Lula falou no Holocausto e em Hitler. Não devia, avisa Netanyahu

4

André Borges / EPA

Lula da Silva

Presidente do Brasil comparou Israel ao Holocausto nazi e a Hitler. Para o primeiro-ministro de Israel, passou uma linha vermelha.

O chefe de Estado do Brasil comparou neste domingo as operações militares israelitas com o Holocausto, acusando Israel de genocídio.

“O que está a acontecer na Faixa de Gaza não é uma guerra, é um genocídio. O que está a acontecer na Faixa de Gaza com o povo palestiniano (…) já aconteceu quando Hitler decidiu matar os judeus”, afirmou Lula da Silva.

O primeiro-ministro israelita considerou que “comparar Israel ao Holocausto nazi e a Hitler é cruzar uma linha vermelha”.

“Israel luta pela sua defesa e para garantir o seu futuro até à vitória, e fá-lo respeitando o direito internacional”, afirmou Benjamin Netanyahu, citado em comunicado.

O governante descreveu as palavras de Lula da Silva como “vergonhosas e sérias” e argumentou que procuram “banalizar o Holocausto” e “o direito de Israel de se defender”.

O ministro dos Negócios Estrangeiros israelita, Israel Katz, também convocou o embaixador do Brasil no país, Frederico Meyer, para uma reunião na segunda-feira.

“Os comentários do Presidente brasileiro são vergonhosos e graves”, escreveu na rede social X (antigo Twitter) Israel Katz.

Por seu turno, o ministro da Defesa israelita, Yoav Gallant, criticou Lula da Silva, na rede social X, por apoiar “uma organização terrorista – o Hamas, e, ao fazê-lo, envergonhar o seu povo”.

As duas maiores entidades israelitas no Brasil juntaram-se à condenação de Lula pelo Governo de Benjamin Netanyahu, considerando “extrema e desequilibrada” a posição expressa pelo Presidente brasileiro.

“O Governo brasileiro está a adotar uma posição extrema e desequilibrada em relação ao trágico conflito no Médio Oriente, abandonando a tradição de equilíbrio e procura de diálogo na política externa”, afirmou a Confederação Israelita do Brasil, em comunicado emitido hoje.

A Federação Israelita do Estado de São Paulo, que reúne a maior parte da comunidade judaica no Brasil, também emitiu uma declaração, na qual afirma que “comparar a defesa legítima do Estado de Israel contra um grupo terrorista […] com a indústria da morte de Hitler é de uma maldade infinita”.

ZAP // Lusa

4 Comments

  1. Falou somente a verdade ou os israelenses acham que o que estão a fazer não se compara ao que os nazistas fizeram?
    Levando-se em conta que a humanidade atualmente é muito mais esclarecida e evoluída (pelo menos deveria ser) do que há 80 anos atrás, então não deveriam agir com todo esse atraso mental, como acontece.
    Esse povo sempre se faz de vítima quando alguém vai de encontro ao que pregam, promovendo um carnaval e se fazendo de vítimas….

  2. Os israelitas são os primeiros a banalizar o Holocausto. Estão sempre a servir-se dele para aquela chantagenzinha emocional que gostam de fazer sempre que lhes dá jeito. Desta vez, não lhes dá jeito nenhum e, neste aspeto, o presidente do Brasil até tem razão. O mesmo não digo em relação à sua opinião obtusa acerca do assassinato de Navalny. O Lula tem uma paixão irracional pela Rússia que ultrapassa em muito o valor dos bons negócios que os dois países fazem entre si. Com estes negócios, o Brasil ajuda a Rússia na sua guerra à Ucrânia e, por conseguinte, à Europa. Por isso, devia ser considerado um inimigo dos europeus e do mundo livre, mas também nisto o dinheiro fala mais alto.
    PS: Gostaria que os canais televisivos colocassem legendas quando o Lula fala!
    PS 2: Finalmente, os comunistas portugueses, pela voz do seu secretário-geral, distanciaram-se do Putin e do seu regime que apelidaram de capitalista! É notável e merecedor de registo!

  3. Este Comuna no seu melhor, condenar o Putin pela morte do Navalny, nem pensar!!!!, condenar o Maduro por ter corrido com a ONU da Venezuela, claro que nao!!!!, prefere juntar-se aos seus amigos Russos e Iranianos, os tais que querem formar a Nova Ordem Medieval…, e acusarem Israel de nao respeitar as resolucoes da ONU, porque nao falas na Venezuela, que ainda a 3 semanas atras correu com todos os membros da ONU que estavam a proteger o Povo Venezuelano??!!!!!!, sabes que mais, Lula, nao passas de mais um HIPOCRITA COMUNISTA que sonha em comandar o Mundo.

  4. Judeus cercados no gueto de Varsóvia: Ordem dada por hitler.
    Palestinianos cercados no gueto de Gaza :Ordem dada por Netanyahu.
    Qual a diferencia.
    E depois veem falar de holocausto.
    Israel devia ter sido criado numa ilha isolada da Indonésia mesmo assim coitados dos tubarões com estes vizinhos

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.