Uma maçã tem 100 milhões de bactérias (e não é onde se pensa)

Uma só maçã tem cerca de cem milhões de bactérias que podem ser benéficas mas, ao contrário do que se possa imaginar, a maioria não se encontra na casca, mas sim nas suas sementes.

Assim, de acordo com um novo estudo publicado na revista Frontiers in Microbiology, para se obter o máximo benefício desta fruta, é necessário comer a peça inteira. Além disso, recorda o artigo, o melhor será escolher uma maçã orgânica.

“As bactérias, fungos e vírus na nossa comida colonizam temporariamente os nossos intestinos”, disse o principal autor do estudo, Gabriele Berg, professor da Universidade de Tecnologia de Graz, na Áustria, citado pela ABC. “Cozinhar mata mais, frutas e vegetais crus são fontes particularmente importantes por causa dos micróbios intestinais”.

A equipa de Berg analisou o microbioma do que é uma das frutas favoritas do mundo. “Em 2018, 83 milhões de maçãs foram cultivadas e a produção continua a aumentar”, referiu o investigador. “Mas, apesar de estudos recentes terem analisado o seu conteúdo fúngico, pouco se sabe sobre bactérias em maçãs.”

Os cientistas compararam as bactérias das maçãs convencionais compradas em loja com as orgânicas frescas. O caule, a pele, a carne, as sementes e o cálice, o pequeno pedaço no fundo onde a flor costumava ser, foram analisados separadamente.

Em geral, maçãs orgânicas e convencionais estavam ocupadas por um número semelhante de bactérias. “Ao recolher as médias de cada componente da maçã, estimamos que uma maçã típica de 240 gramas contém aproximadamente 100 milhões de bactérias“, relata Berg.

A maioria é encontrada nas sementes. Por isso, se não se comer as sementes, a ingestão de bactérias cai para cerca de 10 milhões.

Segundo os investigadores, as maçãs orgânicas abrigam uma comunidade bacteriana mais diversificada e equilibrada, o que poderia torná-las mais saudáveis e saborosas do que as maçãs convencionais, além de melhores para o meio ambiente.

“Estudos anteriores relataram uma correlação negativa entre a abundância de patógenos humanos e a diversidade microbiana de produtos frescos”, disse Berg. Grupos específicos de bactérias conhecidos por poderem afetar a saúde também pesaram em favor de maçãs orgânicas.

Escherichia-Shigella, um grupo de bactérias que inclui patógenos conhecidos, foi encontrado na maioria das amostras de maçãs convencionais, mas não em maçãs orgânicas. Para os Lactobacilli benéficos aconteceu o oposto“.

Além disso, “metilbactérias, conhecidas por melhorar a biossíntese de compostos com sabor a morango, foram significativamente mais abundantes em maçãs orgânicas, especialmente em amostras de casca e conteúdo, que em geral tinham uma microbiota mais diversa do que sementes, caule ou cálice”.

Os resultados refletem descobertas anteriores sobre comunidades de fungos em maçãs. Os estudos mostram que, através de bactérias e fungos, o microbioma da maçã é mais diversificado em frutas cultivadas organicamente.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Esta notícia vai confundir as pessoas, outros cientistas afirmam que as sementes da maçã têm cianeto não devem ser comidas

    • Tem quantidade de cianeto miníma. Pesquisem melhor.
      Como sempre as sementes das maçãs e ainda estou cá. No reino animal, os chimpanzes comem TODA a fruta, inclusive as sementes, até partem com uma pedra para alcancá-las.
      Na Itália, fazem as bolachas Amarretti com o caroço do alperce, que depois d amendoa amarga é o que contém mais amigdalina. é claro que existe um limite para a quantidade que devemos ingerir para não se tornar fatal.
      Pesquisem B17.

        • Sim Carlos, tem razão.
          As sementes de alperce são realmente muito amargosas. As de amêndoa amarga nem se fala! Apenas consigo tolerar uma e a muito custo… Antigamente, a “Amarguinha” era feita com amêndoa amarga, hoje em dia é com sabor artificial… Nem as amendoeiras das amargosas quase existem hoje em dia, são muito raras.
          Agora, para mim, as sementes de maçã são bem mais toleráveis e de gosto bem mais agradável, para além de ser um fruto que como com mais frequência.

      • A dita B17 não existe. Amigdalina é decomposto no estômago em cianeto, que é venenoso. Foi o que matou o actor Steve McQueen.

  2. O que se quiz dizer com maçãs orgânicas é que umas são de cultivo intensivo e industrializado e outras de cultivo caseiro!
    Penso que seja isso!

RESPONDER

Cantar pode ser uma má ideia durante a pandemia

Uma nova pesquisa revelou que cantar em grupo pode ser perigoso em termos de propagação de patógenos. Esta é só mais uma prova de que 2020 chegou para pôr um travão na diversão. A Universidade de …

Emirados Árabes Unidos anunciam missão espacial à Lua para 2024

Um alto responsável dos Emirados Árabes Unidos disse hoje que o país tenciona enviar para a Lua uma nave com um veículo não tripulado em 2024. O desejo de pisar a lua é uma ambição de …

Exército norte-americano quer ter acesso à rede de satélites da SpaceX

O exército dos Estados Unidos está de olho na Starlink, a constelação de satélites da SpaceX, cujo CEO é o multimilionário Elon Musk e que tem como objetivo levar Internet de banda larga a todos …

Portugal tem cada vez menos água disponível

Portugal tem cada vez menos água disponível e nos próximos cem anos a precipitação em certas regiões do país, como o Algarve, pode sofrer uma redução de até 30%, alertou esta terça-feira a Associação Natureza …

Tel Aviv vai ter estradas elétricas que recarregam autocarros em movimento

Tel Aviv, em Israel, está a trabalhar na criação de estradas elétricas sem fios para carregar e fornecer energia aos transportes públicos da cidade. As estradas elétricas são parte de um programa piloto liderado pelo município …

Suicídio entre militares norte-americanos aumenta 20% em época de covid-19

Os suicídios entre os militares subiram 20% este ano em comparação com o mesmo período de 2019, registando-se um aumento nos incidentes de comportamento violento à medida que as tropas lutam contra a covid-19 e …

Turista apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma. Arrisca ser condenado a prisão

Um turista foi apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma, em Itália, e arrisca ser punido com um até um ano de prisão. De acordo com o diário italiano La Repubblica, o turista, …

Função Pública. Fesap exige subida de remuneração mínima para 693 euros

A Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap) exige que a primeira posição da Tabela Remuneratória Única avance para 693,13 euros em 2021 e uma atualização do subsídio de refeição para seis euros. Estas duas medidas …

Escolas encerradas empurram milhões de crianças para o trabalho infantil

Milhões de crianças correm o risco de serem forçadas a fazer trabalho infantil, como resultado da pandemia do novo coronavírus. Isto poderá levar ao primeiro aumento no trabalho infantil, depois de 20 anos de progresso. De …

Oito anos depois, um Schumacher volta à F1

Mick Schumacher vai conduzir um Alfa Romeo em Nürburgring, na 1.ª sessão de treinos livres. Jovem piloto deverá ser campeão da Fórmula 2, já neste ano. Michael Schumacher esteve na Fórmula 1 em 19 épocas, não …