Com apenas 19 anos, lusodescendente é o candidato a mayor mais jovem de sempre na Califórnia

Zachery Ramos for Mayor of Gustine / Facebook

Zachery Ramos com António Costa

Zachery Ramos tem apenas 19 anos e é candidato a mayor da cidade de Gustine, nos Estados Unidos. O lusodescendente é o candidato a mayor mais jovem de sempre na Califórnia.

Filho de pai português nascido nos Açores, Zachery Ramos é o candidato a mayor mais jovem de sempre na Califórnia. O lusodescendente, candidato a mayor da cidade de Gustine, nos Estados Unidos, tem o apoio de “mais de 65% dos negócios e agricultores locais”.

À Lusa, Zachery Ramos afirmou ter também o apoio de várias associações de luso-americanos, como a California Portuguese American Coalition (CPAC), e de personalidades políticas, como a ex-candidata a governadora da Califórnia Delaine Eastin.

O jovem de 19 anos vai enfrentar em novembro Pat Nagy, um veterano do concelho da cidade com nove anos de experiência. Graças ao seu envolvimento com a comunidade, que privilegia ações porta-a-porta e contactos pessoais, o lusodescendente sente que tem “uma forte possibilidade de ganhar” a eleição.

Se vencer, Zachery será também o político luso-americano mais jovem de sempre nos Estados Unidos, algo que antevê com expectativa pela identificação “forte” com a comunidade portuguesa na cidade, que tem pouco mais de cinco mil habitantes.

“Posso fazer história não apenas para a nossa comunidade mas também poderei juntar-me aos outros luso-americanos eleitos e trabalhar com eles”, afirmou.

A candidatura do lusodescendente, que estagiou na câmara municipal durante um ano, trabalha como coordenador recreativo e estuda na Modesto Junior College, foi “antecipada” devido ao “estado” da política atual. “Tinha previsto concorrer em 2020, mas devido à forma como as coisas estão neste momento não podia esperar mais“, explicou.

Apesar de nunca ter visitado Portugal e não falar português, Zachery Ramos está a trabalhar com a CPAC para alargar o ensino do português nas escolas, como opção ou atividade extracurricular, e diz que quer aprender a língua de Camões.

A educação é um dos itens na sua plataforma de campanha, além da conservação dos parques, incentivos aos negócios locais na zona comercial da cidade e “uma política de porta aberta” para ajudar os cidadãos a resolver problemas.

Tal como outras pequenas cidades agrárias na Califórnia, Gustine tem uma grande população de agricultores e criadores de gado preocupados com o futuro e com as condições de mercado em deterioração.

Há problemas na indústria de laticínios, à qual os imigrantes portugueses têm uma ligação histórica, devido à quebra do preço do leite e à concorrência de grandes conglomerados. Zachery disse já ter planos para endereçar estes problemas, que passam pela criação de comités de agricultores na cidade “onde há mais vacas que pessoas”.

A campanha que será lançada esta terça-feira num restaurante local, Pizza Factory, está a atrair atenções fora da cidade de Gustine devido à idade e perfil de Zachery Ramos, algo que “muitos veem como uma grande mudança”.

O candidato disse ainda que quer “sentar-se com republicanos e democratas” para “tomar decisões de senso comum” e estabeleceu a intenção de continuar a carreira política qualquer que seja o desfecho das eleições de novembro.

“As pessoas sabem que, apesar de eu ser novo, tenho o meu coração nesta cidade e vou fazer tudo o que puder para as ajudar”, garantiu.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ruth, a "humana digital" da Nestlé ensina como fazer as bolachas perfeitas

Graças à Inteligência Artificial, nasceu Ruth, um "humano digital" da Nestlé que interage connosco e nos ajuda a fazer as melhores bolachas com pepitas de chocolate. A internet é o maior livro de receitas a que …

“Ditador egoísta e despótico”. Margaret Tatcher comparou Saddam Hussein a Hitler após ataque ao Kuwait

Documentos do início da Guerra do Golfo revelam que a antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher comparou Saddam Hussein a Adolf Hitler após a invasão do Kuwait pelo ditador iraquiano. De acordo com os documentos anteriormente confidenciais …

Cientistas criam "televisão" ultravioleta para animais (que nos vai ajudar a entendê-los melhor)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, desenvolveu uma "televisão" ultravioleta para ajudar os especialistas a entender melhor a forma como os animais veem o mundo. Os monitores de televisões ou computadores têm …

Watakano, a “ilha da prostituição” que teve o seu auge nos anos 80, está agora vazia

Conhecida como “ilha da prostituição”, Watakano já foi considera um pequeno paraíso sexual. No seu auge, do final dos anos 70 a meados dos anos 80, homens faziam um curta viagem de barco até ao …

Deputado norte-americano quer banir GTA 5 e outros jogos violentos. Tudo para diminuir roubos de carros

O deputado norte-americano Marcus Evans quer proibir a venda de videojogos violentos que promovam atividades criminosas, como o GTA 5, face ao aumento dos roubos de automóveis em Chicago e um pouco por todo o …

Estudante projetou um casaco que se transforma num saco-cama para os sem-abrigo. E deu-lhes um emprego

Nos Estados Unidos, há pelo menos 567.715 pessoas que vivem nas ruas. Embora há quem vire as costas a essas estas, também há quem esteja disposto a fazer tudo para ajudar os necessitados e tirá-los …

Um livro e uma reclusa-mediterrânica. Aranhas venenosas obrigam a encerramento temporário de biblioteca nos EUA

Aranhas venenosas da espécie reclusa-mediterrânica apareceram na cave de uma biblioteca na Universidade do Michigan, nos Estados Unidos. Os funcionários de uma biblioteca da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, foram obrigados a encerrar temporariamente o …

Bolsonaro diz que máscaras causam "efeitos colaterais"

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, disse que as máscaras causam "efeitos colaterais" e citou um alegado estudo alemão, sem acrescentar mais detalhes. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, causou polémica esta quinta-feira ao dizer que as …

Pilotos aprovam acordo de emergência na TAP

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou esta sexta-feira o acordo de emergência na TAP, adiantaram vários pilotos à Lusa. O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou o acordo de emergência na …

Britânico enviava dinheiro a residentes de uma cidade britânica. Era "um ato generoso de bondade"

Os habitantes de Frome, no Reino Unido, estão constantemente à espera do correio, depois de ter sido revelado que um homem misterioso estava a entregar dinheiro nas casas dos residentes locais. A polícia da cidade inglesa …