Madeira quer vacinar jovens entre os 12 e 15 anos antes do início do ano letivo

Sanofi Pasteur / Flickr

O Governo Regional da Madeira quer vacinar contra a covid-19 jovens entre os 12 e 15 anos, antes do início do próximo ano letivo, anunciou, este domingo, o Secretário Regional de Saúde do arquipélago.

“Estamos à espera que a Direção-Geral de Saúde (DGS) tome a sua posição e a partir desse momento todos os nossos jovens serão vacinados antes do início do ano letivo“, declarou Pedro Ramos, este domingo, durante uma visita ao centro de vacinação do Funchal, citado pela rádio Renascença.

O Secretário Regional de Saúde lembrou ainda que a Agência Europeia do Medicamento (EMA) já deu autorização para a vacinação abaixo dos 18 anos com a vacina da Pfizer, ou com outras que “têm o mesmo mecanismo de ação”, como a da Moderna.

“Queremos começar o ano letivo com segurança. Essa segurança foi sempre inicialmente testada através do teste nos professores e, depois, através do teste nos alunos durante o ano de 2021. Neste momento, a estratégia na educação foi vacinar todos os professores e testar todos os alunos”, explicou o governante, citado pela rádio TSF.

Este domingo, assinalou-se a marca das 100 mil pessoas com a vacinação completa contra a covid-19 na Região Autónoma da Madeira. Pedro Ramos salientou que o arquipélago “continua em busca de atingir o objetivo da proteção completa, o que provavelmente será atingido em setembro“.

Em declarações à Renascença, o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, Filinto Lima, considerou que o Governo devia seguir o exemplo da Madeira.

“A vacinação é o método mais eficaz para evitar a propagação da pandemia. Temos de manter – sobretudo nas escolas – as regras e os procedimentos que os nossos alunos e professores estão a cumprir. Parece-me positiva a iniciativa da Madeira e gostaria que fosse transportada para o continente e levada a cabo no mais curto de espaço tempo possível”, declarou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O maior sistema de cavernas do mundo é (ainda) mais extenso do que se pensava

O maior sistema de cavernas do mundo estabeleceu um novo recorde depois de uma equipa de topógrafos conseguir mapear mais 13 quilómetros das passagens no Parque Nacional de Mammoth Cave, em Kentucky, nos Estados Unidos. As …

"Por trás lá vem a facada". Costa critica "duplicidade" da postura do Governo da Madeira

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu que as autonomias precisam de “solidariedade e confiança mútua”, assente na verdade, criticando a “duplicidade” da postura do Governo da Madeira no relacionamento com a República. “As autonomias exigem …

Estrela foi banquete de um buraco negro e criou um fenómeno raríssimo

O resultado do encontro entre um buraco negro e uma estrela azarada deu origem a um fenómeno raríssimo detetado por astrónomos. Ao medirem a radiação X enquanto a estrela era devorada, perceberam que estavam perante um …

Um carro movido a energia solar? Bom. Um carro-casa movido a energia solar para fazer 3 mil km? Melhor ainda

Projeto foi desenvolvido por estudantes universitários holandeses, cujo trabalho em veículos movidos a energia solar é já conhecido. O Stella Vita será testado numa viagem de longo curso pelo sul de Espanha já este mês, …

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …