Lucro da RTP quase triplica para 903 mil euros

RTP / Flickr

O presidente do conselho de administração da RTP, Gonçalo Reis

O lucro da RTP quase triplicou (173,9%) no ano passado face a 2018, para 903 mil euros, o que se traduz em “resultados bastante fortes”, avançou à agência Lusa o presidente do Conselho de Administração.

Os rendimentos operacionais (contribuição para o audiovisual e receitas comerciais) totalizaram 219,9 milhões de euros no ano passado, uma descida de 8,4% explicada pelos eventos atípicos de 2018 (Festival Eurovisão da Canção e Mundial 2018 de Futebol).

O resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) aumentou 20,3% no período em análise para 15,5 milhões de euros e os gastos operacionais diminuíram 10,1% para 204,5 milhões de euros.

No ano passado, os gastos com pessoal aumentaram 5,5 milhões de euros devido essencialmente à integração de prestadores de serviços decorrente do Programa de Regularização Extraordinária de Vínculos Precários na Administração Pública (PREVPAP), segundo a empresa. A dívida bancária da RTP, por sua vez, reduziu-se em 10,6%.

“Vivemos num contexto de sobriedade e de prudência, mas são resultados bastante fortes”, por duas razões, afirmou Gonçalo Reis. “Em primeiro lugar porque melhorámos em todas as dimensões chave, resultados operacionais a crescerem, resultados líquidos a crescerem, aumento do investimento, que é muito importante para a modernização da empresa, e redução da dívida bancária”.

“Por outro lado, porque é o quinto ano consecutivo. Portanto, há aqui uma trajetória de consistência e de sustentabilidade, que é património para a empresa, nomeadamente para os tempos que aí veem”, salientou o presidente do Conselho de Administração.

Questionado sobre como vê os próximos tempos, tendo em conta a pandemia do novo coronavírus, o presidente da RTP salientou que estes resultados dão “balanço para o enquadramento atual”.

Temos de ser muito prudentes na gestão de custos e a ajustar os custos às receitas”, afirmou Gonçalo Reis, apontando que o trimestre registou uma “quebra muito significativa das receitas de publicidade”.

Por outro lado, “estamos a ajustar alguns custos de grelha relacionados com grandes produções e grandes eventos nesta altura e essa gestão prudente é que nos permite a capacidade de resposta que temos vindo a demonstrar no enquadramento atual: um pacote muito significativo de apoio à produção independente e às indústrias criativas, um reforço muito significativo da nossa oferta do digital e o projeto #EstudoEmCasa, que foi integralmente assumido pela RTP”, salientou.

Recorde-se que, no primeiro dia do #EstudoEmCasa, a RTP Memória liderou durante mais de duas horas, entre as 09h00 e as 11h30, ultrapassando mesmo a “rainha das manhãs”, Cristina Ferreira.

Durante todo o dia, a RTP Memória foi o quarto canal mais visto de toda a televisão portuguesa, tendo obtido uma audiência média quatro vezes superior ao habitual e com um share de 4,2%.

Apesar de não o admitir diretamente, de acordo com o jornal ECO, a RTP admite mesmo continuar o projeto da telescola mesmo depois da pandemia de covid-19, embora a decisão esteja sempre na mãos do Governo.

Destacando a importância do digital, o presidente do Conselho de Administração avançou que o RTP Play, que tinha um milhão de visitas por semana, passou para 1,8 milhões de visitas, ou seja, “cresceu 80%”.

Por sua vez, o RTP Ensina, “que estava a ter um crescimento de 30% ao ano”, com visitas semanais de 50 mil, passou para “130 mil, um crescimento de 160% nas últimas semanas”, destacou.

“Vamos continuar a apostar nas plataformas digitais”, garantiu, anunciando o lançamento na próxima semana do RTP Palco, dedicado às artes de palco, à música e às artes performativas.

“Acho que é num momento como este que a RTP tem de mostrar que tem capacidade de inovação, responder rapidamente, ter mais oferta cultural, oferta educativa, reforço do digital e apoio à produção independente”, rematou Gonçalo Reis.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Lucro??? Não insultem a inteligência das pessoas. Na realidade são de subvenção pública mais de 200 milhões da taxa do audiovisual e mais 300 milhões do Orçamento Geral de Estado o que a RTP-Lusa recebe. Ora, depois de paparem estes mais de 500 milhões de euros vêm dizer que têm de lucro de 903 mil euros… Temos de concluir, uma vez mais …Portugal, um país governado por crápulas para um povo de estúpidos. E viva a Desinformação Social portuguesa, mais conhecida por Comunicação Social portuguesa.

    • Boa Sérgio. Há que estar de olho bem aberto porque esta corja rouba-nos por onde pode e depois vem contar-nos uma história bonitinha para adormecermos.
      O Estado em Portugal só não rouba o que não pode.
      Tenho alguns empresários amigos que quando fazem a aprovação de contas metem sempre uma cadeira a mais. Como dizem, o principal sócio (aquele que em nada contribui e que no entanto mais leva da empresa) pode aparecer um dia.

RESPONDER

Treze meses depois, Coreias voltam a falar ao telefone

As comunicações telefónicas estavam cortadas entre as duas Coreias desde junho de 2020, mas os dois países retomaram os contactos esta terça-feira. As duas Coreias retomaram esta terça-feira a comunicação telefónica 13 meses depois de ter …

Benfica: Kaio Jorge não quer jogar em Portugal (e alínea pode impedir saída)

Santos aceitou proposta vinda da Luz mas o jovem avançado prefere o campeonato italiano. E ainda há uma alínea no contrato que vai ser analisada. O Benfica apresentou uma proposta pela contratação de Kaio Jorge, com …

Quase 70% dos internados em UCI têm menos de 59 anos

Quase 70% dos doentes com covid-19 em unidades de cuidados intensivos (UCI) têm menos de 59 anos, revelou a Ordem dos Médicos, indicando que em enfermaria os doentes abaixo dessa faixa etária são cerca de …

Reunião no Infarmed. Especialistas propõem plano de quatro níveis (e a máscara cai no nível 2)

A sede da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed), em Lisboa, voltou a acolher mais uma reunião de peritos esta terça-feira. Foi apresentada uma proposta de alteração da matriz de risco, assente em quatro níveis. Portugal não …

Mais de 11.300 suspeitas de reações adversas às vacinas registadas em Portugal

Mais de 11.300 suspeitas de reações adversas às vacinas contra a covid-19 foram registadas em Portugal e houve 68 casos de morte comunicados em idosos, mas não está demonstrada a relação causa-efeito, segundo o Infarmed. De …

Incêndios "sem precedentes" devastam Sardenha

Condições climatéricas adversas e severas, como altas temperaturas e ventos fortes, estiveram na origem dos incêndios florestais que se registaram em vários países do sul do continente europeu, como Itália, Espanha, França ou Grécia. A ilha …

Gabriel foi afastado do plantel e pode ser reforço de Rui Vitória

Jorge Jesus não conta com Gabriel para a próxima temporada e já colocou o médio a treinar à parte do plantel, acompanhado por um preparador físico. O Benfica está a trabalhar com o representante do jogador …

Governo quer reduzir para três o número de testemunhas em processos civis

O Governo quer reduzir para três o número máximo de testemunhas por cada facto que se queira ver provado em tribunal no âmbito de um processo, visando aumentar a celeridade e estabelecer um critério de …

Myanmar. Junta militar anula resultados das eleições de 2020

Militares entendem que a votação não foi "livre e justa". Anúncio da anulação das eleições de 2020 não foi acompanhado de uma data para a realização de um novo ato eleitoral — tal como seria …

Contas públicas agravam-se face a 2020. Receita fiscal volta a crescer

Ministério de João Leão atribui incumprimento à terceira vaga da economia, que significou novas restrições à circulação e nos horários dos estabelecimentos. A receita fiscal e contributiva cresceu, um sinal animador para uma recuperação económica …