Com apenas 19 anos, lusodescendente é o candidato a mayor mais jovem de sempre na Califórnia

Zachery Ramos for Mayor of Gustine / Facebook

Zachery Ramos com António Costa

Zachery Ramos tem apenas 19 anos e é candidato a mayor da cidade de Gustine, nos Estados Unidos. O lusodescendente é o candidato a mayor mais jovem de sempre na Califórnia.

Filho de pai português nascido nos Açores, Zachery Ramos é o candidato a mayor mais jovem de sempre na Califórnia. O lusodescendente, candidato a mayor da cidade de Gustine, nos Estados Unidos, tem o apoio de “mais de 65% dos negócios e agricultores locais”.

À Lusa, Zachery Ramos afirmou ter também o apoio de várias associações de luso-americanos, como a California Portuguese American Coalition (CPAC), e de personalidades políticas, como a ex-candidata a governadora da Califórnia Delaine Eastin.

O jovem de 19 anos vai enfrentar em novembro Pat Nagy, um veterano do concelho da cidade com nove anos de experiência. Graças ao seu envolvimento com a comunidade, que privilegia ações porta-a-porta e contactos pessoais, o lusodescendente sente que tem “uma forte possibilidade de ganhar” a eleição.

Se vencer, Zachery será também o político luso-americano mais jovem de sempre nos Estados Unidos, algo que antevê com expectativa pela identificação “forte” com a comunidade portuguesa na cidade, que tem pouco mais de cinco mil habitantes.

“Posso fazer história não apenas para a nossa comunidade mas também poderei juntar-me aos outros luso-americanos eleitos e trabalhar com eles”, afirmou.

A candidatura do lusodescendente, que estagiou na câmara municipal durante um ano, trabalha como coordenador recreativo e estuda na Modesto Junior College, foi “antecipada” devido ao “estado” da política atual. “Tinha previsto concorrer em 2020, mas devido à forma como as coisas estão neste momento não podia esperar mais“, explicou.

Apesar de nunca ter visitado Portugal e não falar português, Zachery Ramos está a trabalhar com a CPAC para alargar o ensino do português nas escolas, como opção ou atividade extracurricular, e diz que quer aprender a língua de Camões.

A educação é um dos itens na sua plataforma de campanha, além da conservação dos parques, incentivos aos negócios locais na zona comercial da cidade e “uma política de porta aberta” para ajudar os cidadãos a resolver problemas.

Tal como outras pequenas cidades agrárias na Califórnia, Gustine tem uma grande população de agricultores e criadores de gado preocupados com o futuro e com as condições de mercado em deterioração.

Há problemas na indústria de laticínios, à qual os imigrantes portugueses têm uma ligação histórica, devido à quebra do preço do leite e à concorrência de grandes conglomerados. Zachery disse já ter planos para endereçar estes problemas, que passam pela criação de comités de agricultores na cidade “onde há mais vacas que pessoas”.

A campanha que será lançada esta terça-feira num restaurante local, Pizza Factory, está a atrair atenções fora da cidade de Gustine devido à idade e perfil de Zachery Ramos, algo que “muitos veem como uma grande mudança”.

O candidato disse ainda que quer “sentar-se com republicanos e democratas” para “tomar decisões de senso comum” e estabeleceu a intenção de continuar a carreira política qualquer que seja o desfecho das eleições de novembro.

“As pessoas sabem que, apesar de eu ser novo, tenho o meu coração nesta cidade e vou fazer tudo o que puder para as ajudar”, garantiu.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …

Marcelo promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o …