O ciclo da Lua parece estar a roubar-nos horas de sono

O ciclo da Lua gera alterações nos padrões de sono do Homem, sugere uma nova investigação internacional, que contou com a participação de cientistas da Universidade de Washington e Yale, nos Estados Unidos, e da Universidade Nacional de Quilmes, na Argentina.

De acordo com o novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na Science Advances, os ciclos de sono oscilam durante o ciclo da Lua: nos dias que antecedem a Lua cheia, as pessoas deitam-se mais tarde e dormem durante períodos de tempo mais curtos.

“A luz da Lua é tão brilhante para o olho humano que é completamente razoável imaginar que, na ausência de outras fontes de luz, esta fonte de luz noturna possa ter tido um papel na modulação da atividade noturna humana e do sono“, escreveram os cientistas no novo estudo, que foi liderado por Horacio de la Iglesia, neurobiologista da Universidade de Washington e autor sénior da investigação.



Ainda assim, observaram no artigo, esta é uma questão “ainda controversa”.

Para tentar resolver esta questão, a equipa internacional de cientistas contou com a participação de 500 voluntários distribuídos em áreas diferentes, que viram os seus padrões de sono rastreados através de monitores de atividade de pulso.

Num primeiro momento, os especialistas conduziram o procedimento com 98 pessoas do povo Toba-Qom, uma comunidade indígena que vive na província de Formosa, na Argentina. Destes 98 voluntários, alguns não tinham acesso a eletricidades nas suas casas, outros tinham um acesso limitado e apenas uma franja dos participantes vivia num ambiente urbano com acesso total à rede elétrica.

Num outro procedimento, a equipa analisou os padrões de sono de 464 estudantes universitários que viviam na área da cidade norte-americana de Seattle, uma grande área altamente modernizada e com acesso geral à eletricidade.

Um mesmo padrão, duas localizações

Depois de analisar a atividade de sono dos diferentes grupos durante o ciclo do mês lunar, a equipa concluiu que existe um mesmo padrão durante o sono e a vigília de todos os participantes, independentemente da região em que vivem ou do acesso à rede elétrica.

“Observamos uma modulação lunar clara do sono, com o sono a diminuir e a ter um início mais tardio nos dias que precedem a Lua cheia”, explicou Iglesia. “Embora o efeito seja mais robusto em comunidades sem acesso à eletricidade, está presente em comunidades com eletricidade, incluindo alunos da Universidade de Washington”, acrescentou.

Em comunicado, a equipa sintetiza: de forma geral, e apesar de algumas variações identificadas, os dados mostraram que o sono tende a começar mais tarde e dura menos tempo nas noites que antecedem a Lua cheia, quando o luar oriundo da Lua crescente é mais brilhante nas horas após o crepúsculo.

“Combinados, estes resultados sugerem fortemente que o sono humano está sincronizado com as fase da Lua, independentemente da origem étnica e/ou sociocultural e do nível de urbanização”, pode ler-se ainda no estudo.

Sara Silva Alves, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Irmã de Kim Jong-un diz que acabar com a Guerra da Coreia é uma "ideia admirável"

Esta sexta-feira, Kim Yo-jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, disse que o país está disposto a retomar as conversações com a Coreia do Sul se o vizinho não provocar o Norte com políticas hostis. Ri …

"Que se lixe o Congresso", diz líder do CDS

O líder centrista Francisco Rodrigues dos Santos disse não estar "minimamente preocupado" nem "concentrado em táticas para congressos internos". O presidente do CDS disse esta sexta-feira que não está “minimamente preocupado” com a próxima reunião magna …

Detidos CEO e chairman do grupo HNA, antigo acionista da TAP

Chen Feng e Tan Xiangdon, o chairmain e o CEO do grupo HNA, que já deteve uma participação na TAP, foram detidos esta sexta-feira.  O chairmain e o CEO do grupo HNA terão sido detidos na …

OMS inclui mais dois medicamentos nas recomendações para tratamento

A Organização Mundial de Saúde (OMS) acrescentou na quinta-feira dois medicamentos à lista de fármacos admitidos para tratamento da covid-19 e pediu à farmacêutica que os produz para baixar os preços e levantar as patentes. O …

Puigdemont em liberdade, mas com proibição de sair da Sardenha

O Tribunal de Recurso de Sassari decidiu, esta sexta-feira, deixar em liberdade o ex-presidente catalão Carles Puigdemont. Enquanto decorrer o processo judicial, não pode sair da ilha italiana. Carles Puigdemont saiu em liberdade esta sexta-feira, depois …

Centenas de pessoas protestam em Barcelona contra a prisão de Puigdemont em Itália

Centenas de pessoas reuniram-se próximo do consulado italiano em Barcelona em protesto contra a prisão de Carles Puigdemont. Centenas de pessoas reuniram-se esta sexta-feira próximo do consulado italiano em Barcelona, guardado por um forte dispositivo da …

Portugal com mais 9 mortes e 757 casos de covid-19

Portugal registou 757 novos casos e nove mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …

EUA comprometem-se a tomar medidas concretas para resolver diferenças com França

Os Estados Unidos continuam a tentar resolver as diferenças com a França na sequência da crise dos submarinos, com o secretário de Estado a admitir que Washington terá de tomar medidas concretas para reconquistar a …

Portugueses suspeitos de violação em Espanha vão ser libertados

Depois de um recurso inicial ter sido rejeitado por perigo de fuga, um tribunal de instância superior aceitou o pedido de libertação dos dois portugueses que estavam em prisão preventiva desde Julho. Vão ser libertados esta …

Administração da insolvência defende a viabilização da Dielmar

As manifestações de interesse na compra da Dielmar devem ser apresentadas até à próxima segunda-feira. A assembleia de credores está marcada para 6 de Outubro. Segundo revela uma fonte próxima ao Jornal Económico, o administrador da …