Acabou a lua-de-mel entre Marcelo e Costa

23

Miguel A. Lopes / Lusa

Depois de dois anos de absoluta harmonia, Marcelo Rebelo de Sousa parece distanciar-se do Governo de António Costa, especialmente por causa das polémicas de Tancos e de Pedrógão Grande, com o Presidente da República a deixar vários recados ao Executivo.

Na entrevista de Marcelo Rebelo de Sousa ao Diário de Notícias, divulgada neste domingo, o Presidente da República refere que o que mais quer é não ter que usar a “bomba atómica” da dissolução do Parlamento. E este é o primeiro dos vários recados que o chefe de Estado deixa a António Costa.

Marcelo lembra os critérios em que terá que ser forçado a usar a cartada da “bomba atómica” como quem alerta o Governo de que tem esse poder na sua mão.

E, nesse sentido, alerta António Costa e os seus aliados Bloco de Esquerda e PCP de que “seria bom para o país que não houvesse a introdução de factores críticos“, no âmbito da negociação do Orçamento de Estado para 2018.

Marcelo pede “responsabilidades” neste âmbito, e também no apuramento de culpas nos casos do assalto aos Paióis de Tancos e da tragédia de Pedrógão Grande. Duas polémicas “muito graves”, como vinca o Presidente da República.

Depois de, inicialmente, ter parecido desculpar o Governo, especificamente no caso das mortes no incêndio de Pedrógão Grande, agora Marcelo avisa que é preciso apurar responsabilidades do poder político.

O Presidente vai mais longe e vinca que é “importante e inevitável” um debate nacional sobre a questão dos incêndios, depois de várias notícias que apontam falhas da Protecção Civil e, especificamente, atribuídas à política de “jobs for the boys” do PS.

“Vamos ver, ainda falta o mês de Agosto e, portanto, vamos esperar para depois, com distância, podermos avaliar a situação. E há uma lição que é evidente, é que ninguém esquecerá o que se passou e haverá uma reflexão nacional sobre isso”, alertou Marcelo já em Marvão, Portalegre, no âmbito do encerramento do quarto Festival Internacional de Música local.

“Marcelo deixou de ser o porta-voz do Governo”

“Marcelo deixou de ser o porta-voz do Governo”, considera Luís Marques Mendes na análise a estas considerações do Presidente, no seu habitual espaço de comentário na SIC Notícias.

O ex-líder do PSD considera evidente que o Presidente se quer distanciar do Governo, embora de forma “subtil”, frisa, vincando que tem uma visão diferente do Executivo nos casos de Tancos e de Pedrógão Grande. “É a primeira vez desde que entrou em funções”, repara Marques Mendes.

“Não diz directamente, mas percebe-se nas entrelinhas que não concordou com a gestão que o Governo fez”, atesta o comentador que conclui que Marcelo “deixou de ser o que às vezes alguns apelidavam de ‘porta-voz do Governo’”.

SV, ZAP //

23 Comments

  1. O jornalista tem sobretudo descaramento. Procura ser habilidoso, mas habilidosos destes só se enganam a si próprios e não prestam serviço informativo. Prestam serviço opiniativo, tendencioso e sabe Deus se vendido ! Como se entende, a mensagem de Marcelo dirige-se à oposição, à fraca e mal intencionada actuação de Passos Coelho,… a garantir à população deste País a estabilidade e confiança que o País agora tem,.,.,. não a acreditar às continuas insinuações populistass emal intencionadas duma oposição que procura não sugestões e soluções, mas procura objectivos pessoais de promoção á custa da mentira e instabilidade. Esta oposição não serve, é intencionada E TEM SIDO PAGA PELO pAÍS PARA NÃO SERVIR. NÃO CUMPRE A SUA FUNÇÃO, CUMPRE SIM OBJECTIVOS DE INTERESSE PESSOAL. Assim se entende a rapidez de Passos a responder por outra via ( percebeu perfeitamente a mensagem) ao que disse e bem o Presidente. Sentiu que face aos seus abusos, o fogo está já a arder. Apressou-se a inverter prontamente a acção, retroceder a politica populista e de oportunidade e por a tarbalhar os lacaios do jornalismo. O Presidente soube e muito bem enviar a mensagem, e Passos, aconselhado ou não, ( não tem inteligencia para mais) soube drasticamente engoli-la.

  2. Se há coisa que o Marcelo não é, é parvo. Ele já percebeu o desgoverno total que reina neste pseudo-governo. O problema é que ele também não morre de amores pelo Passos Coelho. E assim vamos todos ter de levar com estes que lá estão mais uns tempos. E depois os que forem para lá vão tapar os buracos. Isto é cíclico.

    • Ciclismo?Antes,grande cinismo da sua parte.E verdade!O SR. Presidente da Republica,de parvo nao tem nada.Afinal acha que o nosso PORTUGAL,esta pior agora?Tem pai que e chego,(ou ignorante) que nao quer saber do que se passa desde que este governo começou.Diga la,diga la,diga la.Estamos agora pior?Se sim,justifique.Ha!Ja agora como se chama?

      Jose ferreira

      • Ó amigo. O país está melhor mas quem semeou não foram estes. Foram os outros. Ou o senhor pensa que isto é carregar num interruptor e a economia retoma. Não abra os olhos não!

      • Semeou? O que é que é que semeou? Vender empresas estatais a interesses estrangeiros?… A preço de saldo? Semeou? Semeou uma grande merd…! Isso é que semeou! Não vale a pena abrir os seus olhos. Especialmente quando não se quer ver aquilo que está mesmo á sua frente.

      • A semente (eufemismo) deturpado, foi o roubo que a coligação de interesses (exploradores/corruptos/parasitas) fez aos portugueses, quer nos seus recursos, quer nos seus direitos condenando milhões de portugueses à miséria, destruindo famílias e o futuro da juventude. A vinda da TROIKA foi para tapar o escândalo da banca e quem pagou foram os portugueses honestos que vivem do seu trabalho o resto. Felizmente, foi posto um travão senão, que vida teriam os portugues, que futuro teria este país.

  3. kkk.. estes casamentos de conveniencia so acabam quando nenhum dos parceiros tem nada a ganhar com a uniao.. e nao é esse o caso segundo me parece….dois oportunistas nao acabam luas de mel.. podem interrompe-las, pode suspende-las, podem ate fingir que viram as costas segundo as conveniencias de momento…..mas no fundo no fundo sao farinha do mesmo saco e nao estragam duas casas.. como diz o povo.
    nao me digam que o marcelo descobriu de repente que o costa é um bluf? e o sucialismo uma mascara? coitado…….já o costa pode despir o vestido de noiva ou o terno ( segundo as novas regras do genero tanto faz) porque nem transvestido enganava ninguem ) claro que excluindo a carneirada que vive`a conta dos caciques do rato e dos favores do novo oriente .

  4. O senhor PR possivelmente está um pouco desiludido e indignado ao ter de ser ele a dar a cara no caso dos fogos e Tancos enquanto o outro senhor aproveitou a oportunidade par ir de férias e o resto da equipa por cá ter ficado também um pouco alérgica ao cheiro do fumo.

  5. Quando ainda se defende esta gente que atuou de forma tão aterradora, é caso para pensarmos que algo nesta sociedade atual, está cada vez mais distante na solidariedade e na compaixão por todos os que aqui perderam…quem lá passa nas estradas e na zona da tragédia vê com os seus próprios olhos a miséria que foi é que ficará por muitos anos. Assim sendo os comportamentos destes animais políticos são tudo menos deculpaveis…. Não percebo como vocês se poem ao lado desta gente… Só há uma razão. Vocês são como eles. Ou pior. Isto claro para quem passa a mão no pelo desta corja. Aos outros não percam tempo. É o q vou fazer!

  6. Mais uma vez…Ele nunca disse que “o que mais quer é não ter que usar a “bomba atómica”! Ele disse (https://zap.aeiou.pt/marcelo-quer-nao-usar-bomba-atomica-168510) “Se me pergunta se eu gostava de evitar a ‘bomba atómica’, porque o país estava em condições tais que ela era evitável, gostava”. Sejam precisos! Não façam como o Marques Mendes que, ao tentar ler entre as linhas, inventa. Não façam como fizeram nesta mesma notícia.
    “Marcelo lembra os critérios em que terá que ser forçado a usar a cartada da “bomba atómica” como quem alerta o Governo de que tem esse poder na sua mão.” “como quem tenta” – Mais uma interpretação.

    “Marcelo pede “responsabilidades” neste âmbito, e também no apuramento de culpas nos casos do assalto aos Paióis de Tancos e da tragédia de Pedrógão Grande. Duas polémicas “muito graves”, como vinca o Presidente da República.” Sim… Seria de esperar que dissesse isto. Mas não vejo porque se deve interpretar que “Acabou a lua-de-mel entre Marcelo e Costa”. Só porque declarou o óbvio (algo que o Costa também penas, de certeza) não quer dizer que haja “chispa”.
    “Depois de, inicialmente, ter parecido desculpar o Governo, especificamente no caso das mortes no incêndio de Pedrógão Grande, agora Marcelo avisa que é preciso apurar responsabilidades do poder político.” Masi do mesmo. Concerteza que é preciso apurar as responsabilidades! Porquê essa do “inicialmente” e “agora”? Já antes ele (e o Costa e… todos os portugueses) queriam apurar as responsabilidades. O que há de novo? Mais interpretações?
    “O Presidente vai mais longe e vinca que é “importante e inevitável” um debate nacional sobre a questão dos incêndios, depois de várias notícias que apontam falhas da Protecção Civil e, especificamente, atribuídas à política de “jobs for the boys” do PS.” Bem… Esta é tão óbvia que nem me vou dar ao trabalho.
    Parem com isto! Não é uma ordem! É um pedido. A comunicação, a cada dia que passa, perde credibilidade e, com estas coisas só acelera o processo. Sejam concisos e não escrevam aquilo que não são factos mas interpretações. Não são própriamente mentiras, mas também não são verdades. Por favor… Sejam jornalistas… Em vez de ler suposições, gostaria de ler notícias… mesmo! “Ele disse isto, ele disse aquilo, ele fez aquilo” e não “Ele quis dizer aquilo, ele terá pensado naquilo…”

  7. Ah! Nunca houve lua de mel! Muita gente assumiu isso mas a verdade é que nunca houve. O Marcelo é muito bom em fazer jogo duplo. Á espera do momento certo… Para fazer o quê? Só ele sabe. Mas não é nada que o vá prejudicar (muito pelo contrário!)…

  8. Desde o dia em que o atual governo entrou em funções, têm sido atacado pela coligação de interesses (exploradores/ corruptos/parasitas) que, na anterior legislatura, depois de prometer este mundo e o outro para derrubar o governo Sócrates, traiu os portugueses, tomando medidas de tal modo gravosas que levou grande parte da sociedade a um atraso de décadas, muitas famílias à desgraça e a violações da própria constituição, para quem tem memória, são evidências que jamais poderão ser esquecidas. Muitos dos inimigos da atual solução governativa, têm estado em hibernação mas, à menor dificuldade do governo em resolver problemas que lhe dizem respeito direta ou indiretamente saem logo do buraco. De há muito tempo que, tentam empurrar o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa para um conflito com o PM António Costa e os partidos que apoiam o governo e neste particular, existem órgãos da comunicação social que fazem o mesmo jogo, o jogo da coligação de interesses exploradores/corruptos/parasitas) e nada têm para oferecer aos portugueses que vivem do seu trabalho e aos empresários honestos.

    • kkkk.. e para rir??? esta mesmo a falar da realidade?? ou e de um filme que passa nos centros de trabalho da multinternacional jeronimo costa?kkkk..
      se nao fosse triste a analise… dava para um livro de anedotas!!!!
      em portugal ha bons psiquiatras e terapeutas do cerebro.

      • Acabei de passar por aqui e, como sou um cidadão no pleno uso das minhas faculdades psico-somáticas , não obstante os monossílabos por à falta de argumentos de alguns escribas, digo que a Natureza é generosa porque permite que determinados animais respirem o ar dos humanos e assim se preserve a biodiversidade.

      • ja vieste de ferias… estiveste onde??? varadero concerteza, alguma promoçao da seita jeronimo costa c lda…. fizeste bem em passar…e mostrar, para alem da estupidez natural que alimenta sempre uma massa amorfa que contribui para a saturaçao do ecosistema, uma arrogancia propria de quem se acha com um lugar previligiado…é assim desde cuba venezuela , coreia do norte, angola, russia china e a todos os paises que ainda se encontram no sistema de democracias aparentes-ditaduras efetivas.
        mas para o contrariar… fique descansado que nao respiro o mesmo ar poluido e fetido que voce respira mesmo em portugal ainda ha bolsas despoluidas e desafetadas ao poder dessas internacionais da intoxicaçao.

    • Por muito menos alucinações já vi pessoas serem internadas. Está no limiar da impossibilidade de recuperação. Procure ajuda. Um conselho amigo.

    • Pois… São pessoas como o jose oliveira e o “Amigo” que fazem o país regredir… Como? Muito simples. Votam no Passos e/ou Portas (ou similares)!
      José: Não se esforçe. Quando alguém insiste que é vermelho quando todos os outros vêm claramente que é azul, nada há a fazer. É deixá-los felizes. Pobres de espírito mas felizes… Coitadinhos… Ainda falam da “realidade”.
      Esquizofrenia: “Esquizofrenia é um distúrbio mental caracterizado por comportamento social fora do normal e incapacidade de distinguir o que é ou não real.Entre os sintomas mais comuns estão delírios, pensamento confuso ou pouco claro, alucinações auditivas, diminuição da interação social e da expressão de emoções e falta de motivação. As pessoas com esquizofrenia apresentam muitas vezes outros problemas de saúde mental, como distúrbios de ansiedade, depressão ou distúrbios relacionados com o consumo de substâncias nocivas. Os sintomas geralmente manifestam-se de forma gradual, desde o início da idade adulta, e permanecem durante um longo período de tempo.” Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Esquizofrenia
      A reter (neste caso): “incapacidade de distinguir o que é ou não real”

      • pobre de argumentos…..pobre de convicçoes….pobre de nocoes do real…..provavelmente a sua riqueza esta no lugar de capacho de algum alibaba do rato ou controleiro do vitoria…para nao falar de algum lugar de bobo da corte da imperatriz catarina

  9. Dá- me um grande gozo e ao mesmo tempo apreensão, observar ” muitos amigos de oliveiras ” que, não obstante um texto pouco complexo, reagem com monossílabos à falta de argumentos fundamentados e colocam o destinatário num universo que está nos antípodas do autor do texto. A cidadania, neste país, resume-se a uma minoria, infelizmente.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.