Luis de Guindos candidata-se ao BCE. António Costa reitera apoio de Portugal a Rajoy

La Moncloa - Gobierno de España / Flickr

Luis de Guindos, ministro espanhol da Economia e da Competitividade

Luis de Guindos vai candidatar-se ao cargo de vice-presidente do Banco Central Europeu, atualmente ocupado por Vítor Constâncio. O primeiro-ministro português já reiterou o apoio à candidatura do espanhol, no decorrer de uma reunião em Madrid com Mariano Rajoy.

O Governo Espanhol decidiu avançar com a candidatura de Luis de Guindos ao lugar de vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), cargo que é atualmente ocupado por Vítor Constâncio.

De acordo com o Diário de Notícias, que cita a imprensa espanhola, o embaixador da representação permanente de Espanha junto da União Europeia (REPER) enviou uma carta com a candidatura de Guindos ao presidente do Eurogrupo, Mário Centeno.

O prazo de apresentação de candidaturas para o cargo de vice-presidente do Banco Central Europeu termina hoje. Espanha e Irlanda já tinham anunciado que iriam entrar na corrida. O candidato que vencer irá substituir o português Vítor Constâncio no comité executivo do BCE, cujo mandato termina no dia 31 de maio.

A Irlanda também já anunciou a candidatura do governador do Banco Central irlandês, Philip Lane.

Ballesteros / EPA

O primeiro-ministro, António Costa, reiterou esta terça-feira o apoio a uma candidatura do espanhol Luis de Guindos ao cargo de vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), no decorrer de uma reunião em Madrid com o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy.

Segundo fonte do gabinete do chefe do Governo português, este tipo de apoios mútuos “é normal” quando estão em causa altos cargos internacionais, apontando o caso do apoio espanhol na eleição do ministro das Finanças português para a presidência do Eurogrupo.

“Nós, relativamente a Luis de Guindos, manifestámos também o nosso apoio ao Governo espanhol, se vier a apresentar a candidatura a um lugar que tem sido ocupado até agora por um português, que é o doutor Vítor Constâncio”, disse António Costa na sequência do almoço de trabalho que teve com Mariano Rajoy, esta terça-feira.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Autoridade Tributária alerta contribuintes para novo e-mail fraudulento

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou, esta terça-feira, para um e-mail que está a ser enviado aos contribuintes, solicitando-lhes que regularizem dívidas fiscais e avisa que a mensagem é falsa e deve ser apagada. Num …

União Europeia acrescenta quatro paraísos fiscais à "lista negra"

Ilhas Caimão, Palau, Panamá e Seicheles juntam-se a Samoa Americana, Fiji, Guame, Samoa, Omã, Trindade e Tobago, Vanuatu e Ilhas Virgens Americanas na lista de não respeitadores das regras comunitárias. O Conselho da União Europeia (UE) …

"Relação estava cristalizada". PS satisfeito com retoma do "diálogo cordial" com CDS

O presidente do PS saudou, esta terça-feira, a "retoma" de um relacionamento "cordial" com a nova direção do CDS-PP em torno de matérias de interesse nacional, considerando que se verificou uma transição e acabou uma …

Ministra espanhola não pensa "nem um segundo" em substituir Centeno

A ministra dos Assuntos Económicos de Espanha, Nadia Calviño, assegurou que não dedica “nem um segundo” a pensar numa candidatura à presidência do Eurogrupo, apontando que Mário Centeno “está a fazer um excelente trabalho”. A cerca …

Grupo alemão de extrema-direita tinha planos "assustadores" para atacar mesquitas

Um grupo alemão de extrema-direita, em que 12 elementos foram detidos na semana passada, é suspeito de planear ataques em larga escala "assustadores e chocantes" contra muçulmanos, semelhantes aos realizados na Nova Zelândia no ano …

Novo Banco deverá pedir perto de mil milhões de euros ao Fundo de Resolução

O Novo Banco prepara-se para pedir uma nova injeção ao Fundo de Resolução a rondar os mil milhões de euros. Com este montante, o banco atinge o teto definido na venda ao fundo Lone Star. O …

"Nunca tive um processo como este". Juiz Carlos Alexandre "surpreendido" com o caso Tancos

O juiz Carlos Alexandre assumiu, em pleno tribunal, estar "surpreendido" com os meandros que envolvem ocaso de Tancos. "Nunca tive um processo como este", terá desabafado em mais uma audiência, notando que o caso "mostra …

Maduro anuncia exercícios militares permanentes e de surpresa

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou esta terça-feira que o país fará exercícios militares "de surpresa" e de maneira permanente, em manobras que poderão incluir centenas de milhares de membros da Força Armada Nacional Bolivariana …

Bolsonaro recebe Jorge Jesus, mas muitos não gostaram da fotografia

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, recebeu esta segunda-feira, em Brasília, o treinador português Jorge Jesus, após ter conquistado no domingo a Supertaça ao serviço do Flamengo. Depois de, no domingo, ter conquistado a Supertaça ao serviço …

Cientistas encontram 300 vírus "enormes" com habilidades estranhas

Uma equipa de investigadores identificou 300 novos vírus "enormes" com habilidades estranhas encontrados em vários ambientes. Estes podem causar doenças nos seres humanos. Os vírus têm sido um tema habitual ultimamente, abrindo jornais e deixando a …