/

Lula da Silva recorre à ONU para manter candidatura

1

O ex-Presidente brasileiro vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal e à ONU para que possa disputar as eleições presidenciais de outubro, depois de a autoridade eleitoral ter negado a sua inscrição como candidato.

O anúncio da estratégia do ex-chefe de Estado brasileiro foi feito pelo candidato a seu vice-presidente, o ex-ministro da Educação e ex-autarca de São Paulo Fernando Haddad, depois de ter visitado Luiz Inácio Lula da Silva na prisão, onde este cumpre desde abril uma pena de 12 anos por corrupção.

“Hoje nós expusemos ao presidente Lula todas as possibilidades jurídicas que estão à mão, à disposição dele. Ele tomou a decisão de peticionar junto à ONU para que se manifeste sobre a decisão das autoridades eleitorais brasileiras (…) e peticionar também junto ao Supremo Tribunal Federal“, afirmou Haddad à saída da superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

“Serão duas petições com pedido de liminar tanto na esfera federal quanto a esfera criminal para que ele tenha o direito de registar sua candidatura dentro do prazo de dez dias”, explicou o nº2 da campanha de Lula, citado pelo Estadão.

Haddad não quis comentar qual será a posição do Partido Trabalhista caso estes recursos sejam negados. “Estamos a trabalhar a cada etapa com os factos novos. Não imaginávamos que o Brasil contrariaria uma determinação de um organismo internacional e um tratado que nós subscrevemos”, disse.

“Vamos apresentar os recursos no prazo que o STF nos deu. Vamos apresentar hoje para ONU e amanhã para o Superior Tribunal, com pedido de liminar, que pode ser atendida de pronto. Vamos tomar as providências para garantir que o povo possa escolher o próximo Presidente da República”, acrescentou ainda.

O Tribunal Superior Eleitoral decidiu no sábado que Lula da Silva não poderá concorrer às eleições de outubro por ter sido condenado em segunda instância por corrupção. Na sessão, que durou mais de dez horas, a maioria dos sete juízes do TSE também proibiram o antigo Presidente – líder em todas as sondagens de intenção de voto realizadas no país – de fazer campanha nas rádios e redes de televisão.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.