absurdo (alguém vai construir umas boas casas à conta), o que é que a Mãe tem de ser culpada? O Filho não era maior de idade??? Eu emigrava era para a conchinchina sem deixar rasto e que fossem lá cobrar se quisessem. Xulices…

  3. Partem todos do pressuposto que a referida mãe tem dinheiro para pagar a indemnização. Eu penso que será mais uma daquelas condenações que nunca será efetivada na prática, pelo menos pela totalidade.
    E há muitas condenações que nunca são efetivamente cumpridas porque não há quem as faça cumprir.

  4. Expliquem antes de mais do porquê de ser a mãe a indemnizar a família do falecido e da sobrevivente. Talvez porque é a herdeira dos bens do filho? Não sei

  5. Porquê a mãe pagar indemnização dum filho maior e vacinado. A namorada também gostava de loucuras e inovações, portanto quando entrou naquele carro sabia quem estava a conduzir. Lá diz o ditado ” quem anda à chuva molhasse “

RESPONDER

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …

"Ficamos chocados." Cientistas redescobrem abelha azul que pensavam estar extinta

Um tipo de abelha azul reapareceu recentemente na Florida, nos Estados Unidos, depois de ter sido vista pela última vez em 2016. Além de azul, a espécie é nova e extremamente rara. Os cientistas estavam convencidos …

Missão da Space X acoplou com sucesso. Astronautas da NASA já chegaram à EEI

A cápsula Dragon que transporta os astronautas da agência espacial norte-americana (NASA) já acoplou à Estação Espacial Internacional, após terem partido no primeiro voo privado rumo ao espaço, neste sábado. Foi às 15:17 (hora de Lisboa) …

Venezuela vai aliviar quarentena com método próprio

Nicolás Maduro anunciou que, a partir de segunda-feira, a Venezuela vai aplicar um modelo próprio de quarentena preventiva da covid-19, que combina cinco dias de flexibilização disciplinada com dez de confinamento obrigatório. “É o modelo cinco …

Uma escultura gigante de uma ave está a espalhar gargalhadas numa cidade da Austrália

Um escultor australiano aproveitou o tempo de quarentena devido à pandemia de covid-19 para construir uma kookaburra eletrónica com quase quatro metros de altura, que até faz os mesmos movimentos e barulhos que o famoso …

Termina o prazo para limpar terrenos. Fiscalização arranca segunda-feira

O prazo para a limpeza de terrenos florestais termina este domingo, após prorrogação, por duas vezes, devido à pandemia da covid-19. Em caso de incumprimento, os proprietários ficam sujeitos a contraordenações, com coimas entre 280 e …