Luva sensorial pode ajudar pessoas com tricotilomania

A tricotilomania é um problema que afeta milhares de pessoas em todo o mundo, sendo que consiste em puxar o cabelo compulsivamente. Agora, um novo dispositivo pode trazer uma solução viável à vida destes indivíduos.

O dispositivo, inserido numa luva, tem como objetivo ajudar as pessoas com tricotilomania. Geralmente, as pessoas com este transtorno usam as mãos para arrancar os cabelos/pelos, mas também podem utilizar uma pinça, por exemplo.

Como o ato de arrancar pode ser considerado automático quando a pessoa está abstraída e não ciente de que está a fazer, um grupo de alunos da Rice University está a desenvolver um dispositivo, inserido numa luva, que deteta automaticamente o movimento da mão, ao mesmo tempo que uma aplicação de smartphone analisa o comportamento ao longo do tempo.

A luva incorpora sensores que, juntamente com um giroscópio, detetam o momento em que o utilizador puxa os seus próprios cabelos. Assim, a luva envia dados para a aplicação, que monitoriza as listas “sem puxar”.

“A recompensa por cada semana que o utilizador não puxa o cabelo pode ser monetária ou algo tão simples como uma mensagem de parabéns enviada pela aplicação”, diz Linda Liu, uma estudante da Brown School of Engineering da Rice University.

“Um dos nossos desafios é obter um tratamento ainda mais eficaz”, diz um dos conselheiros da equipa, Eric Storch, professor e vice-presidente de psiquiatria e ciências comportamentais do Departamento Menninger de Psiquiatria e Ciências do Comportamento do Baylor College of Medicine.

“Queremos aumentar a consciência que as pessoas têm quando estão a puxar os cabelos de uma maneira mais eficaz. Os produtos disponíveis agora são ótimos, mas disparam sem sensibilidade ou especificidade. A pessoa estende a mão e este dispara, então acaba por se aprender rapidamente a ignorá-lo”, explica o especialista.

O protótipo da equipa é uma luva de trabalho normal com sensores que percorrem os dedos e fornecem dados a um micro controlador que comunica, sem fios, com uma aplicação de telemóvel. “A luva permite que tenhamos fita isoladora, fios e tudo conectado a ela e ainda nos sintamos confortáveis”, refere Saideep Narendrula, membro da equipa.

“Os sensores observam a flexão dos dedos que o utilizador vai usar para executar os movimentos de pinça, bem como os movimentos das mãos“, afirma Narendrula.

Os investigadores planeiam que no futuro, a luva se torne mais elegante e moderna. “Para já ainda não é o design mais bonito, já que ainda estamos na fase de prototipagem”, diz Liu.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Que hei-de dizer hoje em dia há doenças de todo o feitio e maneira, esta é mais uma inventada, ou seja antigamente chupava o cabelo (sim ) os meus pais viam mandavam-me uma lambada e se fizeres outra vez apanhas mais, e concluindo, fiquei sem doença, pensem nisto.

RESPONDER

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …

Mais de 2200 armas entregues à PSP em menos de quatro meses

Mais de 2200 armas de fogo, a maioria das quais espingardas, foram entregues de forma voluntária à PSP, entre 24 de Fevereiro e 15 de Junho, anunciou este domingo aquela força policial. Em comunicado, a PSP …

O Arco do Triunfo vai ser embrulhado em tecido azul e corda vermelha durante 16 dias

O projeto foi pensado por Christo Vladimirov Javacheff e Jeanne-Claude no início dos anos 60, mas nunca se realizou. Agora, o monumento será embrulhado em azul e vermelho entre 18 de setembro e 3 de …

Netanyahu irá deixar residência oficial do primeiro-ministro a 10 de julho

O ex-primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu irá deixar a residência oficial em Jerusalém a 10 de julho, depois de um acordo alcançado com o sucessor, Naftali Benet, que lhe dera um prazo de duas semanas …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Venha o tubarão

Portugal desilude e complica o apuramento. Segue-se a França. Itália, Bélgica e Países Baixos nos oitavos-de-final. O Campeonato da Europa visto da Linha de Fundo. Na corda bamba Portugal – Alemanha (2-4) “A vida é como uma corda 
De …

Praga de milhões de ratos está a aterrorizar a Austrália

O fim da seca de três anos e dos consequentes incêndios florestais permitiu à Austrália respirar de alívio. Em contrapartida, criaram-se as condições perfeitas para a pior praga de ratos da última década. "As pessoas estão …