TAP volta aos prejuízos – mas com recorde anual… de lucro

TVI

Luís Rodrigues, CEO da TAP

Resultado negativo no quarto trimestre. Mesmo assim, o ano passado fechou com lucro recorde de 177 milhões de euros – mas era de 203 milhões até Setembro.

A TAP alcançou no ano passado o maior resultado líquido de sempre, com um lucro de 177,3 milhões de euros, enquanto as receitas ultrapassaram pela primeira vez os 4.000 milhões de euros, anunciou a empresa.

Num comunicado divulgado nesta quarta-feira, a transportadora aérea portuguesa informa que este lucro representa uma subida relativamente ao ano anterior, em que o resultado líquido tinha ficado pelos 65,3 milhões de euros. Foi um crescimento anual de 170,2%.

Citado no comunicado, o presidente executivo, Luís Rodrigues, considera que “os bons resultados de 2023 confirmam o caminho de recuperação efetuado nos últimos anos pela TAP”.

Mas o lucro era maior antes de entrar no último trimestre do ano, recorda o ECO.

Ao fim dos três primeiros trimestres do ano, a TAP tinha lucro de 203 milhões de euros. Mas entre Outubro e Dezembro teve prejuízos de 26,2 milhões – tinha conseguido um lucro de 156,4 milhões no último trimestre de 2022.

Dois factores essenciais contribuíram para esta queda: os aumentos de 121% nos custos com pessoal e de de 25% nos custos operacionais de tráfego.

Outro valor inédito atingido no ano passado: as receitas, de 4.2 mil milhões de euros, mais 20,9% do que no ano anterior.

“Os bons resultados de 2023 confirmam o caminho de recuperação efetuado nos últimos anos pela TAP. Recorde de receitas, ultrapassando a marca dos 4 mil milhões de euros, margens operacionais robustas e resilientes, e uma clara trajetória de desalavancagem, confirmam a solidez financeira do grupo”, reforça o director-executivo Luís Rodrigues.

“A assinatura dos novos acordos de empresa confirma o reconhecimento e o compromisso perante os nossos trabalhadores”, comentou o responsável.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.