Maduro anuncia criação da El Petro, a “bitcoin chavista”

Fabio Rodrigues Pozzebom / ABr

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou este domingo a criação da ‘El Petro’, a “bitcoin venezuelana”.

A ‘El Petro’ é uma moeda virtual apoiada, entre outras, nas reservas petrolíferas do país e lançada para lutar contra o “bloqueio financeiro” dos Estados Unidos.

“Anuncio que a Venezuela vai criar um novo sistema monetário que tem como base as suas reservas de petróleo. A Venezuela vai criar uma moeda, a ‘Petro’, para progredir em matéria de soberania monetária, para realizar transações financeiras apesar do bloqueio financeiro”, afirmou Nicolás Maduro.

Segundo o presidente venezuelano, a proposta para a criação da criptomoeda partiu do ministro da Educação Universitária, Ciência e Tecnologia, Hugbel Roa, que deve assumir a tarefa de disponibilizar a Petro.

A Venezuela detém uma das maiores reservas petrolíferas do mundo mas, a par do petróleo, a nova moeda virtual também terá como base as reservas de gás e os ‘stocks’ de ouro e de diamantes do país, segundo precisou o chefe de Estado venezuelano durante o seu programa televisivo semanal, transmitido pelo canal estatal VTV.

“Isto vai permitir-nos avançar para novas formas de financiamento internacional para o desenvolvimento económico e social do país“, declarou ainda.

A Venezuela atravessa uma profunda crise política, económica e social. As importações diminuíram cerca de 80% e a população está a enfrentar uma grave escassez de alimentos e de remédios.

Várias agências de ‘rating’ já declararam que a Venezuela, bem como a companhia petrolífera estatal PDVSA, entrou em default, o incumprimento de pagamentos da dívida internacional.

Caracas acusa Washington de “perseguição financeira”, uma vez que o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump impôs, em finais de agosto, sanções económicas à Venezuela.

A moeda virtual chavista, no entanto, deve ter várias diferenças básicas em relação à bitcoin, já que vai ser controlada e emitida por um país e será atrelada a um bem físico, como as reservas de petróleo.

Segundo a Reuters, o anúncio da criação da nova moeda foi recebido com desdém por adversários do governo chavista, que apontaram a falta de credibilidade financeira da Venezuela para garantir o valor de uma nova moeda.

“Nicolás Maduro está a ser um palhaço. Esta moeda virtual não tem credibilidade“, disse o deputado da oposição e economista Angel Alvarado. “Não vejo futuro nisto”, acrescentou o colega legislador da oposição, José Guerra.

ZAP // Ciberia / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. quem não consegue cumprir as obrigações financeiras que já tem e já entrou em default, tem zero credibilidade para criar seja que tipo de moeda for. É uma fuga para a frente que em nada resolve os problemas da Venezuela nem do seu povo

RESPONDER

Caso do bebé sem rosto. Rodrigo não tem parte do cérebro

Rodrigo, o bebé que nasceu com malformações graves a 7 de outubro no Hospital de Setúbal, não tem parte do cérebro, de acordo com o Correio da Manhã. Segundo escreve esta terça-feira o matutino, o bebé, …

IKEA desenvolve linha inspirada nos desafios de viver em Marte

A Estação de Pesquisa do Deserto de Marte (MDRS) é um habitat marciano simulado em Utah, nos Estados Unidos (EUA), propriedade da Mars Society. Trata-se de uma instalação de pesquisa na qual os cientistas vivem …

"Boas notícias" na Saúde. Costa promete mexidas nas taxas moderadoras já no Orçamento

No conselho de ministros desta quarta-feira, o Governo vai aprovar um plano de investimentos plurianuais no SNS, para a contratação de recursos humanos e aquisição de equipamentos. O primeiro-ministro, António Costa, prometeu aumentar o investimento na …

AMA deixa a porta aberta para russos competirem como atletas neutros

A Agência Mundial Antidopagem (AMA) considerou esta segunda-feira que dificilmente o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) anulará os quatro anos fora das competições internacionais com que sancionou a Rússia, devido a questões relacionadas com doping. A …

Portugal na pior posição de sempre no Índice de Desempenho das Alterações Climáticas

Portugal caiu oito lugares no Índice de Desempenho das Alterações Climáticas (CCPI), com o desempenho do país a descer em quase todas as categorias, segundo o "Índice 2020" divulgado esta terça-feira. Com a pior posição de …

Costa pede a Bruxelas que IVA da luz possa variar com consumo

O primeiro-ministro enviou, esta terça-feira, uma carta à presidente da Comissão Europeia solicitando a alteração de critérios do IVA da energia para permitir a variação da taxa "em função dos diferentes escalões de consumo". No debate …

Uma ode aos sem-abrigo. Banksy presenteia Birmingham com uma nova obra de arte

Desta vez, Banksy deixou a sua marca na cidade britânica de Birmingham. A nova obra de arte, composta por duas renas, é uma ode aos sem-abrigo e à solidariedade da cidade britânica. Numa parede da cidade …

Morreu o ator José Lopes. Amigos fazem apelo para pagar o funeral

Morreu o ator José Lopes, aos 61 anos. A notícia está a ser avançada por vários amigos e familiares através das redes sociais. O ator José Lopes, de 61 anos, terá sido encontrado dias depois de …

Governo Regional acusa República de dever à Madeira cerca de 427 milhões

A República detém uma dívida acumulada com a Madeira desde 2015 na ordem dos 427 milhões de euros, declarou o vice-presidente do Governo Regional. “Sobre a ajuda do Governo da República à Madeira temos vindo a …

Governo da Tunísia paga recompensas por denúncias de corrupção

O primeiro-ministro tunisino, Youssef Chahed, ofereceu esta segunda-feira recompensas até 50 mil dinares (16 mil euros) a quem denunciar situações de corrupção e colaborar com a Instância Nacional de Luta Contra a Corrupção (INLUCC). Ao discursar …