Macron poderá ter mudado ideias de Trump quanto ao Acordo de Paris

Ian Langsdon / EPA

Emannuel Macron com Donald Trump na visita do presidente norte-americano a França

Emannuel Macron com Donald Trump na visita do presidente norte-americano a França

O chefe de Estado francês diz que o Presidente dos Estados Unidos lhe garantiu que ia procurar uma solução nos próximos meses relativamente à saída do país do acordo sobre alterações climáticas.

O Journal du Dimanche publica este domingo vários excertos de uma entrevista a Emmanuel Macron, em que o Presidente francês afirma que França “começou a construir com Trump uma relação de confiança sobre um conjunto de temas estratégicos, incluindo os desacordos”.

Entre estes temas está, em particular, a questão das alterações climáticas, depois de Donald Trump ter recentemente anunciado a retirada dos Estados Unidos da América do Acordo de Paris, um dos assuntos abordados no encontro que mantiveram na capital francesa na quinta-feira.

Donald Trump ouviu-me. Entendeu o sentido da minha ação, sobretudo o vínculo que existe entre aquecimento global e o terrorismo”, afirmou Emmanuel Macron. “O presidente Trump disse-me que ia tratar de encontrar uma solução nos próximos meses“.

“Creio que Donald Trump também viu a mobilização das cidades, dos estados no seu próprio país, do mundo dos negócios e da sua própria envolvente para que os Estados Unidos continuem comprometidos na luta contra o aquecimento” global, acrescentou o presidente francês.

Na conferência de imprensa conjunta que os dois chefes de Estado deram na quinta-feira depois desta entrevista, Donald Trump sugeriu que “algo poderá ocorrer” relativamente à sua posição quanto às alterações climáticas.

“Vamos ver o que se passa, mas falaremos quando chegar o momento. Se acontecer alguma coisa seria maravilhoso e se não se passar nada estará bem também“, disse o presidente norte-americano, num comentário que dá lugar a múltiplas interpretações.

Ian Langsdon / EPA

Emannuel Macron com Donald Trump na visita do presidente norte-americano a França

“Donald Trump ouviu-me e disse que ia tratar de encontrar uma solução nos próximos meses”.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Internamentos voltam a descer. Portugal regista 949 novos casos e 28 mortes

Portugal registou esta sexta-feira 949 novos casos de infeção por covid-19 e mais 28 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde, nas …

Papa inicia hoje visita ao Iraque como "peregrino da paz"

O Papa Francisco inicia hoje uma visita de quatro dias ao Iraque, a primeira de um papa a um país muçulmano de maioria xiita, numa missão em que se apresenta como "peregrino da paz". "Venho como …

Novo Banco. Carlos Costa pede para ser ouvido por videoconferência devido à sua idade e saúde

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, pediu à comissão de inquérito sobre o Novo Banco para ser ouvido remotamente, por videoconferência, devido à sua idade e fragilidades de saúde, segundo informação enviada …

O futuro dos 28 arguidos da Operação Marquês já está traçado

O futuro dos 28 arguidos da Operação Marquês, incluindo o do antigo primeiro-ministro José Sócrates e o do banqueiro Ricardo Salgado, está decidido. Uma fonte judicial adiantou ao Expresso que só o juiz Ivo Rosa conhece …

Portugal "não está livre de uma quarta vaga" de contágios quando desconfinar

Na quarta-feira, Graça Freitas admitiu que Portugal pode voltar a enfrentar uma nova vaga da pandemia de covid-19 nos próximos meses. O epidemiologista Manuel Carmo Gomes repete o alerta da diretora-geral da Saúde. Portugal pode enfrentar …

PCP propõe estender moratórias por seis meses. BE quer ouvir Centeno

O PCP quer estender as moratórias bancárias, que vão terminar dentro de algumas semanas, por seis meses. O Bloco de Esquerda entregou um requerimento, com carácter de urgência, para ouvir o Governador do Banco de …

Plano de desconfinamento tem várias velocidades, mas não tem datas

O primeiro esboço do plano de desconfinamento já chegou a São Bento e será apresentado na reunião do Infarmed, marcada para a próxima segunda-feira. A equipa de peritos - liderada por Óscar Felgueiras, da ARS/Norte, e …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Átomo extinto revela segredos da infância do Sistema Solar

Usando o átomo extinto nióbio-92, uma equipa de investigadores da ETH Zurich, na Suíça, conseguiu explicar eventos do início do sistema solar com a maior precisão de sempre. Se um átomo de um elemento químico tiver um …

Marcelo cria nova equipa em Belém para controlar "bazuca" europeia

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, criou uma equipa para manter uma vigilância apertada sobre a gestão do dinheiro que chega da "bazuca" europeia. Marcelo Rebelo de Sousa criou uma nova equipa para a …