Lula da Silva vai mesmo ser julgado

Fora do Eixo / culturadered

Luiz Inácio Lula da Silva

Luiz Inácio Lula da Silva

O juiz federal Sérgio Moro, que trata dos processos da Operação Lava Jato na primeira instância, aceitou a acusação contra o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva por corrupção e lavagem de dinheiro.

A denúncia, apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) na semana passada, está relacionada com irregularidades num imóvel no Guarujá.

Lula da Silva é acusado de ter sido beneficiado pela construtora OAS, através da reforma e da decoração do seu apartamento triplex, como compensação por ações do ex-Presidente no esquema de corrupção da Petrobras.

Em causa está também um contrato de armazenamento de bens milionário com a OAS, operações com as quais a acusação afirma que Lusa terá recebido 3,7 milhões de reais (1.018 mil de euros) da construtora.

O procurador Deltan Dallagnol afirmou, na semana passada, em conferência de imprensa sobre a denúncia contra o ex-Presidente, que Lula da Silva era o “grande general” do esquema criminoso descoberto pelas autoridades na Petrobras.

Defesa de Lula pouco surpreendida

A defesa de Lula da Silva manifestou-se “pouco surpreendida” com a sua condução a julgamento no processo Lava Jato, dado o que considera um “histórico de perseguição e violação das garantias fundamentais” pelo juiz que aceitou a acusação.

“Perante todo o histórico de perseguição e violação às garantias fundamentais pelo juiz de Curitiba em relação ao ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não causa surpresa a decisão por ele proferida”, lê-se numa nota assinada pelos advogados Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira.

A defesa lamentou que, “nem mesmo os defeitos formais da peça acusatória e a ausência de uma prova contra Lula, como amplamente é reconhecido pela comunidade jurídica”, tenham impedido que o “juiz levasse adiante o que há muito havia deixado claro que faria: impor a Lula um crime que jamais praticou”.

Para os advogados do ex-líder do Brasil, este é “um processo sem juiz enquanto agente desinteressado e garantidor dos direitos fundamentais”.

A defesa lembrou que, em junho passado, em entrevista, o procurador da República Deltan Dallagnol, que coordena a força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba, reconheceu que ele e o juiz Sérgio Moro são “símbolos de um time” (equipa).

Esse reconhecimento, acrescentaram, “é inaceitável e viola não apenas a legislação processual, mas a garantia de um processo justo, garantia essa assegurada pela Constituição Federal e pelos Tratados Internacionais que o Brasil se obrigou a cumprir”.

Os advogados lembraram ainda que aguardam uma decisão judicial a “uma exceção de suspeição” apresentada contra Sérgio Moro.

“Esperamos que a Justiça brasileira, através dos órgãos competentes, reconheça que o juiz de Curitiba perdeu sua imparcialidade para julgar Lula, após ter praticado diversos atos que violaram as garantias fundamentais do ex-Presidente”, remataram na nota.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Torço para que o MORO, o mouro, MANDE o JAPONÊS Contrabandista da FEDERAL prender logo o LULA – mesmo SEM PROVAS. Do jeito que essa gentinha tucana é ARROGANTE e PREPOTENTE vai conseguir é UNIR o BRASIL em uma MARCHA POPULAR para DERRUBAR a estúpida REPÚBLICA DE CURITIBA (uma vez que o STF continua na pose de PILATUS, lavando as mãos, e molhando-as, diante dos descalabros – não é mesmo Dona Carmem Lúcia?…).
    LULA na cadeia é como MANDELA: elege quem ele quiser!

RESPONDER

Trump chega a acordo com os democratas sobre orçamento para evitar “shutdown"

O Presidente norte-americano anunciou, esta segunda-feira, ter chegado a acordo com a oposição democrata quanto ao orçamento, evitando assim a perspetiva de paralisação (“shutdown”) da administração federal até às próximas Presidenciais. "Estou feliz por anunciar que …

Bianca Devins foi assassinada e as imagens partilhadas centenas de vezes na Internet

Uma jovem de 17 anos foi assassinada quando acompanhava o namorado a um concerto, nos Estados Unidos. O companheiro, que ainda tentou o suicídio após o crime, partilhou fotografias do cadáver da vítima na Internet, …

VianaPolis chega a acordo com casal. Já só restam sete moradores no prédio Coutinho

A VianaPolis informou, esta terça-feira, ter chegado a acordo com um casal que detinha um apartamento no prédio Coutinho, em Viana do Castelo, onde ainda permanecem sete pessoas em cinco frações. Em declarações à agência Lusa, …

Ghosn processa Nissan e Mitsubishi na Holanda

Carlos Ghosn, ex-presidente da Nissan e da Mitsubishi e ex-CEO da Renault, processou as duas fabricantes de automóveis japonesas e reclama uma indemnização de 15 milhões de euros. Carlos Ghosn instaurou à Nissan e à Mitsubishi …

Faturas detalhadas de telecomunicações estão a confundir os clientes, alerta a Deco

As faturas detalhadas de telecomunicações, adotadas na sequência da decisão da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), estão a confundir os clientes, revelou esta terça-feira a Deco Proteste, que considerou que a medida do regulador deve …

Catarina Martins entreabre porta a nova geringonça

Catarina Martins lembrou que nas últimas legislativas se fez na política "o que nunca se tinha feito antes" e alerta que o que se conseguiu alcançar "não chega" face a "tudo o que há para …

Destroços de navio interditam praia em Torres Vedras

A praia do Navio, em Santa Cruz, está interdita a banhos e a desportos náuticos devido ao aparecimento de destroços de um navio afundado. A praia do Navio, em Santa Cruz, no concelho de Torres Vedras, …

Ministro da Justiça demite-se após eleição de Boris Johnson (e não é o único)

O ministro da Justiça britânico, David Gauke, anunciou a sua demissão após ser conhecida a eleição de Boris Johnson para a liderança dos conservadores e a sua designação como primeiro-ministro do Reino Unido. No domingo, David …

TdC deteta pagamentos "ilegais" do Serviço de Saúde da Madeira a empresa que pertencia ao presidente

A sociedade gerida pelo então presidente do Serviço de Saúde da Madeira recebeu 116 mil euros do Serviço de Saúde da Madeira. O Serviço de Saúde da Madeira (SESARAM) autorizou "ilegalmente" o pagamento de 116 mil …

Fábio Coentrão apontado ao FC Porto

O lateral esquerdo, que se encontra neste momento sem clube, terá sido alvo de sondagem por parte do FC Porto para reforçar a equipa de Sérgio Conceição. Segundo o jornal A Bola, Fábio Coentrão já foi …