Lula entrega-se à polícia depois de missa em memória da mulher

Ricardo Stuckert / PR / ABr

O ex-presidente do Brasil, Lula da Silva

O Partido dos Trabalhadores marcou para este sábado uma missa em honra de Marisa Letícia, que faria 68 anos. O ex-presidente informou a Polícia Federal de que se entregaria depois, em São Paulo.

O juiz federal Sergio Moro tinha definido sexta-feira como o dia em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se deveria apresentar à Polícia Federal e começar a cumprir a pena de 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Mas a estratégia de Lula da Silva alterou o guião traçado pelo magistrado, estendendo para o fim de semana o processo sobre a situação do político, explica a BBC.

Após um dia marcado pela reunião de uma multidão em volta do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, onde Lula estava abrigado desde a noite de quinta-feira, a Polícia Federal anunciou que não cumpriria o mandado de prisão contra o ex-presidente, enquanto fontes ligadas a Lula sugeriam que este se poderia entregar às autoridades nos próximos dias.

Nomes do PT e de partidos aliados e líderes de movimentos sociais passaram o dia a entreter milhares de militantes com discursos inflamados em defesa do líder, em frente ao prédio do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

De acordo com o Estadão, a defesa de Lula da Silva informou que o ex-presidente pretende entregar-se às autoridades este sábado, logo após uma missa que será realizada em memória da sua mulher que faleceu, Marisa Letícia, e que faria 68 anos.

As informações foram dadas à publicação por fontes que acompanham de perto as negociações entre Lula e a Polícia Federal para a rendição do ex-presidente. Ainda não há uma decisão sobre como será o procedimento a ser adotado.

Lula da Silva tinha até as 17:00 locais – 21:00 de Portugal – de sexta-feira, para se entregar na sequência de um mandado de prisão do juiz federal Sérgio Moro no processo do triplex do Guarujá, no qual foi condenado a 12 anos e um mês de prisão.

O político encontra-se barricado no Sindicato dos Metalurgicos. Recorde-se, que pela lei brasileira, a Polícia Federal não não pode prender ninguém depois das 18:00.

Lula exigiu não passar por práticas vexatórias, como ser algemado, uma possibilidade que o próprio Moro já tinha excluído na sua ordem de prisão.

Na prática e distante dos olhos da militância, Lula admitia se submeter à ordem judicial e ir para a cadeia em breve. No entanto, deixava claro que a sua força política e popular o credenciavam a entregar-se nos seus termos, e não nos estabelecidos pelo juiz Sergio Moro.

As negociações entraram pela noite e acabaram suspensas em condições amistosas. Pessoas envolvidas na conversa pelo lado de Lula afirmaram à BBC Brasil que a tendência é que o ex-presidente se entregue em São Paulo, este sábado.

Fontes ligadas à Polícia Federal também confirmaram reservadamente os termos e o andamento das conversas. Ainda assim, a definição da data e do local da prisão foram adiados para sábado. Até o fim do diálogo, a Polícia Federal garante que não vai prender Lula.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu diria que, observando o desenrolar dos acontecimentos nos últimos tempos no Brasil, houve um plano da direita, que inclui os aspetos políticos, como a destituição de Dilma, judiciários como a condenação e prisão de Lula, para impedir o avanço da democracia e a distribuição da riqueza de uma maneira mais justa por todas as camadas da sociedade brasileira. É um retrocesso e, certamente, não durará muito. O progresso, o desenvolvimento e o avanço da justiça social são fatores incontornáveis à medida que a civilização progride e a democracia se vai exercitando através do voto. Era bom é que se fizesse de um modo o mais pacífico e natural possível.

RESPONDER

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …

Mourinho espera ganhar sem jogar

Tottenham iria defrontar o Leyton Orient mas também no Reino Unido há jogos de futebol em causa por causa do coronavírus. O encontro entre Leyton Orient e Tottenham, relativo à terceira eliminatória da Taça da Liga …

A máfia italiana tem uma nova arma de recrutamento: o TikTok

Os jovens membros da Camorra, organização criminosa aliada à máfia siciliana, estão a recorrer ao TikTok para divulgar o seu estilo de vida e recrutar novos membros. Em maio, um vídeo foi publicado no TikTok que …

Os três segredos para ter um bom sistema imunológico são gratuitos, avisa Fauci

Manter o sistema imunológico saudável é um dos fatores-chave para lidar com a covid-19, o que não implica necessariamente a toma de suplementos vitamínicos. Há uns tempos, quando confrontado com o facto de a atriz Jennifer …

Pinguim encontrado morto no Brasil com uma máscara inteira no estômago

Um espécime de pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) foi encontrado morto numa popular praia brasileira e a autópsia ao corpo revelou que o animal tinha no seu estômago uma máscara de proteção facial N95. O animal foi …

Trump quer restabelecer sanções ao Irão. ONU rejeita apoiar posição norte-americana

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse que somente apoiará a restituição de sanções ao Irão, exigidas pelos Estados Unidos (EUA), se receber luz verde do Conselho de Segurança. Numa carta dirigida …

Designer holandês desenvolve "caixão vivo" feito com fibras de fungos

Um corpo humano pode demorar cerca de uma década a decompor-se dentro de um caixão. Com o Living Cocoon, o tempo é reduzido para dois ou três anos. Bob Hendrikx, biodesigner fundador da Loop, desenvolveu e …

Relógio em Nova Iorque mostra o tempo restante para reverter efeitos do aquecimento global

O Metronome, icónico relógio digital de Nova Iorque, deixou de mostrar o tempo do dia-a-dia e mostra agora o tempo restante que o nosso planeta tem para reverter os efeitos do aquecimento global. O relógio digital …