Sintomas da doença de Lyme podem ser perigosamente confundidos com covid-19

Fernando Otalora-Luna / University of Richmond

Alguns dos sintomas característicos da doença de Lyme podem ser confundidos com covid-19. Isto pode trazer sérias consequências devido ao diagnóstico tardio da doença.

Quando doenças semelhantes a uma gripe se desenvolvem em pessoas que passam o tempo ao ar livre em áreas onde carraças são comuns, doenças transmitidas por carraças, como a doença de Lyme, devem ser consideradas um provável culpado.

No entanto, neste verão, o surgimento global do novo coronavírus está a apresentar um novo conjunto de desafios para o diagnóstico da doença de Lyme e de outras doenças transmitidas por carraças.

A doença de Lyme compartilha uma série de sintomas com a covid-19, incluindo febre, dor e calafrios. Qualquer pessoa que confunda a doença de Lyme com covid-19 pode, sem saber, atrasar o tratamento médico necessário, e isso pode levar a sintomas graves e potencialmente debilitantes.

À medida que avançamos da primavera para o verão e para o período de pico da atividade de carraças em grande parte do Hemisfério Norte, o tempo passado ao ar livre aumentará, assim como o risco de doenças transmitidas por carraças.

Nalguns casos, existem sintomas principais de uma doença transmitida por carraças que podem ajudar no diagnóstico. Por exemplo, a doença de Lyme precoce é comummente associada a uma erupção cutânea em expansão. 70% a 80% dos pacientes apresentam este sintoma.

No entanto, outros sintomas da doença de Lyme – febre, dores de cabeça e no corpo e fadiga – são menos distintos e podem ser facilmente confundidos com outras doenças, incluindo a covid-19. Isto pode dificultar o diagnóstico de um paciente que não notou uma erupção cutânea ou não sabia que alguma vez tinha sido mordido por uma carraça. Como resultado, os casos da doença de Lyme podem ser diagnosticados incorretamente.

Se a doença de Lyme é identificada e tratada rapidamente, duas a quatro semanas de antibióticos geralmente podem derrubar a Borrelia burgdorferi, a espécie de bactéria que a causa.

Mas atrasos no tratamento da doença de Lyme podem levar a sintomas mais graves e persistentes. Se a doença de Lyme não for tratada, podem ocorrer problemas neurológicos e cognitivos e problemas cardíacos potencialmente fatais, e pode surgir uma artrite dolorosa muito mais difícil de tratar.

Relatórios recentes sugerem que a vida selvagem tornou-se mais ousada nesta primavera, vagueando pelos subúrbios e cidades onde o tráfego de pessoas e veículos é reduzido por causa da covid-19.

As mudanças no comportamento da vida selvagem e no uso do habitat podem afetar as doenças transmitidas por carraças. Por exemplo, veados-de-cauda-branca são hospedeiros importantes para várias espécies de carraças que picam seres humanos no leste da América do Norte. Assim, mais veados em torno das casas e vizinhanças podem levar a mais carraças que têm a probabilidade de morder seres humanos.

As pessoas devem estar cientes das atividades que podem expô-las às carraças, e os médicos devem considerar a possibilidade de doenças transmitidas por carraças, especialmente devido à possível sobreposição de sintomas com a covid-19.

PARTILHAR

RESPONDER

Auditora revela 52 casos de envio de dados na CML. Medina lamenta "prática inadequada" (e faz uma demissão)

A auditoria interna pedida por Fernando Medina conclui que a Câmara Municipal de Lisboa enviou dados pessoais de manifestantes a embaixadas 52 vezes, desde que entrou em vigor o Regime Geral de Proteção de Dados …

Salgado chama seis familiares a depor, incluindo um tio de 102 anos

A defesa do ex-presidente do BES vai chamar 40 testemunhas para depor no julgamento no âmbito da Operação Marquês. A lista inclui seis familiares, incluindo um tio de 102 anos. De acordo com o semanário Expresso, …

"Mais próximos do normal". Espanha levanta obrigação de máscaras no exterior na próxima semana

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou hoje que as máscaras vão deixar de ser obrigatórias nos espaços exteriores em Espanha a partir de sábado, dia 26 de junho. "Este será o último fim de semana com …

"É o Governo que tem poder de decidir", diz Marcelo sobre Lisboa

O Presidente da República, que se encontra nos Estados Unidos, escusou-se a comentar as medidas sanitárias decretadas pelo Governo em relação à Área Metropolitana de Lisboa. O Chefe de Estado voltou a frisar à RTP que …

Em Portugal, cinco pessoas morreram após terem vacinação completa. Números não são "preocupantes"

Segundo a Direção-Geral de Saúde, 1.231 pessoas ficaram infetadas com covid-19 já depois de ter concluído o processo de vacinação há 14 dias, 26 delas estão internadas. A Direção-Geral da Saúde (DGS) reportou a existência de …

Aulas acabam hoje para 240 mil alunos. Ano correu "melhor que o anterior, com menos aprendizagens perdidas"

O ano letivo termina hoje para os 9.º, 10.º e 11.º anos.Para cerca de 240 mil alunos hoje é dia de despedidas, depois de mais um ano afetado pela covid-19 que levou a que parte …

Benfica pode perder Grimaldo e Nuno Tavares, mas tem trunfo do Brasileirão na manga

Confrontado com a possibilidade de perder os seus dois laterais-esquerdos, Álex Grimaldo e Nuno Tavares, o Benfica estuda a contratação de Guilherme Arana. O Benfica pode perder dois laterais-esquerdos neste mercado de transferências. A situação de …

Se Portugal tiver 11 Sérgios Conceição "pode estar muito perto de ganhar" à Alemanha

A última vitória de Portugal frente à Alemanha foi no Euro 2000, na Holanda, com uma goleada de 3-0 graças a um hat-trick de Sérgio Conceição. Na antecipação do novo embate entre as duas equipas …

Rui Moreira recandidata-se ao último mandato com a promessa de um "futuro ainda melhor" para o Porto

O atual presidente da Câmara do Porto afirmou, esta quinta-feira, querer concluir os projetos que a pandemia da covid-19 "atrasou" e ter condições para "projetar um futuro ainda melhor" para a cidade. "Quero concluir os projetos …

Nomeações para o Estado são uma "prática abusiva" e estão "viciadas"

Sete em cada dez dirigentes da Administração Pública nomeados pelo Governo, após passarem o crivo da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (Cresap), já ocupavam o cargo em regime de substituição. Neste regime, …