Madrid blinda-se com canteiros e pinos nas ruas centrais

Marisacal / EPA

Madrid blinda-se com canteiros e pinos nas ruas centrais

Madrid reage preventivamente aos atentados da Catalunha. Este tipo de blindagem foi utilizado pela primeira vez na capital nas últimas festas natalícias, tendo ainda sido proibida a circulação de camiões em vários pontos da cidade.

A Câmara Municipal de Madrid está a colocar canteiros e pinos nas ruas centrais na sequência dos atentados na Catalunha, medida de segurança que já foi adotada noutras ocasiões quando a cidade acolheu eventos que envolvem multidões.

Fontes municipais confirmaram à agência noticiosa espanhola EFE a colocação daqueles obstáculos em diversas ruas de Madrid por motivos de segurança. A disposição dos canteiros e pinos está a ser feita desde a noite desta quinta-feira.

Treze pessoas morreram e cerca de uma centena ficou ferida num atentado terrorista em Barcelona, na tarde de quinta-feira.

A meio da tarde uma furgoneta galgou um passeio e atropelou dezenas de pessoas, nas Ramblas, no centro da cidade, tendo o ataque sido reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico.

Durante a madrugada, a polícia catalã abateu cinco indivíduos em Cambrils (Tarragona) na sequência de um atropelamento que provocou ferimentos a seis pessoas, uma das quais já morreu.

O Ministério do Interior, que coordena os dispositivos de segurança em matéria de terrorismo, foi quem ordenou a colocação daqueles obstáculos, para limitar a circulação de veículos em determinadas zonas mais frequentadas da cidade.

Este tipo de blindagem foi utilizado pela primeira vez em Madrid nas últimas festas natalícias, tendo ainda sido proibida a circulação de camiões em vários pontos da cidade. Espanha encontra-se desde junho de 2015 no nível 4 de alerta terrorista, o segundo mais alto.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

“É urgente“. Ex-ministros da educação querem abertura das escolas no verão

Os antigos ministros da educação, Maria de Lurdes Rodrigues e Marçal Grilo, defendem a abertura de escolas no verão para responder às dificuldades causadas pela pandemia. Maria de Lurdes Rodrigues e Marçal Grilo concordam que “é …

"Tirámos Trump de lá". Funcionário da CNN admite que canal quis ajudar Biden a vencer eleições

Um funcionário da CNN falou abertamente com um jornalista disfarçado sobre as motivações políticas que a emissora teve durante a eleição presidencial de 2020. A investigação foi divulgada pela Fox News, que relatou que o funcionário …

Cem mil famílias vão receber 1.300 euros para melhorar conforto térmico de casa

Cerca de 100 mil famílias carenciadas vão receber vouchers no valor de 1.300 euros para melhorar a eficiência energética das suas casas. Parte do dinheiro da “bazuca europeia” vai destinar-se a melhorar a eficiência energética. O …

Juventude Popular defende que corrupção deve prescrever apenas ao fim de 20 anos

A Juventude Popular (JP) preparou um conjunto de "propostas contra a corrupção" e defende que crimes como corrupção ativa e passiva devem prescrever ao fim de 20 anos. A Juventude Popular (JP) defende que crimes como …

EUA abrem "a cada 10 horas" uma nova investigação contra a China

O Departamento Federal de Investigação (FBI) dos Estados Unidos tem mais de duas mil investigações abertas relacionadas com o governo chinês e abre uma nova “a cada 10 horas”, disse o diretor da instituição ao …

São Miguel em Alto Risco a partir das 00h00 de sexta-feira

A ilha de São Miguel, nos Açores, entra oficialmente em situação de Alto Risco de contágio a partir da meia noite desta sexta-feira. A ilha de São Miguel, nos Açores, vai passar para o nível de …

Grupo de enfermeiros recorreu de queixa arquivada contra bastonária

O grupo de enfermeiros que tinha feito uma participação disciplinar contra a bastonária por causa de comentários nas redes sociais que consideram violadores dos deveres deontológicos, recorreu do arquivamento da queixa para o Tribunal Administrativo …

Myanmar. Junta militar retém familiares de soldados para impedir fugas

Um capitão, que desertou do exército birmanês para se juntar ao movimento de oposição ao golpe militar de fevereiro, acusou a junta militar de reter familiares de soldados para impedir deserções. Lin Htet Aung, que desertou …

NATO segue Estados Unidos e anuncia retirada de tropas do Afeganistão

O secretário-geral da NATO anunciou, esta quarta-feira, que as tropas da Aliança irão começar a sair do Afeganistão a 1 de maio, prevendo a retirada total do país nos meses que se seguirão. "Tendo em conta …

Matrículas poderão ser renovadas automaticamente nos anos de continuidade de ciclo

As matrículas para o próximo ano letivo dos alunos do ensino obrigatório poderão ser renovadas automaticamente nos anos de continuidade de ciclo, se não houver alterações substantivas, de acordo com um despacho publicado na quarta-feira. O …