Os vinte e sete clubes da I e II Ligas que se reuniram em Coimbra decidiram esta segunda-feira por unanimidade escolher o antigo dirigente do Sporting Luís Duque para a presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
O candidato à presidência da Mesa da Assembleia Geral é José Mendes e o candidato para o Conselho Fiscal é Carlos Carvalho.
O anúncio foi feito por Tiago Ribeiro, presidente da SAD do Estoril-Praia, no final da reunião em Coimbra.
As eleições realizam-se a 27 de Outubro.
No dia 6 de Outubro, também em Coimbra, os clubes decidiram requerer a marcação de uma nova Assembleia Geral eleitoral da Liga e a revogação das anteriores listas.
O presidente da mesa da Assembleia Geral da LPFP, Carlos Deus Pereira, convocou eleições para 27 de Outubro, dando cumprimento à decisão do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que anulou o ato eleitoral de 11 de Junho.
Para o presidente da SAD do Estoril-Praia, Luís Duque é um nome “consensual” e que “reúne uma vasta experiência no associativismo, no âmbito do futebol amador e profissional”, tendo “todas as condições para conduzir este processo de maneira pacífica entre os clubes”.
“Luís Duque entra com a missão imediata de convocar uma Assembleia Geral para que façamos a alteração estatutária que tanto desejamos”, de forma a que haja “uma mudança de governança, para que os clubes possam voltar ao comando do Liga“, sublinhou Tiago Ribeiro.
O dirigente do Estoril considerou que se terá depois de continuar “o trabalho de remodelação da Liga”, sendo uma das questões mais urgentes encontrarem-se “soluções para a saúde financeira da Liga”, para que esta não perca a capacidade de realizar os campeonatos profissionais de futebol.
Segundo Tiago Ribeiro, a reunião decorreu de forma “muito pacífica. Não houve nenhum embate, apenas muita conversa e muita vontade de que esse caos fosse de uma vez por todas resolvido”.
Muitos dos demais membros da lista “já foram escolhidos”, sendo que toda a documentação vai ser tratada e entregue “na quarta-feira”, avançou.
Sporting não apoia Luís Duque
Na reunião não estiveram presentes o Sporting, Marítimo, Nacional e Leixões, que justificaram a ausência, e o Arouca, Chaves, Académico de Viseu, Santa Clara e Atlético, que não justificaram.
Em comunicado, o Sporting anunciou que não irá apoiar o nome proposto pelos 27 clubes para a presidência da Liga.
De acordo com o comunicado, o clube não pode apoiar “alguém que é alvo de três acções de responsabilidade civil por actos de gestão danosa de um Clube associado da Liga e que conta, ainda, no seu historial, com outros processos.”
“A Sporting SAD tem, repetidamente, tornado público que está activamente interessada na regeneração do futebol Português, tendo em devido tempo apresentado, e a quem de direito, um conjunto de propostas que, de forma transversal, se implementadas, permitiriam a melhoria do futebol nacional”, acrescenta o comunicado.
“Os nomes vindos a publico nas últimas semanas, afetos ao universo ‘leonino’, como possibilidades para presidirem à LPFP, e o nome que se veio a confirmar hoje, demonstram bem o estado do futebol Português e o desnorte de alguns dos seus intervenientes”, consta ainda do texto, divulgado no site do clube.
Ainda segundo o documento do clube de Alvalade, “este é mais um triste episódio do estado a que chegou o futebol Português”.
ZAP / Lusa
Eleições na Liga de Clubes
-
27 Outubro, 2014 Luís Duque eleito presidente da Liga
-
21 Outubro, 2014 Luís Duque escolhido para a presidência da Liga, Sporting não apoia
-
29 Julho, 2014 Eleições para a Liga vão ser repetidas
-
11 Junho, 2014 Mário Figueiredo reeleito presidente da Liga de Clubes