Lula da Silva diz que o FMI “nunca resolveu nenhum problema”

Fabio Rodrigues Pozzebom / ABr

Ex-presidente do Brasil, Lula da Silva

Ex-presidente do Brasil, Lula da Silva

O ex-Presidente do Brasil Lula da Silva disse, esta terça-feira, aos jornalistas em Lisboa que os empresários brasileiros podiam ter investido mais do que os chineses em Portugal e avisou que o FMI nunca é solução para as crises económicas.

“Eu penso que o FMI (Fundo Monetário Internacional) nunca resolveu nenhum problema. Ou seja, muitas vezes o FMI empresta dinheiro a um país, que ao receber o dinheiro paga a dívida de outros bancos e o prejuízo fica com a parte pobre da população que trabalha. Sempre foi a assim e sempre será assim”, disse Luiz Inácio Lula da Silva, antes do início de uma conferência promovida pelo grupo Odebrecht.

Ressalvando que tem sempre “muito cuidado” quando fala da “política de outros países”, porque já não é chefe de Estado, Lula da Silva, quando questionado pelos jornalistas sobre a crise económica e financeira em Portugal, afirmou que o Brasil devia ter investido mais no país.

“Nós vimos Portugal a privatizar algumas empresas importantes e os chineses compraram coisas que poderiam ter sido empresários brasileiros, em parceria com empresários portugueses. De qualquer forma, estas crises, que acontecem, são cíclicas e são sempre oportunidades para a gente fazer coisas diferentes do que a gente vinha fazendo”, sublinhou o ex-chefe de Estado do Brasil.

Lula da Silva acredita que os dois países podem fazer muito mais, criticou os dados “insignificantes” da balança comercial entre Portugal e o Brasil, recordou os investimentos portugueses na área do turismo, mas considera que as relações podem intensificar-se.

“No futuro, Portugal e Brasil têm de fazer aquilo que não fizeram no passado. Ou seja, estreitar ainda mais as suas relações. Não basta sermos irmãos. Não basta sermos duas pátrias irmãs. É preciso que a gente transforme essa irmandade — Brasil e Portugal — na geração de riqueza, parceria entre empresários e construção de salários. Fazer com que o progresso seja a razão maior da nossa aliança. Há uma nova oportunidade”, afirmou Lula da Silva.

Para o ex-Presidente brasileiro, Portugal e Brasil têm um potencial que considera extraordinário para estabelecer trabalhos “em terceiros países”, sobretudo em África, referindo que o programa aprovado pela União Africana e que prevê investimentos para os próximos 40 anos nas áreas da reconstrução e edificação deve ser aproveitado.

“Portugal e Brasil poderiam trabalhar juntos na construção de projetos em África, nos países, sobretudo, de língua portuguesa. Poucos países têm a oportunidade e a chance de construir, fazer investimentos e fazer desenvolver África. Eu penso que é isso que tem de acontecer daqui para a frente e se não aconteceu até agora eu acho que nós não precisamos de ficar lamentando o que não aconteceu. É tentar fazer a partir de amanhã aquilo que não aconteceu hoje e ontem”, concluiu Lula da Silva,

A conferência promovida pela Odebrecht foi marcada para hoje no Palácio da Ajuda, em Lisboa, marcando presença, entre outros, o ministro da Economia, António Pires de Lima, Miguel Relvas, ex-ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares do atual Governo e o ex-primeiro-ministro socialista José Sócrates.

O grupo brasileiro de construção civil Odebrecht participa atualmente no projeto do aproveitamento hidroelétrico do Baixo Sabor e esteve envolvido nas obras da ponte Vasco da Gama, Gare do Oriente, Metro de Lisboa e Barragem do Alqueva.

/Lusa

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A escumalha dos infiltrados são sempre os mesmos, estou a falar daqueles que conheço, josé socrates, miguel relvas, estou a escrever estes nomes em letra minuscula não é por acaso.
    O que Portugal precisa é de uma equipa independente, que começe a trabalhar sem intereses e pressões dos lobies, e varrer com grande parte da escumalha, escoria destes sangue sugas dos politicos. Vou apontar seis vertentes para que portugal poder saír da crise.
    1 – ordenados com tetos máximos ( Ex. 4.000,00 € )
    2 – Reformas com tetos máximos ( Ex. 3.000,00 € )
    3 – Cada funcionário só poderia ocupar um posto de trabalho, com a duração normal do horário)
    4 – O ordenado minimo deverá preber ao trabalhador as condições minimas de substencia das necessidades basicas humanas.
    5 – Fim das mordomias da classe dos sangue sugas dos politicos da passagem para a atividade civil (Ex. guarda costa, carro, chofer particular, etc)
    6 – Rever o quadro superior e mordomias das patentes superiores das forças armadas e reduzir o quadro de pessoal.

RESPONDER

Elefantes encontrados mortos numa reserva florestal. Envenenamento pode ser a causa

As autoridades estão a tentar perceber de que forma é que os 18 elefantes selvagens asiáticos morreram no nordeste da Índia. Os elefantes, que incluíam cinco filhotes, foram encontrados mortos na reserva florestal protegida de Kondali, …

"Máxima segurança". Porto de Lisboa com protocolo de segurança para receber cruzeiros

A administração do Porto de Lisboa assinalou este domingo o regresso do movimento de passageiros de cruzeiros a partir desta segunda-feira, com o levantamento das restrições ao desembarque de passageiros em viagens não essenciais, sublinhando …

”Terrível engano”. Programa do Governo para incentivar regresso dos emigrantes exclui as ilhas

O Programa Regressar, criado em 2019 pelo Governo da República para incentivar o regresso dos emigrantes ao país, descrimina os Açores e a Madeira. O Governo prolongou os apoios (que podem chegar aos 7679 euros por …

Relatório alerta que parte da produção de painéis solares depende da exploração de uigures

A região de Xinjiang, na China, evoluiu nas últimas duas décadas e tornou-se num importante centro de produção para muitas das empresas que fornecem ao mundo as peças necessárias para a construção de painéis solares. No …

Morreu a atriz brasileira Eva Wilma. Tinha 87 anos

A atriz de brasileira Eva Wilma morreu este sábado aos 87 anos no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internada desde abril devido a um cancro de ovário. A artista tinha sido internada a …

Marcelo quer descentralizar poder para regionalizar bazuca europeia

Marcelo Rebelo de Sousa quer desconcentrar poderes do Estado central para as comissões de coordenação e desenvolvimento regio­nal (CCDR), já a pensar na execução dos milhões que vão chegar de Bruxelas. A perspetiva do Chefe de …

Humanos mudam os ecossistemas com fogo há quase 100 mil anos

Um novo estudo mostra que os humanos têm mudado o ambiente em que vivem recorrendo ao fogo há pelo menos 92 mil anos. Ao chegar a novas terras, os humanos usaram o fogo para as mudar …

Catarina Martins considera “absurda” proposta de reforma das Forças Armadas

A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou a proposta de reforma das Forças Armadas feita pelo Governo “absurda” e de “absoluta submissão à NATO”. “A proposta do Governo é absurda, é uma proposta que centraliza decisões, …

Egito abre fronteira com Gaza. EUA deixam aviso a Israel (e UE reúne de emergência)

O Egito abriu este sábado a fronteira terrestre com Gaza e enviou 10 ambulâncias para o enclave palestiniano para transportar para os hospitais egípcios palestinianos que ficaram feridos nos bombardeamentos israelitas, indicaram responsáveis médicos. Segundo o …

Cientistas identificam novo tipo de resposta ao stress desencadeada pela condução

Toda a gente conhece a sensação física de quando estamos num carro a acelerar. Mas poucos sabem o que isso pode estar a fazer ao nosso corpo. De acordo com o site Science Alert, cientistas investigaram …