Maduro anuncia criação da El Petro, a “bitcoin chavista”

Fabio Rodrigues Pozzebom / ABr

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou este domingo a criação da ‘El Petro’, a “bitcoin venezuelana”.

A ‘El Petro’ é uma moeda virtual apoiada, entre outras, nas reservas petrolíferas do país e lançada para lutar contra o “bloqueio financeiro” dos Estados Unidos.

“Anuncio que a Venezuela vai criar um novo sistema monetário que tem como base as suas reservas de petróleo. A Venezuela vai criar uma moeda, a ‘Petro’, para progredir em matéria de soberania monetária, para realizar transações financeiras apesar do bloqueio financeiro”, afirmou Nicolás Maduro.

Segundo o presidente venezuelano, a proposta para a criação da criptomoeda partiu do ministro da Educação Universitária, Ciência e Tecnologia, Hugbel Roa, que deve assumir a tarefa de disponibilizar a Petro.

A Venezuela detém uma das maiores reservas petrolíferas do mundo mas, a par do petróleo, a nova moeda virtual também terá como base as reservas de gás e os ‘stocks’ de ouro e de diamantes do país, segundo precisou o chefe de Estado venezuelano durante o seu programa televisivo semanal, transmitido pelo canal estatal VTV.

“Isto vai permitir-nos avançar para novas formas de financiamento internacional para o desenvolvimento económico e social do país“, declarou ainda.

A Venezuela atravessa uma profunda crise política, económica e social. As importações diminuíram cerca de 80% e a população está a enfrentar uma grave escassez de alimentos e de remédios.

Várias agências de ‘rating’ já declararam que a Venezuela, bem como a companhia petrolífera estatal PDVSA, entrou em default, o incumprimento de pagamentos da dívida internacional.

Caracas acusa Washington de “perseguição financeira”, uma vez que o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump impôs, em finais de agosto, sanções económicas à Venezuela.

A moeda virtual chavista, no entanto, deve ter várias diferenças básicas em relação à bitcoin, já que vai ser controlada e emitida por um país e será atrelada a um bem físico, como as reservas de petróleo.

Segundo a Reuters, o anúncio da criação da nova moeda foi recebido com desdém por adversários do governo chavista, que apontaram a falta de credibilidade financeira da Venezuela para garantir o valor de uma nova moeda.

“Nicolás Maduro está a ser um palhaço. Esta moeda virtual não tem credibilidade“, disse o deputado da oposição e economista Angel Alvarado. “Não vejo futuro nisto”, acrescentou o colega legislador da oposição, José Guerra.

ZAP // Ciberia / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. quem não consegue cumprir as obrigações financeiras que já tem e já entrou em default, tem zero credibilidade para criar seja que tipo de moeda for. É uma fuga para a frente que em nada resolve os problemas da Venezuela nem do seu povo

RESPONDER

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …

Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico. Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína …

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …