/

Macron sofre primeira derrota eleitoral

Stephane Mahe / EPA

O presidente francês, Emmanuel Macron

O presidente francês, Emmanuel Macron, sofreu este domingo o seu primeiro revés eleitoral, num dia em que a Câmara Alta do parlamento foi parcialmente renovada e onde a direita reforçou a sua maioria.

Segundo os resultados preliminares, o partido republicano, com 142 senadores, estava a caminho de fortalecer a sua presença no Senado.

“Enquanto aguardamos os resultados finais, sabemos que teremos cerca de 150 senadores, uma progressão inesperada”, disse Bruno Retailleau, presidente do partido no senado, citado pela agência de notícias francesa AFP.

Após o ato eleitoral, que serviu para renovar 171 dos 348 senadores, o partido do presidente Emmanuel Macron, que detinha 29 cadeiras, ficará com 20 a 30 senadores.

Em queda após as eleições presidenciais e legislativas, o Partido Socialista resistiu melhor do que o esperado, enquanto a Frente Nacional, partido de extrema-direita de Marine Le Pen, que tinha 2 senadores, não ganhou novos lugares.

Este revés eleitoral para o partido de Macron não o impedirá de governar, mas pode complicar a adoção de algumas das principais reformas com que o presidente francês prometeu “modernizar” o país.

Em França, a Câmara alta tem o poder de atrasar a adoção dos projetos do executivo ao qual é hostil, mas a última palavra pertence sempre aos deputados.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.