Leve e flexível. Nova luva inteligente permite controlar videojogos com gestos

Luvas de controle de videojogos podem não ser uma novidade, mas ainda tendem a ser relativamente pesadas e rígidas. Isto pode mudar em breve devido a uma nova luva inteligente criada pela Universidade Nacional de Singapura.

Os jogadores há muito sonham com uma forma verdadeiramente envolvente de controlar os seus jogos com apenas gestos manuais. Embora as luvas de jogo já existam há algum tempo, não são muito práticas.

Agora, de acordo com o Interesting Engineering, uma equipa da Universidade Nacional de Singapura criou uma luva inteligente chamada “InfinityGlove” que supera os problemas de peso e flexibilidade ao inserir sensores de microfibra ultrafinos e altamente sensíveis no material das luvas.

Isto permite que os utilizadores do dispositivo recriem uma infinidade de controles no jogo com simples gestos de mão. “Fomos muito inspirados pela necessidade de controlar remotamente as tarefas com apenas gestos manuais”, disse Lim Chwee Teck, diretor do Instituto para Inovação em Saúde e Tecnologia da Universidade Nacional de Singapura, em comunicado.

Cada InfinityGlove é equipada com cinco sensores, um para cada dedo. Cada sensor tem a largura de um fio de cabelo humano e são compostos por uma fibra oca de borracha extensível preenchida com um metal líquido condutor.

Quando o utilizador dobra o dedo, a fibra estica-se, deslocando parte do metal interno. Isso causa uma queda na força da corrente elétrica, que é detetada e associada digitalmente a um movimento daquele dedo. Portanto, ao monitorizar simultaneamente a intensidade do sinal de todos os cinco sensores, o software é capaz de determinar os gestos tridimensionais das mãos do utilizador.

Até agora, 11 desses gestos foram mapeados e atribuídos a funções específicas num controlador de videojogo tradicional. Isso tornou possível jogar jogos como Battlefield V, realizando ações como apertar o dedo indicador para disparar uma arma virtual e girar o pulso no sentido dos ponteiros do relógio para andar para a frente.

O protótipo atual pesa cerca de 40 gramas, embora esse número possa diminuir à medida que a tecnologia for desenvolvida.

No entanto, a InfinityGlove não se limita aos jogos. O dispositivo pode ser usado na reabilitação de mãos. A luva pode ser usada em jogos para reabilitação, o que motiva os pacientes a seguirem os seus regimes de exercícios para as mãos através de uma experiência de jogo imersiva.

Além disso, os profissionais de saúde podem usar a luva para rastrear o progresso dos gestos das mãos dos pacientes.

A equipa da Universidade Nacional de Singapura ainda tem metas ambiciosas para o seu dispositivo. A equipa deseja integrar a sua luva na realidade virtual, jogos complexos e controle robótico.

“Imaginamos que o controle baseado em gestos com as nossas luvas inteligentes leves pode trazer-nos um passo mais perto de uma interface verdadeiramente envolvente entre humanos e máquinas”, rematou Teck.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Federer acusado de manobrar a tabela ATP

Contas da associação de tenistas foram alteradas por causa do coronavírus. Roger Federer está no quinto lugar mas só disputou um torneio ao longo de 2020. Em ano anormal, contas anormais: a tabela oficial da Associação …

Astrónomo do Instituto SETI garante que vamos encontrar extraterrestres até 2036

Seth Shostak, astrónomo e astrofísico do Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) está convencido de que os humanos vão encontrar uma civilização extraterrestre inteligente até 2036. “O SETI duplica a velocidade aproximadamente a cada dois anos …

Mais leve e elegante. Assim é a nova e-bike que vai chegar às ruas da Europa

A startup Urban Cycles Oy, com sede em Helsínquia, demarcou uma espécie de lacuna no mercado europeu de bicicletas elétricas e por isso quis preenchê-la. O objetivo era produzir uma bicicleta elegante e mais leve. Um …

Incêndio reduz a maior ilha de areia do mundo a metade. É Património da Humanidade

Quase metade de Fraser, a maior ilha de areia do mundo, que se situa no nordeste da Austrália e foi classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, foi destruída por um incêndio florestal. O incêndio queimou …

"Toca de bruxaria" permaneceu até agora numa casa do século XVI. Encontrados crânios de cavalo e veneno

Uma casa cheia de objetos ocultos foi recentemente alvo de grande interesse. O espaço estava localizado dentro de numa casa do século XVI no País de Gales, e encontrava-se repleto de objetos ocultos, incluindo crânios …

Em 1843, o primeiro cartão de Natal foi considerado "escandaloso" (agora vai ser leiloado pela Christie)

Um exemplar do primeiro cartão de Natal impresso comercialmente, em 1843, que retratava uma cena da era vitoriana que escandalizou a população, vai ser posto à venda esta sexta-feira e é considerado um item raríssimo. Este …

Marcelo quer alívio de restrições no Natal sem pôr em xeque janeiro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta sexta-feira esperar que a "possível exceção" no Natal ao quadro de restrições para conter a covid-19 "seja bem entendida e bem vivida" e não provoque …

Bill Gates diz que o mundo estará de volta à normalidade já na primavera de 2021

Bill Gates, que desde 2015 tinha vindo a lançar alguns alertas sobre uma possível pandemia, deixou agora uma mensagem de esperança ao dizer que acredita que os EUA irão voltar ao normal na primavera de …

Mais um passo na hegemonia. China constrói aldeia nos Himalaias, em zona também disputada pela Índia e pelo Butão

Novas imagens de satélite mostram que a China construiu uma aldeia nos Himalaias, ao longo de uma fronteira que também é disputada pela Índia e pelo Butão, e que foi palco de um impasse agressivo …

João Félix eleito jogador do mês da liga espanhola. Ronaldo vence prémio em Itália

O português João Félix, do Atlético de Madrid, foi eleito o melhor jogador da Liga espanhola de futebol do mês de novembro. O luso revelou-se uma peça fundamental durante todo o mês e ajudou a equipa …