/

Louvre disponibiliza quase meio milhão de obras na Internet

Quase meio milhão de obras do Louvre, incluindo algumas que não estão fisicamente expostas, estão agora acessíveis na Internet, anunciou o museu francês, esta sexta-feira.

“É uma etapa que preparamos há muitos anos, tanto para o público em geral como para os profissionais”, disse o presidente do Louvre, Jean-Luc Martínez, por videoconferência.

O museu lançou um novo banco de dados online, collections.louvre.fr, com acesso para mais de 482.000 obras, ou seja, quase três quartos de todas as suas coleções.

No site estão disponíveis não só obras expostas fisicamente, como também algumas que se encontram armazenadas, inclusive nas novas instalações ultramodernas de Lievin, no norte da França.

Além disso, é possível visitar virtualmente o museu Delacroix, pertencente ao Louvre, bem como as esculturas dos jardins das Tulherias e as obras recuperadas após a Segunda Guerra Mundial, que aguardam ser devolvidas às famílias judias roubadas pelos nazistas.

O Louvre está fechado há vários meses devido à pandemia. No ano passado, as visitas ao seu site aumentaram para 21 milhões, enquanto nas redes sociais o museu parisiense conquistou dez milhões de seguidores.

Durante os seis meses em que abriu em 2020, o Louvre – que é o museu mais frequentado do mundo – registou apenas 2,7 milhões de visitas em comparação com 9,6 milhões em todo o ano anterior.

ZAP // AFP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.