/

Madeira com mais alta taxa de infecções hospitalares do país

Elza Fiúza / ABr

-

O deputado CDS-PP na Assembleia Legislativa da Madeira Mário Pereira alertou hoje que os hospitais da região registam a mais alta taxa de infecções hospitalares do país, sendo que por cada 100 doentes atendidos 14 foram afectados.

“Entre 2010 e 2013, o número aumentou 44% e por cada 100 doentes admitidos, 14 ganharam uma infecção que não tinham, o que é o valor mais alto do país, pois nenhum hospital tem mais de 10%”, disse o parlamentar na Assembleia Legislativa da Madeira, no período de antes da ordem do dia.

O deputado apontou que esta situação consta de um relatório enviado pelo Serviço Regional de Saúde à Direcção-Geral de Saúde e constitui “um fiel indicador dos serviços prestados nos hospitais” da região.

Mário Pereira realçou que este problema não acontece por culpa dos profissionais, mas está relacionado com a qualidade das instalações e dos serviços prestados.

O médico enunciou nove razões para esta elevada taxa de infecções registada no serviço de saúde da Madeira, entre as quais “o nível de carência na reposição do material clínico, por via das dificuldades financeiras, que é preocupante”.

Mencionou, ainda, que as “normas de orientação clínica não foram atendidas, as acções de prevenção têm-se manifestado insuficientes” e há uma “desadequação das enfermarias” nas unidades hospitalares do arquipélago.

“Este problema não é exclusivamente financeiro e de gestão, é também político, de democracia”, declarou, salientando o “empenho dos profissionais de saúde no combate a estas infecções”.

O deputado realçou que no hospital do Funchal existe um enfermeiro para 20 doentes, enquanto na unidade dos Marmeleiros apenas há um destes profissionais para cada 50 utentes. “A Saúde é gerida sem sentido humano”, frisou.

Mário Pereira insistiu ser necessário “repensar e passar para a construção de uma nova unidade hospitalar para benefício dos profissionais de saúde e dos utentes” da Madeira.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.