Lula da Silva vai mesmo ser julgado

Fora do Eixo / culturadered

Luiz Inácio Lula da Silva

Luiz Inácio Lula da Silva

O juiz federal Sérgio Moro, que trata dos processos da Operação Lava Jato na primeira instância, aceitou a acusação contra o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva por corrupção e lavagem de dinheiro.

A denúncia, apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) na semana passada, está relacionada com irregularidades num imóvel no Guarujá.

Lula da Silva é acusado de ter sido beneficiado pela construtora OAS, através da reforma e da decoração do seu apartamento triplex, como compensação por ações do ex-Presidente no esquema de corrupção da Petrobras.

Em causa está também um contrato de armazenamento de bens milionário com a OAS, operações com as quais a acusação afirma que Lusa terá recebido 3,7 milhões de reais (1.018 mil de euros) da construtora.

O procurador Deltan Dallagnol afirmou, na semana passada, em conferência de imprensa sobre a denúncia contra o ex-Presidente, que Lula da Silva era o “grande general” do esquema criminoso descoberto pelas autoridades na Petrobras.

Defesa de Lula pouco surpreendida

A defesa de Lula da Silva manifestou-se “pouco surpreendida” com a sua condução a julgamento no processo Lava Jato, dado o que considera um “histórico de perseguição e violação das garantias fundamentais” pelo juiz que aceitou a acusação.

“Perante todo o histórico de perseguição e violação às garantias fundamentais pelo juiz de Curitiba em relação ao ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não causa surpresa a decisão por ele proferida”, lê-se numa nota assinada pelos advogados Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira.

A defesa lamentou que, “nem mesmo os defeitos formais da peça acusatória e a ausência de uma prova contra Lula, como amplamente é reconhecido pela comunidade jurídica”, tenham impedido que o “juiz levasse adiante o que há muito havia deixado claro que faria: impor a Lula um crime que jamais praticou”.

Para os advogados do ex-líder do Brasil, este é “um processo sem juiz enquanto agente desinteressado e garantidor dos direitos fundamentais”.

A defesa lembrou que, em junho passado, em entrevista, o procurador da República Deltan Dallagnol, que coordena a força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba, reconheceu que ele e o juiz Sérgio Moro são “símbolos de um time” (equipa).

Esse reconhecimento, acrescentaram, “é inaceitável e viola não apenas a legislação processual, mas a garantia de um processo justo, garantia essa assegurada pela Constituição Federal e pelos Tratados Internacionais que o Brasil se obrigou a cumprir”.

Os advogados lembraram ainda que aguardam uma decisão judicial a “uma exceção de suspeição” apresentada contra Sérgio Moro.

“Esperamos que a Justiça brasileira, através dos órgãos competentes, reconheça que o juiz de Curitiba perdeu sua imparcialidade para julgar Lula, após ter praticado diversos atos que violaram as garantias fundamentais do ex-Presidente”, remataram na nota.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Torço para que o MORO, o mouro, MANDE o JAPONÊS Contrabandista da FEDERAL prender logo o LULA – mesmo SEM PROVAS. Do jeito que essa gentinha tucana é ARROGANTE e PREPOTENTE vai conseguir é UNIR o BRASIL em uma MARCHA POPULAR para DERRUBAR a estúpida REPÚBLICA DE CURITIBA (uma vez que o STF continua na pose de PILATUS, lavando as mãos, e molhando-as, diante dos descalabros – não é mesmo Dona Carmem Lúcia?…).
    LULA na cadeia é como MANDELA: elege quem ele quiser!

RESPONDER

Governo disponível para suspender caducidade de convenções coletivas "sem limite de tempo"

O Governo está disponível para avançar com a suspensão dos prazos da caducidade das convenções coletivas "sem limite de tempo", disse, esta segunda-feira, no Parlamento a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A medida foi …

PEV também vota contra o Orçamento do Estado para 2022

O partido ecologista "Os Verdes" (PEV) anunciou, esta segunda-feira, que também vai votar contra o Orçamento do Estado para 2022. Em conferência de imprensa, na Assembleia da República, José Luís Ferreira disse que "o grupo parlamentar …

Governo lamenta decisão do PCP. "Nunca tínhamos ido tão longe como fomos este ano"

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares reagiu, esta segunda-feira à tarde, na Assembleia da República, ao anúncio de voto contra do PCP ao Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). Na Assembleia da República, Duarte Cordeiro …

Vulcão Cumbre Vieja lança lava, cinzas e fumo em La Palma

Vulcão de La Palma "no auge da atividade". Derrocada parcial do cone revela grande fonte de lava

Uma derrocada parcial do cone do vulcão da ilha de La Palma, nas Canárias, deixou à vista uma grande fonte de lava, segundo o Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan). "Estamos no auge da atividade" do …

Presidente recebeu dose de reforço da vacina contra a covid-19 juntamente com a da gripe

O Presidente da República recebeu, esta segunda-feira, a dose de reforço da vacina contra a covid-19, juntamente com a vacina da gripe. "O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa recebeu esta tarde o reforço (ou terceira dose) …

PCP duvida do "golpe de asa" do Governo. BE estranha a sua "indisponibilidade"

O Partido Comunista anunciou, esta segunda-feira, que vai votar contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) na generalidade, juntando-se ao Bloco de Esquerda. "Não acredito em bruxas (...). Nunca faltámos à chamada e procurámos sempre …

"Ou há Orçamento ou avanço para a dissolução da Assembleia da República", diz Presidente

O Presidente da República afirmou, esta segunda-feira, que irá aguardar até ao último segundo da votação do Orçamento do Estado para 2022 na generalidade e, caso se confirme o chumbo, iniciará logo o processo de …

Portugal regista mais cinco mortes e 313 casos de covid-19

Portugal registou, esta segunda-feira, mais cinco mortes e 313 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 313 novos …

Quase 23 milhões de afegãos vão sofrer insegurança alimentar aguda no inverno

O Programa Alimentar Mundial da ONU alerta para a crise no Afeganistão, afirmando que o país está "entre os piores desastres humanitários do mundo, senão o pior". Cerca de 22,8 milhões de afegãos, mais de metade …

A COP26 ainda não começou, mas parece condenada ao fracasso. Matos Fernandes está "pouco otimista"

Cimeira tem início a 31 de outubro, mas os sinais que chegam não são positivos, com muitos dos líderes e representantes dos principais países a apontar dedos aos que ainda não se comprometeram com metas …