Maddie: inquérito reaberto em Portugal com novos elementos

Waerfelu / Wikimedia

Maddie McCann

Maddie McCann

O Ministério Público anunciou hoje a reabertura do inquérito sobre o desaparecimento da menina inglesa Madeleine McCann, mais de seis anos depois do desaparecimento da criança, depois de a Polícia Judiciária ter apresentado novos elementos.

Uma nota da Procuradoria Geral da República (PGR) adianta que o Ministério Público (MP) determinou a reabertura do inquérito segundo a lei processual penal que diz que “o inquérito só pode ser reaberto se surgirem novos elementos de prova que invalidem os fundamentos invocados pelo MP no despacho de arquivamento” do caso.

A PGR esclarece ainda que a reabertura do inquérito, que tinha sido encerrado em 2008, surge na sequência da proposta da PJ e atendendo à “apresentação de novos elementos indiciários que justificam o prosseguimento da investigação”.

Há dez dias, a polícia de Londres divulgou uma imagem gerada por computador de um possível suspeito do desaparecimento. Os investigadores britânicos, que também estão a trabalhar no caso, dizem que é possível que Madeleine, desaparecida no Algarve em 2007 pouco antes do seu 4º aniversário, ainda esteja viva. Segundo a polícia, as imagens foram baseadas em informações de testemunhas que viram um homem no resort português no dia em que a menina foi vista pela última vez.

Numa entrevista concedida nesta quinta-feira, Kate McCann e Gerry McCann afirmaram estar “muito satisfeitos com a decisão” do Ministério Público português. “Esperamos que agora, finalmente, a Madeleine seja encontrada e que descubram o responsável por esse crime”, disseram.

O advogado dos pais de Maddie revelou hoje que o casal foi informado de que os novos indícios, na base da reabertura do inquérito, “em nada apontam para a responsabilização” dos progenitores de Madeleine McCann. As declarações foram dadas quando questionado sobre a possibilidade de Gerry e Kate MaCann poderem vir a ser novamente constituídos arguidos.

“A família foi informada de que os novos indícios em nada apontam para a responsabilização dos pais [de Madeleine]”, garantiu o advogado.

 

MA / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Google cria modelo de cérebro mais detalhado (e com maior resolução) de sempre

A recriação 3D do cérebro de uma mosca da fruta - que mostra 20 milhões de sinapses e 25 mil neurónios - é a que tem a maior resolução até ao momento. Uma equipa de …

Morreu Kobe Bryant, uma das maiores estrelas de sempre da NBA

Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de sempre, morreu na manhã deste domingo em Calabasas, Califórnia, num desastre de helicóptero. De acordo com a TMZ, Bryant viajava com, pelo menos, três outras pessoas num helicóptero privado, …

Há seis queixas de violência policial por semana

Em Portugal, são apresentadas em média seis queixas semanais por violência policial, escreve o semanário Expresso na sua edição deste fim-de-semana, citando os dados mais recentes da Procuradoria-Geral da República. De acordo com os números, relativos …

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …

A Cybertruck de Musk poderá ser "incrivelmente barata" de produzir

A Cybertruck de Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, pode ser "incrivelmente barata" de produzir graças à sua inovadora tecnologia de carroçaria, afirmou um especialista em entrevista à Autoline Network. O engenheiro Sandy …

Novo estudo associa o burnout a uma consequência fatal

Uma nova investigação associa o burnout a um aumento de até 20% no risco de desenvolver fibrilhação auricular, a arritmia crónica mais frequente. O burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma …

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …