/

Lucros de empresas asiáticas caem pela primeira vez em sete trimestres

Alex Plavevski / EPA

Em março, o lucro das empresas asiáticas caiu pela primeira vez em sete trimestres, causado pelo abrandamento da procura devido aos confinamentos e restrições na China e pela diminuição do lucro.

Segundo uma análise da agência Reuters, os lucros acumulados das principais 1500 empresas da Ásia caíram 3,2% no trimestre de março em relação a 2021 – a primeira queda desde junho de 2020. As margens líquidas médias foram inferiores em 5,86%.

“Os preços mais altos das matérias-primas estão a afetar as margens de lucro, pois as empresas lutam para repercutir os custos mais elevados dos fatores de produção nos seus consumidores”, disse Herald van der Linde, líder de estratégia de ações da Ásia-Pacífico do HSBC, à agência de notícias.

As empresas da Malásia e da Coreia do Sul, que obtêm a maior parte da sua receita na China, tiveram uma queda de 18,3% e 18,9% nos seus lucros nos primeiros três meses do ano, apontou a análise.

Considerando as projeções para este ano, os lucros das empresas asiáticas devem aumentar apenas 6,7% em 2022, o menor crescimento em três anos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.