Maduro ordena à petrolífera estatal que venda 4,5 milhões de barris em criptomoeda

Cristian Hernandez / Lusa

Nicolás Maduro, Presidente da Venezuela

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ordenou na terça-feira à petrolífera estatal venezuelana (PDVSA) que venda 4,5 milhões de barris de petróleo da sua reserva física na criptomoeda do país (moeda virtual), designada petro.

“Decreto a venda de 4,5 milhões de barris de petróleo em petro, proveniente da reserva certificada física de 430 milhões de barris atualmente mantida pela PDVSA”, afirmou Nicolás Maduro, citado pela agência EFE, no seu discurso de balanço anual proferido perante a Assembleia Nacional Constituinte, composta apenas por chavistas (apoiantes de Hugo Chavez).

Além disso, Maduro disse que “após a conclusão da venda destes 4,5 milhões de barris”, deve iniciar-se “a oferta regular em petro de 50 mil barris diários como mecanismo de exploração”. Tudo isto, “até se atingir a meta de vender toda a produção petrolífera em petro”, adiantou o Presidente venezuelano.

Desta forma, serão estabelecidos, consolidados e ampliados “o ecossistema e os mecanismos” que são “vitais para a consolidação do petro”, a criptomoeda venezuelana que o Governo decretou de uso obrigatório.

Em relação à utilização do petro nas vendas da PDVSA, Nicolás Maduro determinou que se venda nessa criptomoeda “toda a gasolina” da companhia estatal “para aviões que cobrem as rotas internacionais”.

Nicolás Maduro anunciou em dezembro de 2017 a criação da moeda virtual petro, apoiada, entre outras, nas reservas petrolíferas do país e lançada para lutar contra o “bloqueio financeiro” dos Estados Unidos.

// Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

"O índio está evoluindo e cada vez mais é um ser humano igual a nós", diz Bolsonaro

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse, durante um vídeo em direto em que comentava a criação do Conselho da Amazónia, que "o índio está evoluindo e cada vez mais é um ser humano igual …

Jorge Brito Pereira deixa de ser advogado de Isabel dos Santos

O advogado anunciou, esta sexta-feira, que saiu da sociedade de advogados Uría Menéndez Proença de Carvalho, suspendeu a atividade profissional e, como consequência, vai cessar "o patrocínio jurídico" à empresária angolana. "Face às informações publicadas nos …

621 milhões de euros. Ministra reconhece que redução do défice no SNS ficou aquém

A ministra da Saúde reconheceu, esta sexta-feira, que a redução do défice do SNS em 2019 para 621 milhões ficou aquém do que estava previsto, sublinhando o aumento dos custos com pessoal. A ministra da Saúde, …

Governo prevê descontos nas portagens no interior

A ministra da Coesão Territorial disse esta sexta-feira que o novo modelo de desconto das portagens para o interior do país prevê descontos para quem vive, para quem trabalha e para quem visita no …

Excesso de higiene está a tornar a nossa saúde mais frágil, aponta estudo

Um grupo de investigação do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) divulgou recentemente um estudo sobre a perda de diversidade da flora intestinal - também denominada como microbiota - e as consequências desta diminuição na nossa …

Tiroteio na Alemanha faz pelo menos seis mortos e vários feridos

Pelo menos seis pessoas morreram e várias ficaram feridas num tiroteio, esta sexta-feira, na cidade alemã de Rot am See. De acordo com vários media alemães, pelo menos seis pessoas morreram num tiroteio em Rot am …

IKEA aumenta salário de entrada dos trabalhadores para 700 euros

A IKEA aumentou o salário de entrada para trabalhadores a tempo inteiro de 650 euros para 700 euros brutos mensais, acima do salário mínimo nacional (635 euros), anunciou hoje a cadeia de venda de mobiliário. Em …

Mortes nos Comandos. Recruta diz que colocaram um cateter em Hugo Abreu já depois de estar morto

Rodrigo Silvano, o último recruta no curso 127 de Comandos a sair da tenda de enfermaria onde morreu Hugo Abreu no primeiro dia da Prova Zero, relatou ao tribunal que viu o enfermeiro do INEM …

Rafa inegociável. Benfica só vende por 80 milhões de euros

Rafa é inegociável. O Benfica só deixar sair o extremo de 26 anos pelo valor da sua cláusula de rescisão, que está fixada nos 80 milhões de euros. A notícia é avançada esta sexta-feira pelo Correio …

França é esta sexta-feira novamente palco de greve geral contra reforma das pensões

Os sindicatos franceses voltam à rua no 51.º dia de greve contra a reforma das pensões que é apresentada esta sexta-feira no Conselho de Ministros. Durante esta sexta-feira, não se espera o nível de paralisação …