/

Leve e flexível. Nova luva inteligente permite controlar videojogos com gestos

Luvas de controle de videojogos podem não ser uma novidade, mas ainda tendem a ser relativamente pesadas e rígidas. Isto pode mudar em breve devido a uma nova luva inteligente criada pela Universidade Nacional de Singapura.

Os jogadores há muito sonham com uma forma verdadeiramente envolvente de controlar os seus jogos com apenas gestos manuais. Embora as luvas de jogo já existam há algum tempo, não são muito práticas.

Agora, de acordo com o Interesting Engineering, uma equipa da Universidade Nacional de Singapura criou uma luva inteligente chamada “InfinityGlove” que supera os problemas de peso e flexibilidade ao inserir sensores de microfibra ultrafinos e altamente sensíveis no material das luvas.

Isto permite que os utilizadores do dispositivo recriem uma infinidade de controles no jogo com simples gestos de mão. “Fomos muito inspirados pela necessidade de controlar remotamente as tarefas com apenas gestos manuais”, disse Lim Chwee Teck, diretor do Instituto para Inovação em Saúde e Tecnologia da Universidade Nacional de Singapura, em comunicado.

Cada InfinityGlove é equipada com cinco sensores, um para cada dedo. Cada sensor tem a largura de um fio de cabelo humano e são compostos por uma fibra oca de borracha extensível preenchida com um metal líquido condutor.

Quando o utilizador dobra o dedo, a fibra estica-se, deslocando parte do metal interno. Isso causa uma queda na força da corrente elétrica, que é detetada e associada digitalmente a um movimento daquele dedo. Portanto, ao monitorizar simultaneamente a intensidade do sinal de todos os cinco sensores, o software é capaz de determinar os gestos tridimensionais das mãos do utilizador.

Até agora, 11 desses gestos foram mapeados e atribuídos a funções específicas num controlador de videojogo tradicional. Isso tornou possível jogar jogos como Battlefield V, realizando ações como apertar o dedo indicador para disparar uma arma virtual e girar o pulso no sentido dos ponteiros do relógio para andar para a frente.

O protótipo atual pesa cerca de 40 gramas, embora esse número possa diminuir à medida que a tecnologia for desenvolvida.

No entanto, a InfinityGlove não se limita aos jogos. O dispositivo pode ser usado na reabilitação de mãos. A luva pode ser usada em jogos para reabilitação, o que motiva os pacientes a seguirem os seus regimes de exercícios para as mãos através de uma experiência de jogo imersiva.

Além disso, os profissionais de saúde podem usar a luva para rastrear o progresso dos gestos das mãos dos pacientes.

A equipa da Universidade Nacional de Singapura ainda tem metas ambiciosas para o seu dispositivo. A equipa deseja integrar a sua luva na realidade virtual, jogos complexos e controle robótico.

“Imaginamos que o controle baseado em gestos com as nossas luvas inteligentes leves pode trazer-nos um passo mais perto de uma interface verdadeiramente envolvente entre humanos e máquinas”, rematou Teck.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.