Lula entrega-se à polícia depois de missa em memória da mulher

Ricardo Stuckert / PR / ABr

O ex-presidente do Brasil, Lula da Silva

O Partido dos Trabalhadores marcou para este sábado uma missa em honra de Marisa Letícia, que faria 68 anos. O ex-presidente informou a Polícia Federal de que se entregaria depois, em São Paulo.

O juiz federal Sergio Moro tinha definido sexta-feira como o dia em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se deveria apresentar à Polícia Federal e começar a cumprir a pena de 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Mas a estratégia de Lula da Silva alterou o guião traçado pelo magistrado, estendendo para o fim de semana o processo sobre a situação do político, explica a BBC.

Após um dia marcado pela reunião de uma multidão em volta do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, onde Lula estava abrigado desde a noite de quinta-feira, a Polícia Federal anunciou que não cumpriria o mandado de prisão contra o ex-presidente, enquanto fontes ligadas a Lula sugeriam que este se poderia entregar às autoridades nos próximos dias.

Nomes do PT e de partidos aliados e líderes de movimentos sociais passaram o dia a entreter milhares de militantes com discursos inflamados em defesa do líder, em frente ao prédio do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

De acordo com o Estadão, a defesa de Lula da Silva informou que o ex-presidente pretende entregar-se às autoridades este sábado, logo após uma missa que será realizada em memória da sua mulher que faleceu, Marisa Letícia, e que faria 68 anos.

As informações foram dadas à publicação por fontes que acompanham de perto as negociações entre Lula e a Polícia Federal para a rendição do ex-presidente. Ainda não há uma decisão sobre como será o procedimento a ser adotado.

Lula da Silva tinha até as 17:00 locais – 21:00 de Portugal – de sexta-feira, para se entregar na sequência de um mandado de prisão do juiz federal Sérgio Moro no processo do triplex do Guarujá, no qual foi condenado a 12 anos e um mês de prisão.

O político encontra-se barricado no Sindicato dos Metalurgicos. Recorde-se, que pela lei brasileira, a Polícia Federal não não pode prender ninguém depois das 18:00.

Lula exigiu não passar por práticas vexatórias, como ser algemado, uma possibilidade que o próprio Moro já tinha excluído na sua ordem de prisão.

Na prática e distante dos olhos da militância, Lula admitia se submeter à ordem judicial e ir para a cadeia em breve. No entanto, deixava claro que a sua força política e popular o credenciavam a entregar-se nos seus termos, e não nos estabelecidos pelo juiz Sergio Moro.

As negociações entraram pela noite e acabaram suspensas em condições amistosas. Pessoas envolvidas na conversa pelo lado de Lula afirmaram à BBC Brasil que a tendência é que o ex-presidente se entregue em São Paulo, este sábado.

Fontes ligadas à Polícia Federal também confirmaram reservadamente os termos e o andamento das conversas. Ainda assim, a definição da data e do local da prisão foram adiados para sábado. Até o fim do diálogo, a Polícia Federal garante que não vai prender Lula.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Eu diria que, observando o desenrolar dos acontecimentos nos últimos tempos no Brasil, houve um plano da direita, que inclui os aspetos políticos, como a destituição de Dilma, judiciários como a condenação e prisão de Lula, para impedir o avanço da democracia e a distribuição da riqueza de uma maneira mais justa por todas as camadas da sociedade brasileira. É um retrocesso e, certamente, não durará muito. O progresso, o desenvolvimento e o avanço da justiça social são fatores incontornáveis à medida que a civilização progride e a democracia se vai exercitando através do voto. Era bom é que se fizesse de um modo o mais pacífico e natural possível.

    • Recordo que os consulados Lula e Dilminha
      se celibrizaram pela corrupção, violência, enfim como é característica desse tipo de “democracias”.

RESPONDER

Vulcão, La Palma

O Cumbre Vieja também tem negacionistas. "É tudo orquestrado"

Nos últimos dias, as redes sociais têm-se tornado o palco dos "negacionistas dos vulcões" que defendem que, por trás da erupção do Cumbre Vieja, há mão humana. Nas redes sociais já há negacionistas do vulcão Cumbre …

Selecção da Lituânia falhou os Mundiais porque...chegou atrasada

Per Strand venceu, António Morgado ficou em sexto, mas os ciclistas da Lituânia acabaram por marcar a prova de estrada de juniores, nos Mundiais em Flandres. Per Strand Hagenes é o novo campeão mundial júnior de …

Gil Vicente 1-2 Porto | Dragão canta de galo com dois golaços

Foi sofrer até ao fim. Sérgio Conceição tinha alertado que não seria fácil bater o Gil Vicente e foi isso que ocorreu na noite desta sexta-feira em Barcelos. O FC Porto apenas a um minuto dos …

Na II Guerra Mundial, um erro "humilhante" destruiu dois imponentes navios de guerra da Marinha Real

No dia 10 de dezembro de 1941, os japoneses afundaram os imponentes Prince of Wales e Repulse. A culpa foi do almirante Thomas Phillips que, na sequência de um "erro humilhante", acabou também por falecer. Winston …

O robô Atlas, da Boston Dynamics, faz parkour (e até dá um mortal para trás)

O Atlas é, sobretudo, um projeto de investigação: um robô que ajuda os engenheiros da Boston Dynamics a trabalhar em melhores sistemas de controlo e perceção. O parkour é um verdadeiro desafio para os seres humanos, …

Na Tailândia, um "cemitério" de táxis foi transformado numa horta sobre rodas

Desde pimentos a pepinos, beringelas e até mangericão. Num parque de estacionamento ao ar livre em Banguecoque, os táxis abandonados transformam-se em hortas para alimentar os trabalhadores. A pandemia de covid-19 obrigou os táxis de Banguecoque …

Morreu o "último nazi" canadiano, aos 97 anos

Um ucraniano que serviu como tradutor no regime nazi morreu na quinta-feira na sua casa, em Ontário, no Canadá, encerrando uma luta de décadas para deportá-lo e acusá-lo de cúmplice no assassinato de dezenas de …

No Sri Lanka, elefantes traficados foram resgatados. Mas voltaram às pessoas que os compraram ilegalmente

Um tribunal do Sri Lanka devolveu elefantes resgatados a pessoas influentes que foram acusadas de os terem comprado ilegalmente. Durante alguns anos, elefantes selvagens permaneceram na corda bamba de uma intensa batalha de custódia judicial entre …

Sporting 1-0 Marítimo | Porro volta a decidir de penálti

Que sofrimento! É normal ver os “grandes” dominarem por completo os seus adversários, mas nesta partida entre Sporting e Marítimo, em Alvalade, praticamente só houve uma equipa a atacar e a procurar o golo. Ainda assim, …

A falhar pagamentos e com 260 mil milhões de dívida - como é que a Evergrande chegou até aqui?

A situação da imobiliária chinesa Evergrande, que tem uma dívida maior do que a economia portuguesa, está a deixar o mundo ansioso sobre uma eventual repetição da história da crise de 2008, que começou com …