Macacos veem (e controlam) televisão para aliviar o tédio do cativeiro

A tecnologia ajuda os humanos a manter ligações, trabalhar e relaxar após um longo dia. Porém, a forma como esta pode melhorar a vida dos animais, especialmente aqueles em cativeiro, permanece uma questão em aberto.

Uma equipa de cientistas da Aalto University em colaboração com o Jardim Zoológico Korkeasaari, ambos na Finlândia, projetou e construiu um dispositivo de vídeo para que macacos saki de cara branca (pithecia) o pudessem ativar como e quando quisessem.

Embora os sistemas de enriquecimento para animais de jardim zoológico já existam há algum tempo, poucos oferecem aos animais a capacidade de escolher quando e como usar o dispositivo, embora a escolha e o controlo promovam o bem-estar animal.

“Estávamos muito interessados em como podemos dar aos animais o controlo sobre o seu ambiente e, especialmente, como podem controlar a tecnologia. Normalmente, quando usamos tecnologia com animais, usamo-la neles, por isso reproduzimos sons ou vídeos em vez de lhes dar a opção de controlar a tecnologia por conta própria”, explicou a investigadora da Aalto University, Ilyena Hirskyj-Douglas, em comunicado.

O mecanismo, um túnel construído em madeira e acrílico e equipado com monitor, câmara e sensores para monitorizar o uso do espaço, foi colocado no habitat dos macacos saki do Jardim Zoológico Korkeasaari.

O dispositivo reproduzia cinco cenas diferentes: vida marinha, como peixes e águas-vivas; vermes ondulantes; outros animais de jardim zoológico, como zebras, lémures e veados; arte abstrata ou florestas exuberantes.

Além disso, cabia aos animais decidir se queriam, ou não, entrar no aparelho – ação equivalente a clicar no botão “reproduzir” – para ver o vídeo da semana.

Os animais passaram a maior parte do tempo a ver vídeos de minhocas a deslizar ou cenas subaquáticas, mas os investigadores consideram difícil dizer com certeza qual era o vídeo que os macacos mais gostavam. Isto porque esses vídeos foram exibidos a meio do estudo, quando os animais já estavam habituados a usar o dispositivo, mas este ainda era relativamente novo, o que fazia com que se interessassem por ele.

Por outro lado, os cientistas descobriram que os macacos se arranhavam com muito menos frequência quando viam o vídeo, o que indica que se coçavam menos – um sinal de stress para animais em cativeiro.

Embora não seja possível estabelecer uma ligação causal entre atividades específicas e os níveis de stress dos animais, uma coisa é certa: diferentes tipos de estímulos proporcionam-lhes novas coisas para fazer, o que é importante para o seu bem-estar.

A equipa baseou o dispositivo de vídeo num estudo anterior, publicado em setembro de 2020, no qual o mesmo dispositivo foi usado em forma de túnel para reproduzir diferentes sons e músicas. Na época, os investigadores descobriram que os macacos ouviam mais os sons do trânsito do que os sons da chuva, música ou silêncio.

Kirsi Pynnönen-Oudman, coordenador de investigação do Jardim Zoológico Korkeasaari, acredita que tanto o áudio como o vídeo podem ser usados ​​para enriquecer a vida de primatas e possivelmente de algumas aves, como papagaios e corvos, que viverão nas suas instalações no futuro.

“O equipamento deve, naturalmente, suportar a manipulação de animais e, aqueles que têm, por exemplo, dentes afiados devem ter o seu próprio equipamento. A vantagem é que a disponibilidade de conteúdo de vídeo e áudio é quase ilimitada, portanto, o uso do dispositivo não é caro”, disse.

Este estudo foi publicado em fevereiro na revista científica Animals.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mudanças na lei laboral podem prejudicar a retoma, avisa Centeno

É crucial para a retoma que haja "estabilidade e previsibilidade na legislação laboral", de forma a estimular o investimento empresarial e o crescimento económico, afirmou esta quarta-feira o governador do Banco de Portugal (BdP), Mário …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Von der Leyen dá luz verde ao Plano de Recuperação e Resiliência português. E "não é por acaso"

O primeiro-ministro, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciaram esta quarta-feira que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) foi aprovado por Bruxelas.  A presidente da Comissão Europeia, Ursula von …

Kim Jong-un reconhece que país enfrenta "situação de tensão alimentar"

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, reconheceu que o país está a enfrentar uma "situação de tensão alimentar", informaram hoje os meios de comunicação oficiais. O país, cuja economia é alvo de múltiplas sanções internacionais impostas em …

Iniciativa Liberal apoia recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto

A Iniciativa Liberal vai apoiar a recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas, considerando “inquestionável a mudança e o desenvolvimento” da cidade desde que o independente assumiu a presidência do …

Comissária europeia diz que variante Delta “diminui” proteção da vacina

A comissária europeia para a Saúde disse esta terça-feira que estão a surgir provas que demonstram que a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 “diminui a força do escudo protetor” criado pelas vacinas, instando à aceleração …

DGS diz que demora de conclusões sobre eventos-piloto não é por erro técnico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou, esta terça-feira, que tenha havido erro técnico no tratamento de dados dos eventos-piloto da Cultura, ocorridos em abril e maio, mas admitiu que o processo está demorado. Numa declaração enviada …

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …