Luis Díaz e Uribe suspensos por um jogo. Bom comportamento alivia castigo do médio

Hugo Delgado / Lusa

Luis Díaz e Matheus Uribe foram suspensos por um jogo após terem sido expulsos no encontro entre o Sporting de Braga e o FC Porto, relativo à primeira mãos das meias-finais da Taça de Portugal.

O extremo portista foi expulso na sequência de um lance que causou a lesão grave de David Carmo. A decisão tem gerado muita controvérsia, com muitos a defenderem que não há falta e que o colombiano apenas pisa – livre de intenção – o central bracarense após desferir o remate.

O Conselho de Arbitragem entendeu que Luís Godinho seguiu recomendações da UEFA e, por isso, a decisão é válida. O próprio árbitro tentou explicar isso em campo a Luis Díaz, a colegas de equipa e a membros da estrutura portista.

“Tu rematas à baliza, levas o pé esticado, é sem querer, mas partes-lhe o pé”, disse o árbitro da partida.

Por sua vez, Uribe viu o cartão vermelho após ter dado uma cabeçada em Ricardo Esgaio, já na reta final da partida.

O cadastro praticamente limpo do médio acabou por ter peso na decisão do Conselho de Disciplina da FPF. Com base no número 1 do artigo 55.º e no número 2 do artigo 56.º do regulamento disciplinar, foi aplicada uma circunstância atenuante, que acabou por reduzir a pena em um quarto.

O jornal Record escreve que Díaz foi ainda multado em 306 euros, enquanto Uribe terá de pagar 765 euros.

No Porto Canal, o diretor de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, admitiu que, caso Luis Díaz fosse castigado pela expulsão no jogo com o Braga, o clube ia tentar a despenalização do extremo.

“Se depois do Conselho de Disciplina ver as imagens entender penalizar Luis Díaz, naturalmente que o FC Porto tratará de tentar a sua despenalização, mas vamos acreditar que não seja castigado. Foi o lance que foi, com consequências infelizes para o defesa do Sporting de Braga, mas não justificava o cartão vermelho“, afirmou o responsável.

O presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, que esteve presente na conferência de imprensa após o jogo, pediu calma e serenidade aos adeptos, embora tenha dito insistentemente que “basta”.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …

Mais de 2200 armas entregues à PSP em menos de quatro meses

Mais de 2200 armas de fogo, a maioria das quais espingardas, foram entregues de forma voluntária à PSP, entre 24 de Fevereiro e 15 de Junho, anunciou este domingo aquela força policial. Em comunicado, a PSP …

O Arco do Triunfo vai ser embrulhado em tecido azul e corda vermelha durante 16 dias

O projeto foi pensado por Christo Vladimirov Javacheff e Jeanne-Claude no início dos anos 60, mas nunca se realizou. Agora, o monumento será embrulhado em azul e vermelho entre 18 de setembro e 3 de …

Netanyahu irá deixar residência oficial do primeiro-ministro a 10 de julho

O ex-primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu irá deixar a residência oficial em Jerusalém a 10 de julho, depois de um acordo alcançado com o sucessor, Naftali Benet, que lhe dera um prazo de duas semanas …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Venha o tubarão

Portugal desilude e complica o apuramento. Segue-se a França. Itália, Bélgica e Países Baixos nos oitavos-de-final. O Campeonato da Europa visto da Linha de Fundo. Na corda bamba Portugal – Alemanha (2-4) “A vida é como uma corda 
De …

Praga de milhões de ratos está a aterrorizar a Austrália

O fim da seca de três anos e dos consequentes incêndios florestais permitiu à Austrália respirar de alívio. Em contrapartida, criaram-se as condições perfeitas para a pior praga de ratos da última década. "As pessoas estão …