Macacos de zoo na Finlândia preferem ouvir sons de trânsito do que da selva

Chi King / Wikimedia

O macaco parauaçu (Pithecia pithecia)

Macacos de um jardim zoológico na Finlândia demonstraram uma preferência “significativa” por sons de trânsito em vez dos habituais barulhos da selva.

Como parte de uma experiência para ver como a tecnologia pode melhorar o bem-estar de animais em cativeiro, cientistas instalaram um túnel com sensores no recinto dos macacos no Jardim Zoológico Korkeasaari, em Helsínquia, na Finlândia, dando aos primatas a possibilidade de escolher ouvir os sons da chuva, do trânsito, sons zen ou o estilo dance music, conta a agência France-Presse (AFP), citada pelo site Science Alert.

“Pensámos que iriam gostar de sons mais calmantes, como música zen, mas, na verdade, eles acionaram mais os sons do trânsito“, disse à AFP Ilyena Hirskyj-Douglas, investigadora da Universidade Aalto.

A trilha sonora de veículos a passar de forma ruidosa provou ser a escolha mais popular entre os animais que, às vezes, optavam por dormir ou limpar-se dentro do túnel – algo que não faziam com nenhum dos outros sons, acrescenta Hirskyj-Douglas.

A coordenadora de pesquisa deste jardim zoológico, Kirsi Pynnonen, disse acreditar que os sons da estrada, na verdade, imitam alguns dos meios naturais de comunicação dos macacos.

“Na natureza, estes macacos usam assobios, guinchos e grasnidos agudos para se manterem em contacto”, declarou. Ruídos esses que os animais podem ouvir no barulho do trânsito.

Esta não é a primeira vez que são realizados experimentos sonoros com animais em cativeiro, mas os cientistas dizem que esta foi a primeira tentativa de dar às criaturas controlo total sobre o que queriam ouvir.

No futuro, isto pode permitir que os jardins zoológicos deem aos animais estímulos extra nos seus recintos. “Os animais poderiam, por exemplo, controlar a iluminação, o calor ou a temperatura, ou até mesmo jogar jogos. A tecnologia é muito aberta, e estamos apenas a começar a fazer a ponte para esta área”, disse Hirskyj-Douglas.

Segundo Pynnonen, outros zoos na Europa demonstraram interesse nas descobertas desta investigação publicada, a 30 de setembro, na revista científica MDPI. O próximo passo será instalar ecrãs dentro do túnel para os macacos observarem, se assim o desejarem.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …