Macron sofre primeira derrota eleitoral

Stephane Mahe / EPA

O presidente francês, Emmanuel Macron

O presidente francês, Emmanuel Macron, sofreu este domingo o seu primeiro revés eleitoral, num dia em que a Câmara Alta do parlamento foi parcialmente renovada e onde a direita reforçou a sua maioria.

Segundo os resultados preliminares, o partido republicano, com 142 senadores, estava a caminho de fortalecer a sua presença no Senado.

“Enquanto aguardamos os resultados finais, sabemos que teremos cerca de 150 senadores, uma progressão inesperada”, disse Bruno Retailleau, presidente do partido no senado, citado pela agência de notícias francesa AFP.

Após o ato eleitoral, que serviu para renovar 171 dos 348 senadores, o partido do presidente Emmanuel Macron, que detinha 29 cadeiras, ficará com 20 a 30 senadores.

Em queda após as eleições presidenciais e legislativas, o Partido Socialista resistiu melhor do que o esperado, enquanto a Frente Nacional, partido de extrema-direita de Marine Le Pen, que tinha 2 senadores, não ganhou novos lugares.

Este revés eleitoral para o partido de Macron não o impedirá de governar, mas pode complicar a adoção de algumas das principais reformas com que o presidente francês prometeu “modernizar” o país.

Em França, a Câmara alta tem o poder de atrasar a adoção dos projetos do executivo ao qual é hostil, mas a última palavra pertence sempre aos deputados.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Costa foi omnipresente, agradeceu a regueifa e recarregou a "bazuca" como arma política

António Costa correu oito concelhos do Norte, em missão de campanha eleitoral. A "bazuca" europeia é usada como arma política, assim como a gestão da pandemia. A pandemia era um ponto de inflexão para as eleições …

"Queremos justiça", exigem famílias de vítimas do ataque em Cabul. CIA alertou para a presença de civis

A família das 10 vítimas mortais do ataque com drone dos EUA a um veículo em Cabul exigem que os operadores sejam julgados em tribunal. A CIA terá alertado para a presença de civis segundos …

Rio abre o jogo sobre o futuro do PSD. Não se recandidata se fizer "igual, pior ou muito pouquinho melhor"

Líder social-democrata deu a conhecer o que é, para o próprio, um bom resultado nas próximas autárquicas, recusou-se a falar sobre as movimentações internas no PSD, expôs o papel do partido na votação do OE …

Corpo encontrado em parque natural será de Gabby Petito

Este domingo foi encontrado um corpo no parque nacional de Wyoming, nos Estados Unidos, que corresponde ao da jovem Gabrielle Petito, que se encontrava desaparecida, anunciou a polícia federal norte-americana (FBI). "No início do dia de …

Nuno Espírito Santo admite que "muita coisa correu mal", mas não escapa às críticas

O Tottenham saiu derrotado por 3-0 do embate com o Chelsea. Nuno Espírito Santo reconheceu os problemas na equipa, que foi duramente criticada por Roy Keane. O Chelsea manteve-se no comboio dos líderes da Liga inglesa, …

Críticas às novas tabelas da ADSE em várias áreas da Saúde

A nova tabela da ADSE, que entrou em vigor a 01 de setembro, tem enfrentado críticas de vários setores da Saúde, desde dentistas a nutricionistas, principalmente pelos valores atribuídos a alguns atos, exclusões e restrições. A …

Cuba é o primeiro país a vacinar crianças a partir dos dois anos

Depois de um drástico aumento de casos e mortes em crianças, a estratégia de vacinação em Cuba mudou. Com o objetivo de ter mais de 90% dos 11 milhões de habitantes imunizados até Dezembro, as autoridades …

Penálti que deu vitória ao Sporting devia ter sido repetido

Um penálti convertido por Pedro Porro deu a vitória, este domingo, ao Sporting. Especialistas entendem que a grande penalidade devia ter sido repetida. O Sporting CP conquistou uma vitória sofrida, este domingo, após derrotar o Estoril …

Marques Mendes: Governo vai abrir discotecas e acabar com limite à lotação no comércio e restaurantes

Marques Mendes considera também que a task force para a vacinação deve ser extinta em Outubro e que em Dezembro deve ser decidida uma terceira dose para os cidadãos acima de 65 anos. No seu habitual …

OE2022: Governo negocia englobamento obrigatório de rendimentos no IRS

O englobamento obrigatório de rendimentos no IRS é uma medida que está incluída no programa do Governo e é um dos temas de grande interesse no núcleo comunista. O assunto está a ser negociado no …