Madeira com mais alta taxa de infecções hospitalares do país

Elza Fiúza / ABr

-

O deputado CDS-PP na Assembleia Legislativa da Madeira Mário Pereira alertou hoje que os hospitais da região registam a mais alta taxa de infecções hospitalares do país, sendo que por cada 100 doentes atendidos 14 foram afectados.

“Entre 2010 e 2013, o número aumentou 44% e por cada 100 doentes admitidos, 14 ganharam uma infecção que não tinham, o que é o valor mais alto do país, pois nenhum hospital tem mais de 10%”, disse o parlamentar na Assembleia Legislativa da Madeira, no período de antes da ordem do dia.

O deputado apontou que esta situação consta de um relatório enviado pelo Serviço Regional de Saúde à Direcção-Geral de Saúde e constitui “um fiel indicador dos serviços prestados nos hospitais” da região.

Mário Pereira realçou que este problema não acontece por culpa dos profissionais, mas está relacionado com a qualidade das instalações e dos serviços prestados.

O médico enunciou nove razões para esta elevada taxa de infecções registada no serviço de saúde da Madeira, entre as quais “o nível de carência na reposição do material clínico, por via das dificuldades financeiras, que é preocupante”.

Mencionou, ainda, que as “normas de orientação clínica não foram atendidas, as acções de prevenção têm-se manifestado insuficientes” e há uma “desadequação das enfermarias” nas unidades hospitalares do arquipélago.

“Este problema não é exclusivamente financeiro e de gestão, é também político, de democracia”, declarou, salientando o “empenho dos profissionais de saúde no combate a estas infecções”.

O deputado realçou que no hospital do Funchal existe um enfermeiro para 20 doentes, enquanto na unidade dos Marmeleiros apenas há um destes profissionais para cada 50 utentes. “A Saúde é gerida sem sentido humano”, frisou.

Mário Pereira insistiu ser necessário “repensar e passar para a construção de uma nova unidade hospitalar para benefício dos profissionais de saúde e dos utentes” da Madeira.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Procura mundial de petróleo pode alcançar o seu nível mais baixo numa década por causa do coronavírus

O surto de coronavírus afetará de forma "significativa" a procura global por petróleo, podendo esta atingir o seu nível de procura mais baixo numa década, alerta a Agência Internacional de Energia (IEA). Com a desaceleração da …

Vitória SC 1-2 Porto | “Dragão” cola-se à liderança

A Liga NOS está ao rubro. O FC Porto foi a Guimarães vencer o Vitória SC por 2-1 e está a apenas um ponto da liderança do campeonato, na sequência da derrota do Benfica no …

Ventura não faz "fretes". Chega não viabilizará Governo do PSD se não houver cedências

Para governar com a direita, o PSD precisa do recém-eleito Chega. No entanto, há características que separam os partidos: enquanto que os sociais-democratas se querem estabelecer ao centro, André Ventura estabelece linhas vermelhas e não …

Egito atinge 100 milhões de habitantes (mas não há grandes motivos para celebrar)

A população do Egito atingiu os 100 milhões de habitantes, tornando-se no país árabe mais populoso e o terceiro em África atrás da Etiópia e da Nigéria, anunciaram ontem as autoridades. O calculador eletrónico instalado no …

Coronavírus: Há mais dois casos suspeitos em Portugal

Há mais dois casos suspeitos de infeção por coronavírus em Portugal. Os doentes, que vieram da China, já foram encaminhados para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa, e para o Hospital de São João, no …

Morreu o ator Tozé Martinho

O ator António José Bastos de Oliveira Martinho, mais conhecido como Tozé Martinho, morreu este domingo aos 72 anos. Tozé Martinho morreu este domingo, aos 72 anos. O ator foi levado para o Hospital de Cascais, …

NASA já tem um preço para a próxima alunagem

O responsável pelos voos tripulados da NASA, Doug Loverro, revelou esta semana que a agência espacial vai precisar de  35 mil milhões de dólares nos próximos quatro anos para conseguir voltar a pisar a Lua …

Covid-19: FMI admite que crescimento mundial desça para 3,1% este ano

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional admitiu este domingo que a previsão de 3,3% para o crescimento da economia mundial possa descer 0,1 ou 0,2 pontos percentuais devido à propagação do coronavírus. "Por enquanto, a nossa …

Próximo Orçamento tem de começar a ser apresentado em abril (mas Centeno não o fará)

As novas regras de desenho de orçamentos vão ser novamente adiadas, avança este domingo o semanário Expresso. A equipa das Finanças já está concentrada no próximo Orçamento do Estado. No entanto, apesar de haver uma lei …

Exército do Canadá quer saia da farda mais curta para atrair mulheres

Para aumentar o alistamento de mulheres, o exército do Canadá está a considerar fazer alterações à farda, encurtando as saias, e referir-se às medalhas como "bling", palavra em inglês usada para se referir acessórios caros …