Macron promete óculos, próteses dentárias e aparelhos auditivos grátis

Christophe Petit Tesson / EPA

Emmanuel Macron

O presidente francês, Emmanuel Macron, comprometeu-se a estabelecer gradualmente, até 1 de janeiro de 2021, um reembolso a 100% de óculos, aparelhos auditivos e próteses dentárias.

Esta era uma das medidas que constava no programa de saúde de Macron durante a campanha presidencial. O presidente francês, citado pelo Le Monde, afirmou que está “é uma conquista social essencial“.

Num vídeo publicado nas redes sociais pelo Palácio do Eliseu é possível ver Macron a defender, perante a sua equipa de comunicação, a necessidade de se avançar com esta medida, horas antes de um discurso sobre a reforma nos benefícios sociais.

Le Président ? Toujours exigeant.

Le Président ? Toujours exigeant. Pas encore satisfait du discours qu’il prononcera demain au congrès de la Mutualité, il nous précise donc le brief ! Au boulot !

Publicado por Élysée – Présidence de la République française em Terça-feira, 12 de Junho de 2018

“Investimos muito dinheiro em benefícios nos subsistemas de saúde e as pessoas ainda são pobres. As pessoas que nascem pobres continuam pobres“, lamentou Macron.

No vídeo, Macron defendeu os reembolsos totais para planos de saúde que estejam focados na prevenção de doenças. Uma medida que, garante, irá, traduzir-se numa redução de custos no futuro.

“É por isso que estamos a fazer as reformas. É sobre as coisas menores, como a assistência básica em odontologia, óculos graduados – isso representa um custo social. E é politicamente desprezível”, declarou.

Segundo o Diário de Notícias, já no 42º congresso da Mutualité Française, Macron notou que “muitos dos nossos concidadãos com doenças simples têm de desistir do tratamento“, acrescentando que muitos dos cidadãos franceses não têm “a oportunidade de sorri, ver, ouvir ou comer normalmente”.

O chefe de Estado francês falou aindau numa “revolução” na proteção social. “Precisamos intervir mais cedo, mais rápido e mais massivamente. Esta é a melhor maneira de lutar contra as desigualdades”, reiterou Macron.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Autarca de Cascais associa festa privada de luxo a “número muito expressivo” de casos

O presidente da Câmara Municipal de Cascais associou este sábado uma festa privada, organizada num clube de luxo na Avenida de Liberdade, a "um número muito expressivo de casos" registado no concelho. "A festa de aniversário …

João Almeida acaba em 4.º e faz história no Giro. É o melhor português de sempre na prova

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) subiu este domingo ao quarto lugar final da 103.ª edição da Volta a Itália em bicicleta, no contrarrelógio da 21.ª etapa, que 'coroou' o britânico Tao Geoghegan Hart (INEOS). O português …

Santo Stefano paga 8.000 euros por ano a quem quiser viver na vila medieval italiana

Santo Stefano di Sessanio, uma vila medieval em Abruzzo, uma região no lado leste do centro-sul da Itália, está disposta a pagar a quem quiser mudar-se e começar um negócio nesta pequena localidade. Uma pequena vila medieval …

Portugal com mais 19 mortos e 2.577 casos confirmados

Portugal contabiliza este domingo mais 19 mortos relacionados com a covid-19 e 2.577 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim este …

Espanha decreta novo estado de emergência. Durará seis meses e terá recolher obrigatório

O Governo de Espanha aprovou este domingo o estado de emergência sanitária que permitirá a instauração do recolher obrigatório em todo o país para travar a de casos do novo coronavírus, anunciou o primeiro-ministro. O estado …

CDS quer saber se proibição de deslocações entre concelhos exclui assistir a espetáculos

O grupo parlamentar do CDS-PP questionou este sábado o Governo se a proibição de deslocações durante o fim de semana dos Fiéis Defuntos exclui deslocações para assistir a espetáculos culturais, querendo saber como justifica a …

Pandemia "roubou" dez anos à almofada financeira das reformas

O jornal Público escreve este domingo que dez meses de pandemia foram o suficiente para encurtar em uma década o prazo previsto até ao esgotamento do fundo que serve de almofada financeira para o sistema …

Chicago tem a maior praga de ratos dos Estados Unidos (pelo 6.º ano consecutivo)

Chicago, a cidade mais populosa do estado do Illinois, é, pelo sexto ano consecutivo, aquela que tem a maior praga de ratos dos Estados Unidos. Uma empresa de controlo de pragas garante receber mais chamadas …

Presidente da Samsung morre aos 78 anos

O presidente da Samsung Electronics, Lee Kun-hee, morreu este domingo aos 78 anos, disse o grupo sul-coreano em comunicado. Lee, que transformou o grupo num gigante global das telecomunicações, estava acamado desde um ataque cardíaco em …

Chuva de críticas à F1 em Portimão. Organização promete expulsar quem não cumprir distanciamento

Fotografias das bancadas da Fórmula 1 em Portimão começaram a correr este sábado nas redes sociais, gerando alguma polémica e descansando uma série de críticas, uma vez que as bancadas pareciam ter mais público do …