Macacos de zoo na Finlândia preferem ouvir sons de trânsito do que da selva

Chi King / Wikimedia

O macaco parauaçu (Pithecia pithecia)

Macacos de um jardim zoológico na Finlândia demonstraram uma preferência “significativa” por sons de trânsito em vez dos habituais barulhos da selva.

Como parte de uma experiência para ver como a tecnologia pode melhorar o bem-estar de animais em cativeiro, cientistas instalaram um túnel com sensores no recinto dos macacos no Jardim Zoológico Korkeasaari, em Helsínquia, na Finlândia, dando aos primatas a possibilidade de escolher ouvir os sons da chuva, do trânsito, sons zen ou o estilo dance music, conta a agência France-Presse (AFP), citada pelo site Science Alert.

“Pensámos que iriam gostar de sons mais calmantes, como música zen, mas, na verdade, eles acionaram mais os sons do trânsito“, disse à AFP Ilyena Hirskyj-Douglas, investigadora da Universidade Aalto.

A trilha sonora de veículos a passar de forma ruidosa provou ser a escolha mais popular entre os animais que, às vezes, optavam por dormir ou limpar-se dentro do túnel – algo que não faziam com nenhum dos outros sons, acrescenta Hirskyj-Douglas.

A coordenadora de pesquisa deste jardim zoológico, Kirsi Pynnonen, disse acreditar que os sons da estrada, na verdade, imitam alguns dos meios naturais de comunicação dos macacos.

“Na natureza, estes macacos usam assobios, guinchos e grasnidos agudos para se manterem em contacto”, declarou. Ruídos esses que os animais podem ouvir no barulho do trânsito.

Esta não é a primeira vez que são realizados experimentos sonoros com animais em cativeiro, mas os cientistas dizem que esta foi a primeira tentativa de dar às criaturas controlo total sobre o que queriam ouvir.

No futuro, isto pode permitir que os jardins zoológicos deem aos animais estímulos extra nos seus recintos. “Os animais poderiam, por exemplo, controlar a iluminação, o calor ou a temperatura, ou até mesmo jogar jogos. A tecnologia é muito aberta, e estamos apenas a começar a fazer a ponte para esta área”, disse Hirskyj-Douglas.

Segundo Pynnonen, outros zoos na Europa demonstraram interesse nas descobertas desta investigação publicada, a 30 de setembro, na revista científica MDPI. O próximo passo será instalar ecrãs dentro do túnel para os macacos observarem, se assim o desejarem.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pedro Nuno quer tirar carros das estradas (e que viagens de avião com menos de 600 quilómetros desapareçam)

Esta segunda-feira, foi lançado o Plano Ferroviário Nacional (PFN) numa sessão pública organizada no LNEC-Laboratório Nacional de Engenharia Civil, que deverá estar concluído em março de 2022. Na apresentação, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, …

Estas formigas encolhem o cérebro para se tornarem rainhas

Cientistas descobriram que as formigas saltadoras indianas reduzem o tamanho do seu cérebro para terem a oportunidade de se tornarem rainhas (e que são capazes de reverter esta mudança quando é preciso). Há muito que …

O "fantasma" de Sócrates pairou no aniversário do PS, mas ninguém o mencionou

O secretário-geral do PS, António Costa, homenageou esta segunda-feira, dia do 48.º aniversário do partido, os primeiros 115 autarcas socialistas eleitos em 1976 e afirmou que os militantes do partido são mais importantes do que …

"Sem paralelo em qualquer outra experiência externa". Marcelo elogia reuniões no Infarmed

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considera que as reuniões do Infarmed, que juntam especialistas, líderes políticos e parceiros sociais, são realizadas “num quadro político e institucional sem paralelo em qualquer outra experiência …

Fotografia da NASA demonstra Teoria da Relatividade Geral de Einstein

O aglomerado Abell 2813 tem tanta massa que atua como uma lente gravitacional, fazendo com que a luz de galáxias distantes se curve à sua volta. A lente gravitacional acontece quando a massa de um objeto …

Astrónomos descobrem uma super-Terra perto de uma estrela gelada

Uma equipa de investigadores descobriu uma super-Terra a orbitar GJ 740, uma estrela anã fria localizada a cerca de 36 anos-luz do nosso planeta. Nos últimos anos, os cientistas têm levado a cabo uma busca exaustiva …

Já pode "adotar" um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019. De acordo com a cadeia …

Proporção divina identificada na gerbera

Descobrir como se formam os padrões distintos e omnipresentes das cabeças das flores tem intrigado os cientistas há séculos. Quando se pede a alguém que desenhe um girassol, quase todas as pessoas desenham um grande círculo …

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …

Vanuatu em alerta depois de um corpo com covid-19 ter dado à costa

Vanuatu proibiu viagens de e para a sua principal ilha três dias depois de ter dado à costa um corpo de um pescador filipino, que testou positivo à covid-19. De acordo com a Radio New Zealand, …