Luís Duque escolhido para a presidência da Liga, Sporting não apoia

DR sporting.pt

Luís Duque

Luís Duque

Os vinte e sete clubes da I e II Ligas que se reuniram em Coimbra decidiram esta segunda-feira por unanimidade escolher o antigo dirigente do Sporting Luís Duque para a presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

Eleições na Liga de Clubes

O candidato à presidência da Mesa da Assembleia Geral é José Mendes e o candidato para o Conselho Fiscal é Carlos Carvalho.

O anúncio foi feito por Tiago Ribeiro, presidente da SAD do Estoril-Praia, no final da reunião em Coimbra.

As eleições realizam-se a 27 de Outubro.

No dia 6 de Outubro, também em Coimbra, os clubes decidiram requerer a marcação de uma nova Assembleia Geral eleitoral da Liga e a revogação das anteriores listas.

O presidente da mesa da Assembleia Geral da LPFP, Carlos Deus Pereira, convocou eleições para 27 de Outubro, dando cumprimento à decisão do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que anulou o ato eleitoral de 11 de Junho.

Para o presidente da SAD do Estoril-Praia, Luís Duque é um nome “consensual” e que “reúne uma vasta experiência no associativismo, no âmbito do futebol amador e profissional”, tendo “todas as condições para conduzir este processo de maneira pacífica entre os clubes”.

“Luís Duque entra com a missão imediata de convocar uma Assembleia Geral para que façamos a alteração estatutária que tanto desejamos”, de forma a que haja “uma mudança de governança, para que os clubes possam voltar ao comando do Liga“, sublinhou Tiago Ribeiro.

O dirigente do Estoril considerou que se terá depois de continuar “o trabalho de remodelação da Liga”, sendo uma das questões mais urgentes encontrarem-se “soluções para a saúde financeira da Liga”, para que esta não perca a capacidade de realizar os campeonatos profissionais de futebol.

Segundo Tiago Ribeiro, a reunião decorreu de forma “muito pacífica. Não houve nenhum embate, apenas muita conversa e muita vontade de que esse caos fosse de uma vez por todas resolvido”.

Muitos dos demais membros da lista “já foram escolhidos”, sendo que toda a documentação vai ser tratada e entregue “na quarta-feira”, avançou.

Sporting não apoia Luís Duque

Na reunião não estiveram presentes o Sporting, Marítimo, Nacional e Leixões, que justificaram a ausência, e o Arouca, Chaves, Académico de Viseu, Santa Clara e Atlético, que não justificaram.

Em comunicado, o Sporting anunciou que não irá apoiar o nome proposto pelos 27 clubes para a presidência da Liga.

De acordo com o comunicado, o clube não pode apoiar “alguém que é alvo de três acções de responsabilidade civil por actos de gestão danosa de um Clube associado da Liga e que conta, ainda, no seu historial, com outros processos.”

“A Sporting SAD tem, repetidamente, tornado público que está activamente interessada na regeneração do futebol Português, tendo em devido tempo apresentado, e a quem de direito, um conjunto de propostas que, de forma transversal, se implementadas, permitiriam a melhoria do futebol nacional”, acrescenta o comunicado.

“Os nomes vindos a publico nas últimas semanas, afetos ao universo ‘leonino’, como possibilidades para presidirem à LPFP, e o nome que se veio a confirmar hoje, demonstram bem o estado do futebol Português e o desnorte de alguns dos seus intervenientes”, consta ainda do texto, divulgado no site do clube.

Ainda segundo o documento do clube de Alvalade, “este é mais um triste episódio do estado a que chegou o futebol Português”.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Operação Rota do Cabo leva à detenção de 22 pessoas

A Procuradoria-geral Distrital de Lisboa (PGDL) anunciou hoje a detenção de 22 pessoas no âmbito a operação Rota do Cabo, efetuada para desmantelar uma alegada rede criminosa de auxílio à imigração ilegal. Em comunicado, a PGDL …

Garcia de Orta. Governo admite recorrer a pediatras do privado para assegurar urgência

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, disse que a falta de médicos pediatras nas urgências do hospital Garcia de Orta “é uma situação que não é possível resolver de um …

Cientistas descobrem um novo benefício de tomar chá

https://vimeo.com/366605754 Se já se sabia que beber chá era bom para a nossa saúde, uma nova investigação vem confirmar ainda mais essa ideia. Cientistas encontraram no chá um novo benefício para o nosso cérebro. Várias investigações apontam …

Governo da Escócia quer novo referendo sobre independência em 2020

A ministra principal da Escócia e líder do Partido Nacionalista Escocês (SNP), Nicola Sturgeon, afirmou esta terça-feira que quer um novo referendo sobre a independência em 2020 e abrir negociações com Londres até ao fim …

As bactérias contradizem Darwin: a mais apta não sobrevive

Uma recente investigação levada a cabo pela Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, revela que, no que diz respeito às bactérias, a "sobrevivência das mais cooperativas" excede a "sobrevivência das mais fortes". As bactérias são capazes de …

A Via Láctea roubou minúsculas galáxias à sua vizinha

Utilizando dados obtidos pelo Telescópio Gaia, os cientistas chegaram à conclusão que a Via Láctea "sequestrou" galáxias da Grande Nuvem de Magalhães, uma outra galáxia que a orbita. No nosso Universo, a regra é orbitar: a …

Pode ter sido encontrada (e ignorada) vida em Marte em 1976, defende antigo cientista da NASA

O antigo cientista da agência espacial norte-americana Gilbert V. Levin afirma que foram encontradas evidências de vida em Marte na década de 70. No entender do especialista, deviam ter sido levado a cabo mais investigações …

Era marketing. Fortnite voltou (e está diferente)

Depois de 10 temporadas, um buraco negro engoliu a ilha na qual diariamente milhões de jogadores tentavam sobreviver, matando-se uns aos outros. Durante um dia e meio, ninguém podia jogar. O susto acabou esta terça-feira, …

Cientistas determinam o que diminui a fertilidade das mulheres com o avanço da idade

Investigadores da Universidade de Copenhaga mapearam alguns dos mecanismos que podem afetar a fertilidade das mulheres desde a adolescência até a menopausa. A fertilidade natural das mulheres flutua entre altos e baixos na forma de uma …

Dono do Paris Saint-Germain quer comprar o Leeds (e torná-lo no novo Manchester City)

A Qatar Sports Investments (QSI), empresa que é detida por Nasser Al Khelaifi, quer dar o salto para o mercado inglês e adquirir o Leeds United, emblema que milita atualmente no segundo escalão. Na semana em …