Luis Díaz e Uribe suspensos por um jogo. Bom comportamento alivia castigo do médio

Hugo Delgado / Lusa

Luis Díaz e Matheus Uribe foram suspensos por um jogo após terem sido expulsos no encontro entre o Sporting de Braga e o FC Porto, relativo à primeira mãos das meias-finais da Taça de Portugal.

O extremo portista foi expulso na sequência de um lance que causou a lesão grave de David Carmo. A decisão tem gerado muita controvérsia, com muitos a defenderem que não há falta e que o colombiano apenas pisa – livre de intenção – o central bracarense após desferir o remate.

O Conselho de Arbitragem entendeu que Luís Godinho seguiu recomendações da UEFA e, por isso, a decisão é válida. O próprio árbitro tentou explicar isso em campo a Luis Díaz, a colegas de equipa e a membros da estrutura portista.

“Tu rematas à baliza, levas o pé esticado, é sem querer, mas partes-lhe o pé”, disse o árbitro da partida.

Por sua vez, Uribe viu o cartão vermelho após ter dado uma cabeçada em Ricardo Esgaio, já na reta final da partida.

O cadastro praticamente limpo do médio acabou por ter peso na decisão do Conselho de Disciplina da FPF. Com base no número 1 do artigo 55.º e no número 2 do artigo 56.º do regulamento disciplinar, foi aplicada uma circunstância atenuante, que acabou por reduzir a pena em um quarto.

O jornal Record escreve que Díaz foi ainda multado em 306 euros, enquanto Uribe terá de pagar 765 euros.

No Porto Canal, o diretor de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, admitiu que, caso Luis Díaz fosse castigado pela expulsão no jogo com o Braga, o clube ia tentar a despenalização do extremo.

“Se depois do Conselho de Disciplina ver as imagens entender penalizar Luis Díaz, naturalmente que o FC Porto tratará de tentar a sua despenalização, mas vamos acreditar que não seja castigado. Foi o lance que foi, com consequências infelizes para o defesa do Sporting de Braga, mas não justificava o cartão vermelho“, afirmou o responsável.

O presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, que esteve presente na conferência de imprensa após o jogo, pediu calma e serenidade aos adeptos, embora tenha dito insistentemente que “basta”.

  Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A praia de Katoku, no Japão.

Praia intocada no Japão é uma das últimas do país. A sua pureza está a ser violada

A praia em Katoku, no Japão, é parte do Património Mundial da UNESCO. A construção de um paredão está a dividir a população local. Nesta praia cercada por montanhas em Katoku, no Japão, quase não há …

Estátuas usadas num jardim eram, afinal, relíquias egípcias com milhares de anos

Duas estátuas de pedra, usadas durante muito tempo como simples decoração de jardim, foram vendidas por cerca de 230 mil euros, depois de se ter chegado à conclusão que eram, afinal, relíquias egípcias com milhares …

Pandora Papers são "embaraço também para Portugal". Caso vai ser analisado pelo Fisco

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais garantiu que, tal como já aconteceu noutros casos deste género, os Pandora Papers vão ser analisados pela Autoridade Tributária. No início de outubro, uma nova investigação do Consórcio Internacional …

Gonçalo Esteves, Sporting

"Gonçalo Esteves é o futuro do Sporting". Adeptos rendidos ao ex-portista de 17 anos

O lateral-direito Gonçalo Esteves, de apenas 17 anos, estreou-se na equipa principal do Sporting, no jogo da Taça de Portugal contra o Belenenses, e o treinador Ruben Amorim diz que é "o futuro" do clube. …

Portugal regista mais 10 mortes e 612 novos casos de covid-19

Portugal registou, este sábado, mais 10 mortes e 612 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 612 novos …

Toda a herança de Rendeiro foi para o "rei dos táxis". MP investiga presidente da ANTRAL e o filho motorista

O Ministério Público está a investigar o ex-motorista de João Rendeiro e o seu pai, o presidente da ANTRAL, a maior associação de táxis portuguesa. Em causa estão suspeitas de lavagem de dinheiro quando se …

Depois do polémico golo de Mbappé, UEFA pondera mudar regra do fora de jogo

A UEFA defendeu uma reformulação da regra do fora de jogo, depois do polémico golo de Kylian Mbappé que, no último domingo, deu a vitória a França na final da Liga das Nações. Apesar da polémica, …

Nova deputada do PSD condenada por falsificação de documento

A nova deputada do PSD, que toma posse na Assembleia da República na próxima terça-feira, já foi condenada por falsificação de documento há dois anos. Segundo avança o Jornal de Notícias, Eugénia Duarte vai substituir Carla …

Presidente avisou partidos sobre cenário de eleições antecipadas: "Se tiver de ser, é"

Em caso de chumbo do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), o Presidente da República prefere não perder tempo e "matar o mal pela raiz". Findas as audiências com os partidos no Palácio de Belém, a …

"A maior descida de sempre". Galamba sublinha redução dos preços da luz para empresas e famílias

As tarifas de electricidade propostas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) para 2022 representam uma descida nos preços da ordem dos 3,4%. O Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, fala de …