Madeira prevê pagar testes em Lisboa a passageiros que viajem para a região

Homem de Gouveia / Lusa

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque

O Governo da Madeira quer estabelecer um protocolo com uma entidade em Lisboa e custear a realização de testes de despiste da covid-19 aos passageiros que viajem para a região.

Segundo o presidente do Executivo, Miguel Albuquerque, o custo a suportar pela região será na ordem dos 30 euros por cada análise. “Estamos a trabalhar para conseguir outra coisa muito importante que é possibilitar que os passageiros que embarcam para a Madeira possam realizar o teste, às custas do governo, em Lisboa, o que vem facilitar e prevenir” a propagação da covid-19 na região, disse.

Miguel Albuquerque, que falava numa visita às instalações do Serviço Regional da Proteção Civil e Bombeiros, no Funchal, fez esta deslocação para assinalar a entrada em vigor do Programa Operacional de Combate a Incêndios Florestais da Madeira (POCIF), que se prolonga até final de novembro.

O chefe do executivo madeirense realçou que a partir de 1 de julho os passageiros que desembarcarem nos aeroportos da Madeira e do Porto Santo devem ser portadores de um teste negativo realizado nas 72 horas anteriores.

Caso não disponham do documento, o teste será realizado nas infraestruturas aeroportuárias regionais, “a expensas do Governo Regional”, devendo o passageiro aguardar até ao máximo de 12 horas pelo resultado. Está a ser preparado o reforço das equipas de saúde afetas a esta funcionalidade, adiantou o social-democrata.

Albuquerque mencionou que o Executivo já suporta os custos deste teste em relação a vários grupos, “como os estudantes e as pessoas que não têm meios financeiros”. “Seria bom que abarcasse todos os que querem viajar para a Madeira, porque assim facilitava tudo.”

A assunção da despesa relativamente aos turistas, “nestes meses iniciais” é justificada pela importância do setor no arquipélago: para Miguel Albuquerque, é preferível “assumir esses custos e ter o início do desenvolvimento e reabertura do turismo do que estar a gastar esse dinheiro em subsídios de desemprego”.

A ideia está a ser trabalhada pelo secretário da Saúde da Madeira e permitirá que os visitantes possam realizar os testes “nos centros ou numa clínica em Lisboa”, ao mesmo preço. “Este é um exemplo para a Europa e a aviação civil de como se pode desenvolver as ligações e, de novo, a mobilidade, com um substrato e alicerce de segurança”, destacou.

A Madeira, sublinhou, “não pode correr riscos desnecessários”, sobretudo quando “um dos principais ativos que vai oferecer é ser uma região que tem quase zero casos ativos de covid”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas desenvolvem adesivo para verificar (sem dor) níveis de glicose

Cientistas desenvolveram um sensor que dizem poder penetrar a pele, sem dor associada, para conduzir testes de diagnóstico para condições de saúde como pré-diabetes. De acordo com o site Science Alert, a equipa de cientistas investigou …

Governo está "preparado" para estender moratórias (e não só)

Esta terça-feira, em entrevista à TVI, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital disse que o Governo está "preparado para estender as moratórias bancárias" e lançar novas linhas de crédito. Pedro Siza Vieira, …

Açores vão dar incentivo financeiro a quem fizer teste da covid-19 antes de visitar região

O presidente do Governo dos Açores anunciou esta terça-feira que será criado um “incentivo financeiro” para compra de bens ou serviços na região a quem pretender deslocar-se ao arquipélago e fizer o teste de covid-19 …

Venezuela apela à denúncia de pessoas com sotaque estrangeiro no país

O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), o partido do Governo do Presidente, Nicolás Maduro, apelou na terça-feira aos venezuelanos que informem sobre a presença no país de pessoas com sotaque estrangeiro. O pedido foi feito …

A radiação do seu telemóvel pode estar a matar insetos

Um novo estudo sugere que a radiação dos telemóveis pode ter contribuído para o declínio dramático das populações de insetos na Europa nos últimos anos. A radiação eletromagnética dos telemóveis e as redes Wi-Fi podem ser …

A água é, em simultâneo, dois líquidos num só

O super-resfriamento da água líquida a temperaturas mais baixas do que as alcançadas anteriormente revelou novas evidências de que a água pode existir como dois líquidos diferentes ao mesmo tempo. Uma equipa do Pacific Northwest National Laboratory …

Descoberto novo tipo de planeta no Deserto Neptuniano. Tem um "ano" que dura 19 horas

Uma equipa de cientistas da Universidade do Chile acaba de descobrir um novo tipo de exoplaneta, com um período orbital de 19 horas. Em comunicado, a equipa precisa que o planeta, batizado de LTT 9779 …

Veneno de tarântula pode ser benéfico no tratamento de dores viscerais

Uma equipa de investigadores australianos identificou dois peptídeos do veneno da tarântula, que podem ajudar a aliviar dores em órgãos do sistema digestivo. Há algum tempo que os cientistas investigam a funcionalidade do veneno em doenças, …

Cientistas propõem reciclar beatas de cigarro para fazer tijolos

Os cientistas afirmam que se apenas 2,5% dos tijolos produzidos em todo o mundo, anualmente, incluíssem 1% de beatas, seria possível reciclar todas as pontas de cigarro a nível global. Um grupo de investigadores da Escola …

Taxa de natalidade desce quase um terço em cidade chinesa

As autoridades chinesas reconheceram oficialmente que a taxa de nascimentos em Xinjiang, cidade situada no noroeste da China, desceu quase um terço em 2018, comparada com o ano anterior. De acordo com a CNN, o governo …