Luís Duque eleito presidente da Liga

DR sporting.pt

Luís Duque

Luís Duque

Luís Duque, antigo dirigente do Sporting, foi hoje eleito presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) com o apoio de uma maioria expressiva dos clubes, sucedendo no cargo a Mário Figueiredo.

A eleição dos representantes da lista única para a presidência da Liga, marcada pelo apoio conjunto do Benfica e do FC Porto, fez-se com 46 votos a favor, cinco brancos e dois nulos, tendo comparecido ao ato representantes de 35 emblemas profissionais (só faltou o Atlético).

Da I Liga, 16 clubes (cada voto vale dois) votaram na lista de Duque, um votou em branco outro votou nulo, ao que se somam 14 clubes da II Liga (um voto cada), divisão de onde saíram três votos em branco, segundo números divulgados por Carlos Deus Pereira, presidente cessante da Assembleia-Geral.

A lista de Duque, também antigo dirigente da Associação de Futebol de Lisboa, integra José Mendes, vice-reitor da Universidade do Minho, para a presidência da Mesa da Assembleia-Geral, Carlos Carvalho para o Conselho Fiscal, Gonçalo Lobo Xavier para a Comissão Disciplinar e Américo Joaquim Esteves para a Comissão Arbitral, todos com resultados em tudo idênticos aos da presidência.

Os novos órgãos sociais da Liga foram eleitos para o quadriénio 2014-18, em Assembleia-Geral eleitoral que pôs fim a quatro meses de indefinição, depois de Mário Figueiredo ter sido reeleito para um segundo mandato a 11 de junho, um ato que o Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol anulou, por considerar que as candidaturas de Fernando Seara e Rui Alves tinham sido excluídas indevidamente.

Dando cumprimento uma determinação do CJ, o presidente da Mesa da Assembleia-Geral da Liga, que hoje cessou funções, marcou novo ato eleitoral, aberto a novas candidaturas e sem nenhuma das anteriores, uma vez que a maioria dos clubes subscritores daquelas listas revogou o seu apoio.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Deixar de dar aulas com mais de 60 anos só no pré-escolar e 1.º ciclo

A possibilidade de os professores com mais de 60 anos deixarem de dar aulas para "desempenhar outras atividades", prevista no Orçamento do Estado de 2020, será apenas aplicada ao pré-escolar e 1.º ciclo, esclareceu o …

Aumento extra de dez euros pode beneficiar 1,6 milhões de pensionistas

O aumento extra de dez euros nas reformas até 658,2 euros, confirmado esta quinta-feira pelo secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, pode vir a beneficiar cerca de 1,6 milhões de pensionistas. A estimativa é avançada …

Rui Pinto vai a julgamento por 93 crimes

A juíza do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu que Rui Pinto vai ser julgado por 93 crimes, e não 147 como estava acusado. O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu esta sexta-feira levar …

Um "palhaço" que vai apunhalar os iranianos nas costas. Líder supremo do Irão arrasa Trump

O líder supremo do Irão classificou esta sexta-feira o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como "um palhaço" que finge querer ajudar os iranianos, mas vai atacá-los pelas costas com "um punhal envenenado". As declarações do …

"Lava que se farta". Justiça dá razão a Ana Gomes no processo movido por Isabel dos Santos

A ex-eurodeputada Ana Gomes venceu um dos processos que foi movido contra ela por Isabel dos Santos. Em causa estão publicações no Twitter, onde a diplomata acusava a empresária angolana de estar a usar Portugal …

Secretário da Cultura brasileiro vai ser demitido depois de se inspirar em discurso nazi de Goebbels

Roberto Alvim, secretário da Cultura brasileiro, fez um discurso esta quinta-feira copiando um discurso muito conhecido do ministro da propaganda de Adolf Hitler, Joseph Goebbels. O secretário da Cultura do Brasil, Roberto Alvim, divulgou um vídeo …

Presidente da Guatemala anuncia corte de relações com Venezuela

O novo Presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, anunciou na quinta-feira que ordenou o corte de relações com a Venezuela e o encerramento da embaixada neste país. Alejandro Giammattei, médico e ex-diretor do Sistema Penitenciário da Guatemala, …

Bolsonaro vai manter secretário acusado de irregularidades no Governo

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, defendeu hoje o titular da Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom, órgão da Presidência), Fabio Wajngarten, acusado de alegadas irregularidades em contratos, garantindo que o manterá no cargo. “Pelo que eu …

FC Porto empresta Waris ao Estrasburgo com opção de compra obrigatória

O avançado ganês foi emprestado pelo FC Porto ao Estrasburgo até ao final da temporada, num negócio que inclui uma cláusula de opção de compra obrigatória. No final do empréstimo, o Estrasburgo fica obrigado a contratar …

Miguel Guimarães reeleito bastonário da Ordem dos Médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, foi eleito esta quinta-feira para um segundo mandato, com 93% dos votos. De acordo com os resultados provisórios avançados pela Ordem, estando contados 16.723 votos, Miguel Guimarães foi …