Macacos veem (e controlam) televisão para aliviar o tédio do cativeiro

A tecnologia ajuda os humanos a manter ligações, trabalhar e relaxar após um longo dia. Porém, a forma como esta pode melhorar a vida dos animais, especialmente aqueles em cativeiro, permanece uma questão em aberto.

Uma equipa de cientistas da Aalto University em colaboração com o Jardim Zoológico Korkeasaari, ambos na Finlândia, projetou e construiu um dispositivo de vídeo para que macacos saki de cara branca (pithecia) o pudessem ativar como e quando quisessem.

Embora os sistemas de enriquecimento para animais de jardim zoológico já existam há algum tempo, poucos oferecem aos animais a capacidade de escolher quando e como usar o dispositivo, embora a escolha e o controlo promovam o bem-estar animal.

“Estávamos muito interessados em como podemos dar aos animais o controlo sobre o seu ambiente e, especialmente, como podem controlar a tecnologia. Normalmente, quando usamos tecnologia com animais, usamo-la neles, por isso reproduzimos sons ou vídeos em vez de lhes dar a opção de controlar a tecnologia por conta própria”, explicou a investigadora da Aalto University, Ilyena Hirskyj-Douglas, em comunicado.

O mecanismo, um túnel construído em madeira e acrílico e equipado com monitor, câmara e sensores para monitorizar o uso do espaço, foi colocado no habitat dos macacos saki do Jardim Zoológico Korkeasaari.

O dispositivo reproduzia cinco cenas diferentes: vida marinha, como peixes e águas-vivas; vermes ondulantes; outros animais de jardim zoológico, como zebras, lémures e veados; arte abstrata ou florestas exuberantes.

Além disso, cabia aos animais decidir se queriam, ou não, entrar no aparelho – ação equivalente a clicar no botão “reproduzir” – para ver o vídeo da semana.

Os animais passaram a maior parte do tempo a ver vídeos de minhocas a deslizar ou cenas subaquáticas, mas os investigadores consideram difícil dizer com certeza qual era o vídeo que os macacos mais gostavam. Isto porque esses vídeos foram exibidos a meio do estudo, quando os animais já estavam habituados a usar o dispositivo, mas este ainda era relativamente novo, o que fazia com que se interessassem por ele.

Por outro lado, os cientistas descobriram que os macacos se arranhavam com muito menos frequência quando viam o vídeo, o que indica que se coçavam menos – um sinal de stress para animais em cativeiro.

Embora não seja possível estabelecer uma ligação causal entre atividades específicas e os níveis de stress dos animais, uma coisa é certa: diferentes tipos de estímulos proporcionam-lhes novas coisas para fazer, o que é importante para o seu bem-estar.

A equipa baseou o dispositivo de vídeo num estudo anterior, publicado em setembro de 2020, no qual o mesmo dispositivo foi usado em forma de túnel para reproduzir diferentes sons e músicas. Na época, os investigadores descobriram que os macacos ouviam mais os sons do trânsito do que os sons da chuva, música ou silêncio.

Kirsi Pynnönen-Oudman, coordenador de investigação do Jardim Zoológico Korkeasaari, acredita que tanto o áudio como o vídeo podem ser usados ​​para enriquecer a vida de primatas e possivelmente de algumas aves, como papagaios e corvos, que viverão nas suas instalações no futuro.

“O equipamento deve, naturalmente, suportar a manipulação de animais e, aqueles que têm, por exemplo, dentes afiados devem ter o seu próprio equipamento. A vantagem é que a disponibilidade de conteúdo de vídeo e áudio é quase ilimitada, portanto, o uso do dispositivo não é caro”, disse.

Este estudo foi publicado em fevereiro na revista científica Animals.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

TAP cobrou 657 milhões de euros de voos ainda por fazer

A TAP tem 657,5 milhões de euros já cobrados em voos que ainda não realizou. A companhia aérea também enfrenta sérios atrasos no call center. Por causa das restrições impostas por alguns países devido à pandemia …

Bem-vindo à última fase do desconfinamento: fim do certificado em restaurantes, máscara em transportes e lares

"Estamos em condições para avançar para a terceira fase de desconfinamento." Foi com esta frase que António Costa deu início à conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta quinta-feira. Portugal vai avançar para a …

A muralha de Game of Thrones na vida real? Vídeo recria glaciar gigante que existiu na Escócia

Dois investigadores juntaram-se para criar uma reconstituição visual de uma enorme muralha de gelo que existiu na Escócia e que parece saída da série de fantasia Game of Thrones. Quase que dá para ver os homens …

Rui Costa, Benfica

Benfica: duas "baixas" para Rui Costa, em poucas horas (a terceira está proxima)

Varandas Fernandes e Eduardo Moniz não vão fazer parte da lista de Rui Costa nas eleições.  Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato às próximas eleições no Benfica. Dois dias depois, foram anunciadas as saídas …

CNE arquivou queixas contra Costa por causa do PRR. Factos não podem merecer "censura, mesmo que verdadeiros"

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) arquivou as queixas que foram apresentadas contra o primeiro-ministro, António Costa, que, como secretário-geral do PS, tem insistido em falar do PRR, a bazuca europeia, na campanha eleitoral. As queixas …

Discotecas deixam de ter acesso ao lay-off simplificado. Restauração lembra que "crise ainda não acabou"

O processo de desconfinamento começa a chegar ao fim e com ele ficam para trás os apoios financeiros atribuídos às empresas. A terceira e última fase de desconfinamento está quase a chegar e isso implica …

Costa diz não compreender "irritação" de Rio com PRR "bom para o país"

António Costa afirma que não compreende a irritação de Rui Rio com o Plano de Recuperação e Resiliência, frisando que é algo positivo para o país e já está contratualizado com os Açores. O secretário-geral do …

Estudo traz uma nova esperança ao tratamento do cancro dos ovários

Novo estudo traz uma nova luz para a luta contra o cancro dos ovários. Combinação de medicamentos conseguiu reduzir o tamanho do tumor. De acordo com o estudo, entre 25 pacientes que receberam uma combinação experimental …

Medina diz que abertura das discotecas tornará noite em Lisboa mais controlada

O presidente da Câmara de Lisboa e recandidato nas eleições de domingo, Fernando Medina, disse hoje ver como positiva a reabertura das discotecas a 1 de outubro, considerando que a noite na capital passará a …

Gotas quadradas e redes líquidas. Cientistas criaram o que se pensava ser impossível

Numa experiência inesperada, uma equipa de cientistas criou gotículas quadradas e redes líquidas - algo que, de acordo com a ciência, não seria possível. Quando duas substâncias se unem acabam por se estabelecer num estado estável …